Calêndula – o que é e tipos existentes

A calêndula é uma planta que traz muitos benefícios à saúde de quem a consome ou faz uso dela de maneira tópica.

A parte mais utilizada desta planta, seja para criação de produtos como pomadas ou para chás, é a flor da calêndula, sendo bem fácil encontrá-la nos mais diferentes locais, como lojas de produtos naturais.

Muitos estudos científicos demonstraram como esta planta traz reais benefícios, vários deles já bastante conhecidos a partir da cultura popular.

Para quem ainda não conhece a calêndula e nem os tipos existentes, este artigo irá ajudar muito a entender mais a respeito desta importante planta medicinal.

Não deixe de acompanhar este texto até o final se você quer saber de uma vez por todas as informações mais relevantes sobre a calêndula.

Veja também: Quais as vantagens do Aloe Vera gel para pele?

Calêndula: Entenda o que é!

A calêndula trata-se de uma planta do tipo medicinal que é muito usada no Brasil por conta dos seus efeitos muito positivos para a saúde.

Esta planta também é chamada de outros nomes, como margarida dourada e bem-me-quer, mal-me-quer, por isso muitos podem achar que não a conhecem.

Na cultura popular, o uso desta planta é mais indicado para tratar os problemas de pele, como é o caso de inflamações, feridas e queimaduras, tanto solares quanto de 1º grau.

Apesar dessa ser a indicação mais comum, há outros benefícios excepcionais proporcionados pelo uso dessa planta e que já foram comprovados cientificamente.

É o caso da proteção do fígado, do fortalecimento do sistema imune e da regulação dos níveis de glicose no sangue, além de outros mais.

O melhor de tudo é que quem deseja fazer uso da calêndula pode encontrá-la facilmente em diversos locais para compra.

Por exemplo, você consegue encontrá-la em farmácias de manipulação e nas lojas de produtos naturais, mas também nas feiras livres, se quer usar a planta como um chá.

Nesse artigo você encontrará muitas outras curiosidades sobre a calêndula.

Tipos de calêndula: Conheça os principais

Quando alguém fala sobre calêndula, é normal que a maioria das pessoas acredite tratar-se de uma única planta.

Entretanto, há muitos tipos diferentes dessa planta que podem ser encontradas em diversos locais do mundo e que têm atuações distintas no organismo.

Alguns dos tipos mais comuns de calêndula são os seguintes:

  • Calendula arvensis
  • Calendula stellata
  • Calendula tripterocarpa
  • Calendula maderensis
  • Calendula eckerleinii

Apesar de distintos, esses tipos também possuem algumas características que são semelhantes, como é o caso da sua altura, pela quantidade de raízes e pela cor das folhas, por exemplo.

Quais os principais benefícios da calêndula?

Há muitos benefícios que a calêndula pode proporcionar, como dito, e conhecer quais são elas é fundamental para que as pessoas entendam os motivos para usar essa planta.

A seguir, não deixe de acompanhar os benefícios mais importantes da planta.

Torna a cicatrização da pele mais rápida

Uma das ações mais positivas da calêndula é tornar mais rápida a cicatrização da pele, estimulando os mais variados tipos de feridas, como os cortes e as queimaduras.

Facilita o combate às inflamações e infecções da pele

Ainda sobre as benesses desse tipo de planta medicinal para a pele, a calêndula ajuda a tornar o tratamento das feridas infectadas mais eficaz.

Isso porque ela tem uma ação antimicrobiana, antibacteriana e antifúngica muito importante, então a dica é usar o chá frio dessa planta para limpar as feridas.

Proteção do fígado

Estudos demonstraram que o extrato alcoólico da planta ajuda na maior proteção das células hepáticas, evitando assim possíveis lesões.

Para pessoas que costumam tomar muitos medicamentos e consumir bebidas alcoólicas, por exemplo, é uma maneira de proteger mais o fígado.

Regulação dos níveis de glicose sanguínea

A calêndula tem nas suas flores uma das partes mais importantes para a saúde e isso se reflete na regulação dos níveis de glicose sanguínea.

Os compostos presentes na flor dessa planta ajudam a aumentar muito a sensibilidade do organismo para a insulina, o que ajuda a diminuir os níveis de açúcar e mantê-los mais controlados.

Alívio nas inflamações das mucosas

A calêndula tem, além de tudo o que já foi citado até aqui, uma importante ação calmante e anti-inflamatória, o que a torna muito eficiente nestes casos.

O uso dela reduz inflamações nas mucosas da boca, como é o caso da gengivite e das aftas, além de ser eficaz para outras mucosas existentes no corpo.

[Leia mais]: Medicamento homeopático é usado para tosse e até para depressão

Conclusão

Como você pode ver aqui, a calêndula é uma importante planta com ação medicinal e que traz muitos benefícios ao organismo, seja pelo uso em pomadas, ou ainda pelo consumo em chás, entre outros.

Neste texto, você conheceu o que é esta planta e ainda viu quais são os tipos principais existentes ao redor do mundo, muitos deles presentes aqui no Brasil.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é e quais os tipos existentes de calêndula?