Como o uso de álcool afeta as mulheres?

Beber é uma atividade comum entre homens e mulheres, e segundo pesquisas o abuso de álcool entre as mulheres vem aumentando consideravelmente.

O álcool é uma substância comumente mal utilizada que pode ter efeitos nocivos sobre o corpo. Porém pode afetar as mulheres de maneira diferente dos homens.

O álcool pode potencialmente influenciar o cérebro, fígado, coração, sistema reprodutivo, gravidez e aumentar o risco de certos tipos de câncer.

As mulheres que bebem álcool também correm maior risco de sofrer efeitos sociais negativos.

Este artigo aborda como o álcool pode impactar o organismo feminino, trata também da importância sobre o tratamento de abuso de álcool para mulheres e porque as mulheres tem a saúde mais impactada do que os homens.

Por que as mulheres enfrentam riscos mais elevados?

Embora os homens sejam mais propensos a consumir álcool em quantidades maiores, as diferenças biológicas na estrutura e química do corpo levam a maioria das mulheres a absorver mais álcool e levar mais tempo para metabolizá-lo.

Depois de beber a mesma quantidade de álcool, as mulheres tendem a ter níveis mais elevados de álcool no sangue do que os homens, e os efeitos imediatos do álcool geralmente ocorrem mais rapidamente e duram mais nas mulheres do que nos homens.

Essas diferenças tornam as mulheres mais suscetíveis aos efeitos negativos do álcool na saúde a longo prazo em comparação com os homens.

Efeitos do abuso de álcool na saúde das mulheres

O álcool tem o potencial de afetar a saúde física e mental das mulheres de várias maneiras. O abuso de álcool em mulheres pode levar aos seguintes problemas:

  1. Anormalidades da função cerebral
    As mulheres experimentam encolhimento do tecido cerebral, declínio da função cerebral e danos cerebrais mais rapidamente do que os homens como resultado do uso de álcool.

    Adolescentes do sexo feminino que abusam do uso do álcool têm maior probabilidade de ter problemas de memória em comparação com adolescentes do sexo masculino.

    Além disso, o consumo excessivo de álcool em adolescentes do sexo feminino afeta partes do cérebro associadas à memória e à tomada de decisões.
  2. Doença hepática
    As mulheres correm maior risco de desenvolver doenças hepáticas associadas ao álcool, como hepatite alcoólica e cirrose, do que os homens.
  3. Problemas cardíacos
    Danos ao músculo cardíaco, doenças cardíacas e pressão alta podem ocorrer mais rapidamente, mesmo que as mulheres consumam menos álcool.
  4. Infertilidade
    O uso crônico de álcool pode levar a ciclos menstruais irregulares e padrões de ovulação e reduzir a fertilidade e levar a um início mais precoce da menopausa.
  5. Complicações na gravidez
    As mulheres que bebem durante a gravidez correm o risco de ter um bebê com transtorno do espectro alcoólico fetal, que envolve defeitos congênitos, problemas comportamentais e deficiências intelectuais.
    Também pode aumentar a probabilidade de aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro e Síndrome da Morte Súbita Infantil.
  6. Câncer
    O álcool tem sido associado a muitos tipos de câncer que afetam vários órgãos, incluindo boca, garganta, esôfago, cólon e fígado. As mulheres que bebem também são mais propensas a desenvolver câncer de mama, e o risco aumenta com o consumo regular de álcool.
  7. Distúrbios de saúde mental
    As mulheres são mais propensas a desenvolver distúrbios de saúde mental, como ansiedade ou depressão, como resultado do uso de álcool.
  8. Desidratação
     O álcool é diurético (elimina a água do corpo), e como as mulheres já têm menos água no corpo do que os homens (em média), o álcool pode estar mais concentrado no corpo feminino. Isso pode aumentar a desidratação, os sintomas de ressaca, como dores de cabeça e cãibras musculares, e piorar os possíveis efeitos do uso crônico de álcool na saúde a longo prazo.


Quando algumas mulheres devem evitar totalmente o álcool?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em alguns casos o uso do álcool deve ser evitado totalmente

  • Faz o uso de medicamentos controlado
  • Está grávida ou amamentando
  • Está tratando alguma condição médica que pode ser agravada pelo consumo de álcool
  • É incapaz de controlar a quantidade que bebe
  • For dirigir um veículo ou operar máquinas e indivíduos que participam de atividades que exigem habilidade, coordenação e atenção.

Quando se trata de álcool, o uso com moderação é essencial para a preservação da saúde física e mental, de homens e mulheres.

Qualquer um que tenha lutado para superar a dependência de álcool sabe como pode ser difícil um processo de recuperação. Mas as evidências mostram que as mulheres e homens são igualmente capazes de se recuperar quando procuram um tratamento de abuso de álcool adequado.