Conheça as mudanças ao longo da história da moda

Moda feminina anos 60

Moda feminina anos 60
A moda anos 60 era tida como escandalosa, porque de uma hora para outra as mulheres começaram a sair pelas ruas com roupas curtas que para o tempo que elas viviam era um escândalo.

As pessoas do início dos anos 60 deixaram de lado as roupas mais clássicas para se vestirem com roupas rebeldes, isso aconteceu por causa da influência que grandes artistas internacionais exerciam sobre as pessoas, principalmente os jovens que enlouqueceram com a popularização de um ritmo quente e alegre que fazia todos dançarem, estamos falando do “Rock in Roll” que tinha como principal representante o saudoso cantor que até hoje é querido por milhões de pessoas chamado Elvis Presley. Nessa época também as mulheres inovaram, deixaram de lado os vestidos e saias de bolinha e começaram a usar calças cigarretes e começaram a se vestir pelo seu comportamento.

A moda anos 60 era formada pelas as seguintes peças de roupas e acessórios: vestidos rodados, jaquetas de couro, minissaia, paletós sem colarinho, calças justas, vestido tubinho, vestidos de bolinhas, lenços, botas cano alto e roupas de linhas retas. A moda dessa década era constituída em sua maioria por roupas com estampas psicodélicas, geométricas e românticas, não esquecendo das roupas espaciais, fluorescentes e metálicas. Nessa época também começou a criação e o uso dos vestidos tubinhos, que até nos dias de hoje são usados pelas mulheres. Esse ano foi marcado por moda era não seguir a moda, onde as mulheres se libertaram e inovaram.

Portanto os anos 60 vão ficar para sempre na memória das pessoas que os viveram e para quem não teve esse privilégio só resta ficar imaginando como essa época era maravilhosa, lembrando que a moda dos anos 60 não morreu, pois, podemos ver até hoje nas grandes coleções de roupas e calçados de conhecidos estilistas as inspirações nessa década revolucionária.

 

Moda feminina anos 70

Moda feminina anos 70
Moda anos 70 foram inesquecíveis, pois, até hoje eles são lembrados, tanto pela a música, moda como pela a forma de viver das pessoas daquele tempo

Muita gente pensa que a moda está mais forte hoje, mas elas estão muito enganadas, pois, nas décadas passadas a moda era tida como item principal para destacar os estilos de vida e pensamentos do mundo inteiro.

Os anos 70 foram muito ricos em cultura, porque o movimento hippie dos anos 60 continuou com força total, tanto na moda como na filosofia “Paz e Amor”, o movimento foi extremamente contra os pensamentos conservadores, entre os temas defendidos por eles os principais eram: culto à natureza, amor livre e a retomada de religiões como hinduísmo e budismo.

A moda dos anos 70 era formada por roupas largas como calças boca de sino e batas unissex, sapatos plataforma, faixas de pano na cabeça e colar com o símbolo da paz. As pessoas começaram a deixar seus cabelos crescerem e os negros assumiram seus cabelos “black powers”.

As músicas do Pink Floyd e dos Beatles foram responsáveis pela a presença do psicodelismo na moda dos anos 70 que começou a ser formada por roupas com diferentes cores escuras, muitos desenhos, coletes de couro ou de jeans e roupas com flores e franjas, com isso o estilo romântico era um dos mais usados nessa década.

Quase no final da década de 70 cantores como o Bee Gees e ABBA e o filme “Embalos de Sábado à Noite” estrelado pelo então ator jovem e dançarino John Travolta trouxeram para a moda dessa década muito brilho, as mulheres começaram a usar vestidos rodados bem femininos e os homens adotaram o look formado por calças compridas bem cortadas e paletós com golas levantadas.

Portanto a moda feminina da década de 70 até hoje serve de inspiração para novos estilistas criarem as suas peças, afinal de contas os anos 70 foram inesquecíveis.

 

Moda feminina anos 80

Moda feminina anos 80
Moda anos 80 foi uma época revolucionária no mundo da moda, e até hoje muito do que foi usado nessa época ainda faz sucesso.

Nos anos 80 homens e mulheres se vestiam de uma forma bem ousada e com muita atitude, eram roupas bem chamativas que eram combinadas com calçados vistosos e cabelos extravagantes, e os cabelos eram volumosos e muitas vezes as mulheres utilizavam gel para fazer grandes topetes e “desarrumar” todo o cabelo.

A moda dos anos 80 além de muito ousada era bem colorida, tanto que era considerada por muitos até mesmo brega e as roupas que mais faziam parte do visual das pessoas nessa época eram: saias balonês, jaquetas brilhosas, mini-saias que eram usadas com leggings, blusas com manga de morcego, vestidos acinturados, roupas com ombreiras, calças jeans e shorts de cintura alta, ternos folgados, calças de lycra, de malha e folgadas, moletons e blusas esportivas, jeans rasgados, entre muitas outras peças. Essa época foi marcada por grande consumo, onde as grandes marcas de roupas ganharam fortunas, pois estava na moda ganhar bem e consequentemente se vestir bem também.

Na moda dos anos 80 as pessoas se vestiam do jeito que se sentiam melhor, pois naquela época as pessoas tinham mais liberdade de criar e ousar e não se preocupavam em seguir um padrão, apostavam em um visual super despojado e que os faziam se sentir bem. O estilo retrô nada mais é que a volta aos anos 80. Também através das Bandas de Rock na época, foram feitas inovações nas cores, deixando elas fluorescentes e fazendo um sucesso enorme.

Portanto na moda anos 80 as pessoas tinham um jeito mais ousado, autêntico, divertido e versátil de combinar seu visual e se inspiravam em personalidades como Madonna, Princesa Diana, Michael jackson, Cyndi Lauper, porém cada um tinha seu estilo próprio

 

Moda feminina anos 90

Moda feminina anos 90
A moda dos anos 90 sofreu grandes transformações, porém a crise que abalava o Brasil nessa época deixou nosso país um pouco de fora dessas mudanças, contudo em 94 o Brasil retornou à produção têxtil deixando, assim os brasileiros por dentro das últimas tendências da moda.

 

No início da moda anos 90 foi muito influenciada pela a usada nas décadas anteriores, porém no decorrer dos anos o colorido muito presente nos anos 80 foi deixado um pouco de lado e os estilistas adquiriram uma maior liberdade para fazer suas criações, e foi mais precisamente nessa época que as grandes grifes internacionais passaram a influenciar a moda mundial.

Na moda dos anos 90 as roupas que faziam mais sucesso eram as calças jeans de cós alto e os vestidos longos e as cores que predominavam eram o preto, cinza e o branco, além das roupas xadrez que eram muitos usadas. Também foi um ano que foi explorado as lingeries para serem expostas com cores variadas, e na moda masculina a camisa Xadrez fez grande sucesso.

As inspirações da moda feminina dos anos 90 foram as séries e filmes de TV em especial Barrados no Baile que influenciou os jovens americanos e brasileiros a usar as roupas jeans como peça chave do guarda roupa masculino. AS mulheres começavam a usar maquiagem cor de marrom ou tonalidades cor de boca e muito delineador. As barreiras foram quebradas e o preconceito foi deixado de lado desparecendo de forma geral.

Portanto a moda dos anos 90 mostrou ao mundo um estilo novo, mais sóbrio e casual de se vestir, marcando uma nova etapa da moda e dando origem a eventos de grande sucesso como Morumbi Fashion Brasil que mais tarde se transformou no São Paulo Fashion Week maior acontecimento de moda do nosso país. Mostrando ao mundo que a moda veio para ficar.