Qual a necessidade da utilização da margem de costura nos moldes de uma peça?

Qual a necessidade da utilização da margem de costura nos moldes de uma peça?

As margens de uma costura são aquelas sobras deixadas na peça de roupa para se fazer alguma costura posteriormente.Porém não é sempre que os acabamentos irão precisar de margem de costura, mas na maioria sim. As costureiras históricas da moda costumam usar em torno de 1cm por peça.

Venha saber mais sobre o assunto no artigo a seguir!

Qual a necessidade da utilização da margem de costura nos moldes de uma peça?

O tamanho da margem é opcional e vai de acordo com a peça de roupa. Tudo dependerá do tecido e da finalização da costura.

Como já mencionado, há costureiras que deixam de 1 cm a 1,5 cm de margem em tecido plano. Isso pois, as modelagens planas geralmente estão ajustadas. Já com 1,5 cm de margem, você poderá passar a costura no overloque para apará-la e fazer o acabamento que desejar.

Uma dica é jamais deixar uma margem muito larga, pois pode prejudicar o caimento da peça. Uma curiosidade é que a destinação da peça de roupa poderá influenciar no tamanho da margem. E mesmo com isso, para respondermos o questionamento sobre qual a necessidade da utilização da margem de costura nos moldes de uma peça?

Leia Mais: Tudo sobre Viés e Debrum

Saiba que, dependendo da complexidade da peça, deixar 2 ou 2,5 cm para fazer outros ajustes na hora de provar no tecido é essencial. Ao terminar a roupa em questão, apare as margens, deixando 1,5 cm.

Se caso você esteja confeccionando uma roupa para ser alugada, ou para ser usada em ocasiões diferentes, deixe uma margem de costura maior que te permita mudar o modelo ou fazer ajustes para tamanhos diferentes. Em relação as cavas e decotes, deixe 1 cm ou 1,5 cm de margem. Mesmo com isso, na hora de fazer o acabamento com viés, revél ou forro, apare a margem de costura para deixar a finalização plana e lisa.

Saiba mais sobre o que é uma margem de costura

Vamos lá!

As margens de costura se referem as sobras deixadas no tecido para poder costurar depois. Porém, não são todos os acabamentos que necessitam de uma margem de costura, mas são quase todos precisam. Como já mencionado, dá para se usar em torno de 1cm para costuras, pois essa é uma margem ideal para a indústria.

Essa margem é ideal pois, economiza tecido, e serve para as costuras comuns, que são a maioria delas. Mas, se você confeccionar roupas sob medida, essa medida talvez não seja a melhor opção. Nesse caso, use uma margem maior, de 1,5 ou 2cm, por exemplo, quando você quiser aumentar a peça.

Para roupas sob medida, é comum precisar de acertos para apertar na frente e soltar atrás e isso ocorre porque a distribuição de volume é diferente na frente e nas costas.

Tipos de margem de costura nos moldes de uma peça

E para saber mais sobre qual a necessidade da utilização da margem de costura nos moldes de uma peça, vamos conferir agora o uso das margens em diferentes peças (curso):

• Em malha

Vai ser de acordo com a largura do ponto da sua overlock. É comum, deixar de 0,5 a 0,75cm. Se você gosta de cortar um pouco o tecido na navalha da overlock, deixe 1 cm.

• Outros acabamentos de costuras

Para a costura francesa: irá variar conforme a largura. E com é necessário cortar um pedaço da margem, recomenda-se 1,5 cm para um acabamento de 0,5 cm.

Costura rebatida: vai ser de acordo com a largura e para um acabamento bacana, de 1cm (largura final da costura) deixe 2 cm de margem na frente e 1m nas costas.

Se usar acabamentos com viés, independente da largura da margem, deve-se ter no mínimo 1,5 cm de largura. Margem dobrada e costurada: no mínimo 1,5 cm.

• Beiradas: cavas e decote

Há diversos acabamentos possíveis para cavas e decotes, cada um com uma margem de costura diferente. Caso costure mangas ou golas, deixe 1 cm, porém se você costurar viés aparente, não deixe margem de costura. Para caso costurar viés interno, deixe 1 cm e se aplicar revel, deixe 1 cm.

• Bainhas
Bainha de lenço: em torno de 0,5 cm. Bainha dobrada duas vezes e pespontada: a partir de 2 cm. Bainha de blazers e paletós: 4 ou 5 cm e para as mangas, a medida é igual.

Conclusão

E para encerrarmos o texto sobre qual a necessidade da utilização da margem de costura nos moldes de uma peça, saiba que após a costura ser passada, a sobra pode ser colocada pelo avesso da peça ou para dentro do molde.

Essa ação serve para dar estabilidade a costura.

O que achou do nosso conteúdo?

Deixe a seguir o seu comentário!

Leia Também: Como ser Modelista