Moda

Qual a Diferença entre Viés e Debrum?

Você sabe qual a diferença entre viés e debrum?

O viés e o debrum são itens comuns e importantes no mundo fashion.

Leia o texto a seguir e descubra a resposta, não perca!

A real diferença entre viés e debrum?

Vamos começar nosso texto respondendo à pergunta: qual a diferença entre viés e debrum! O tecido que estamos acostumados a usar em nosso dia a dia é feito pelo entrelaçamento de fios longitudinais e transversais. No mundo da moda, aqueles na busca por serem melhores modelistas, isso é uma constante.

O viés se refere ao corte é feito na diagonal do tecido, é feito no viés, onde na costura, diagonal e viés são sinônimos. É comum realizar cortes nessa posição para aplicar em trabalhos redondos. Isso se dá, pois, o viés do tecido proporciona uma certa elasticidade que faz com que o acabamento assente melhor nas curvas.

E muitos acham que o viés é apenas uma tira de tecido, mas na verdade ele é uma tira de cortada em determinado sentido do tecido. E cuidado, cortá-lo de forma incorreta pode prejudicar o acabamento das roupas. O tecido é confeccionado pelo entrelaçamento de fios longitudinais e transversais. O fato é que o viés não é um fio, mas sim um sentido que fica a 45 graus entre o fio reto e o fio atravessado.

Ele conta com característica mais elástica e possui caimento fluido e existem maneiras diversificadas de colocar o viés e como deixá-lo mais estruturado. E os tecidos mais comuns dos rolos prontos são o algodão e o cetim de poliéster, contando com diferentes larguras, sendo as mais comuns 24mm e 50mm.

E uma sugestão para um melhor acabamento é cortar um viés do próprio tecido da roupa que você estiver fazendo. Já o debrum trata-se de um corte é feito no comprimento ou na largura do tecido, pois como não está no viés, não estica. Ele é ótimo para você trabalhar planos com lados retos e economiza tecido se formos comparar ao viés.

O viés

Então para deixarmos claro qual a diferença entre viés e debrum é que no meio da atividade da costura, o viés é usado para se referir a uma tira ou pedaço de pano feita a partir de cortes na diagonal. Sua venda é feita normalmente vendidos em rolos, além de poderem ser trabalhados de forma manual quando falamos ainda do mundo da costura.

É uma ótima opção para quando você deseja uma roupa mais leve ou, até mesmo, informal. E não é muito difícil encontrar diversas maneiras de colocar o viés e como deixá-lo mais estruturado. E como vimos, ele é perfeito para ser usado em tecidos finos e grossos. Uma dica é que ele pode ser usado em tecidos finos e grossos, podendo ser do mesmo tecido da roupa ou comprado pronto, em um rolo.

O debrum

Agora quando nos referimos a qual a diferença entre viés e debrum, no debrum o acabamento é normalmente feito entre duas costuras. O debrum é ideal para acabamento, pois realça a beleza da peça e reforça a costura, impedindo que desfiem. E o melhor é que seu processo é bem simples, basta pegar o tecido escolhido para o acabamento e dobra-lo até ficar com 4 a 5 cm de diâmetro e marque as dobras com ferro.

Feito isso, prenda o debrum nas margens da peça e passe a costura. Isso gera um reforço da mesma, sobretudo quando o tecido não é muito forte. Um detalhe importante é que deixa sua costura entre uma parte e outra com um ponto diferenciado.

Conclusão

Enfim, respondermos à pergunta sobre qual a diferença entre viés e debrum, onde ambos são muito parecidos em sua execução. A diferença é que a tira do viés é cortada na diagonal para que faça curva, dando outras utilidades para seu uso.

O que achou do nosso conteúdo? Deixe a seguir o seu comentário!