Como Ser um Modelista

Como ser um modelista | O trabalho do estilista e o modelista é peça-chave quando falamos em criação, planejamento e produção de uma peça de roupas.

Mas a pergunta é: O que faz um modelista?

Entenda a seguir como é a atuação de um modelista, por que são essenciais para a moda e confira as melhores dicas para quem quer seguir essa carreira.

Afinal, o que faz um modelista?

Vamos saber a partir de agora o que faz um modelista! Um modelista é o profissional que passa para o papel os conceitos e criações do de acordo com o estilista. A partir daí começa todo o mecanismo de criação de uma coleção, cabendo a ele verificar a adequação do modelo inicial ao tecido desejado pelo criador.

Cabe a ele também, conferir o caimento de cada peça e a execução prática das ideias do estilista. Visto isso, ele é o responsável pela elaboração do molde que servirá de base para a confecção da primeira veste do conjunto criativo.

Leia Também: Tudo sobre Calça Jeans

O profissional, portanto, organiza o processo criador do estilista, inclusive dirigindo quando algo não dá certo em sua concepção inicial. Cabe a ele ficar responsável por fazer a modelagem dessa criação, considerando questões como ergonomia, caimento dos tecidos e vestibilidade.

Outra tarefa é ser responsável pelo desenvolvimento de projetos e na execução de modelagens para o vestuário. Para isso, ele necessita ter amplo repertório conceitual e histórico sobre a área de moda.

Outras atividades compõem o trabalho de modelista

Agora vamos conferir mais sobre as atividades sobre o que faz um modelista. Ele é um profissional responsável por projetar, executar e gerenciar toda a produção de produtos de moda, a partir de técnicas bi e tridimensionais.

Para tal feito, ele considera a relação de proporção entre o corpo humano e a roupa, atendendo às necessidades ergonômicas do vestuário. Por meio desses modelos, o modelista realiza a gradação dos moldes, adaptando-os aos diferentes tamanhos que compõem a tabela de medidas.

Por que é tão importante esse profissional?

Ora, é ele o responsável pela materialização da criação, viabilizando o planejamento e a execução da produção da roupa. Para isso, é realizado por meio da interpretação da modelagem plana ou tridimensional, sob medida ou produzida em grande quantidade.

O modelista trabalha geralmente em uma confecção, empresa ou ateliê, podendo também ser autônomo, prestando serviço de modelagem para clientes, estilistas e marcas.

O que é o molde?

O que faz um modelista: moldes!

Trata-se de desenhos feitos em papel ou papelão, que servem como referência e base na criação de produtos feitos em escala. No mundo da moda, é possível verificar que uma peça de roupa geralmente é composta por várias partes – mangas, bolsos, golas. E para cada uma delas é preciso um modelo, de modo que a peça final sempre tenha a mesma proporção.

Como Ser um Modelista

E agora vamos conhecer mais habilidades sobre o que faz um modelista, pois sabe-se que é desejado que o profissional tenha algumas habilidades como:

  • Muito conhecimento sobre tecidos, sabendo diferenciar os diferentes tipos existentes e entender qual caimento cada um possui;
  • É preciso ter um talento com geometria, uma vez que ele trabalha com diferentes formas e números;
  • Por fim, deseja-se que ele seja criativo e inovador, além de estar sempre atendo as tendências do mercado de moda, para assim sugerir as melhores soluções quando não for possível seguir à risca ideia do estilista.

Conclusão

E para concluirmos nosso papo sobre o que faz um modelista, saiba que o profissional tem que saber costurar. Afinal, após a etapa de desenvolvimento da modelagem da roupa, a montagem é outra fase fundamental.

E ter conhecimento de diversas técnicas de costura e de maquinários garante a qualidade da construção e do acabamento. O domínio oferta uma melhor adequação entre o design do modelo e o caimento dos tecidos e aviamentos.

O que achou do nosso conteúdo? Deixe a seguir o seu comentário!