ModaServiços Profissionais

Poltrona ou sofá: Qual é a diferença e quando usar

Por possuírem um formato similar e o mesmo objetivo, que é acomodar as pessoas, o sofá e a poltrona podem parecer se tratar do mesmo objeto. Mas não é assim. Cada um desses móveis tem características e usos específicos. Escolher entre sofá ou poltrona faz muita diferença para a decoração da sala.

Por isso, neste artigo, vamos te contar qual a diferença entre as duas mobílias e qual delas escolher para a sua sala.

O que é uma poltrona?

Uma poltrona é uma cadeira larga e acolchoada que possui braços para apoio e, geralmente, um encosto bem alto. Ela pode se assemelhar mais a uma cadeira ou a um sofá, dependendo do seu modelo.

A poltrona é um assento confortável e individual. É muito comum ser usada enquanto a pessoa realiza a leitura de livros e a sua presença na sala costuma completar espaços onde não caberia mais um sofá, adicionando mais espaço para que os moradores ou convidados se sentem.

O que é um sofá?

O sofá é um móvel acolchoado com lugares para mais de uma pessoa se sentar. É como se fosse uma cama com um encosto. Essa é uma das mobílias mais comuns em salas de estar, normalmente localizada em frente à televisão.

Quando comprar uma poltrona?

Para quem tem uma casa pequena, pode ser necessário escolher entre poltrona e sofá para compor a sala de estar. Abaixo, estão ocasiões em que o melhor é optar por uma poltrona.

Decoração moderna

O tamanho das poltronas permite que elas tenham um design mais diferenciado. Atualmente, é possível achar nas lojas de decoração poltronas em formato de frutas e objetos ou com formas abstratas. Além disso, optar por várias poltronas, em vez de um sofá, permite combinar cores e estilos na sua sala.

Morar só

Em termos de utilidade, para quem mora só, não costuma receber visitas e tem um espaço limitado, duas poltronas devem ser suficientes para garantir o conforto e a organização da sala.

Símbolo de poder

Uma poltrona bem robusta e com um encosto alto sempre foi símbolo de poder, por se assemelhar a um trono e ser o móvel onde geralmente ficava o chefe da família. Ter esse tipo de poltrona leva a ideia de luxo para um ambiente.

Quando comprar um sofá?

Os sofás são mais populares do que as poltronas, pois se adequam ao estilo de vida da maioria das pessoas. A seguir, você vai descobrir como os sofás são versáteis e os motivos que podem te levar a comprá-lo.

Decoração tradicional

Uma televisão, um sofá, um tapete e uma mesinha de centro é a decoração mais tradicional possível para uma sala de estar. E isso não é um problema. Uma decoração como essa deixa os moradores e os visitantes com um calorzinho no peito por remeter a memórias boas, pois tudo o que é habitual ou familiar transmite conforto.

Família grande

Se você tem família grande, então não tem jeito: você vai precisar de um sofá para conseguir reunir todo mundo na sala para aqueles bons momentos conversando e assistindo a filmes e novelas.

Receber muitas visitas

Também é mais prático acomodar muitas visitas em um sofá do que em poltronas. Além disso, os sofás-cama podem acomodar hóspedes que vão dormir na sua casa, sem ocupar nenhum espaço a mais, como seria o caso de um colchão ou uma cama extra.

Espaço muito limitado

É claro que um sofá é sempre maior do que uma poltrona. Contudo, considerando os braços e as lacunas entre uma poltrona e outra, ter um sofá possibilita acomodar mais pessoas em menos espaço. Tenha isso em mente se a sua sala for extremamente pequena.

Então, se o seu cômodo é estreito e você só pode ter um tipo de móvel, utilize essas dicas para se decidir entre sofá ou poltrona. Porém, se você tem amplos cômodos à disposição, se divirta combinando os dois!