Quais são as coberturas de um seguro de vida?

Sabe quais são as coberturas de um seguro de vida? Se engana quem pensa que um seguro de vida serve apenas para caso de morte. Muito pelo contrário! E precisamos urgentemente esclarecer essa questão perante a sociedade em geral.

É verdade que um seguro desse tipo tem como principal intuito cobrir casos de morte (acidental ou natural). Mas, na prática, ele é muito mais amplo. Você sabia, por exemplo, que um seguro de vida pode cobrir casos de doença grave ou invalidez?

Mas claro, vale destacar que tudo isso vai depender do tipo de seguro de vida que você contratar. Assim sendo, neste artigo vamos lhe dar um panorama geral sobre a modalidade. Veja, então, quais são as coberturas mais comuns de um seguro de vida.

Seguro de vida e a cobertura por morte

Vamos começar com o tipo de cobertura mais comum de um seguro de vida. No entanto, cada seguradora ou plano contratado terá regras específicas sobre o pagamento dos valores. Por exemplo, alguns desses serviços não incluem mortes oriundas de desastres ambientais.

Então é muito importante você se informar e ler atentamente o contrato antes de definir um seguro de vida. Mas, tirando esses detalhes, no caso de morte do segurado, a quantia definida em contrato é repassada para os beneficiários (que também são previamente definidos).

Cobertura em casos de invalidez

Um seguro de vida também pode oferecer cobertura no caso de invalidez permanente ou parcial do beneficiário. Nesse sentido, temos duas situações: invalidez total ou parcial oriunda de acidente ou invalidez por doença. Confira algumas considerações sobre elas:

  • Invalidez por acidente: seja permanente total ou parcial, essa condição impossibilita o segurado de realizar sua atividade de sustento. Mas sua cobertura não envolve apenas acidentes ocorridos no local de trabalho. Acidentes domésticos, por exemplo, também são cobertos (desde que impeçam o segurado de continuar trabalhando);
  • Invalidez por doença: nesse caso, a indenização é paga se a doença for incapacitante. Ou seja, se impedir o segurado a continuar exercendo sua profissão normalmente.

Outros tipos de cobertura

Além da cobertura por morte ou invalidez, um seguro de vida pode ser acionado em outros casos específicos. Vamos ver quais são eles:

  • Doenças graves: quem possui um histórico de doença grave na família também pode fazer um seguro de vida. Dessa forma, o indivíduo terá mais segurança se, por ventura, apresentar uma doença grave no futuro. Assim, se for diagnosticado com determinada enfermidade, a pessoa receberá a indenização;
  • Cirurgia motivada por acidente: se o indivíduo precisar de internação hospitalar ou cirurgia por conta de um acidente, o seguro de vida pode ser acionado. Dessa forma, a indenização servirá para custear as despesas médicas.

Mais informações sobre o assunto

Esse tipo de serviço pode ser contratado por qualquer pessoa. Até mesmo por aquelas que já possuem uma doença grave, por exemplo. Mas em alguns casos, a cobertura pode ser limitada.

Além disso, a seguradora geralmente cobra um valor mais elevado dependendo do risco calculado. Até mesmo hábitos prejudiciais à saúde são incluídos na hora de calcular o valor do seguro.

Outro detalhe importante é que pessoas solteiras e/ou sem filhos também podem fazer um seguro de vida. Nesse caso, o segurado tem a liberdade de indicar qualquer pessoa como beneficiário. Ou seja, não é preciso ser familiar. Obviamente todos os processos burocráticos deverão ser cumpridos normalmente.

No mais, o segurado também pode substituir o beneficiário durante a vigência do seguro ou escolher mais que um beneficiário. Tudo vai depender do desejo da pessoa e do que foi previamente combinado em contrato.

Considerações finais

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, é interessante procurar um advogado especialista em seguro de vida e negativa de cobertura, a contratação de um advogado é ainda mais importante para a resolução do problema.

Infelizmente a empresa seguradora pode negar a contratação de um seguro a determinada pessoa após análise. Assim, um advogado especialista nessa área vai ser de extrema utilidade para resolver essa situação delicada.