Qual é a importância do monitoramento de rede para empresas?
De algumas décadas para os dias atuais, cresceu, e muito, a importância das redes para o funcionamento de absolutamente tudo, desde órgãos governamentais até empresas privadas.
E por falar em empresas privadas, não poderíamos deixar de citar o monitoramento de rede para empresas, um processo imprescindível para a manutenção da qualidade e da segurança das conexões em ambientes corporativos.
Para aprofundar esse tema, os tópicos listados a seguir explicam melhor o que é, qual a importância e quais são os benefícios do monitoramento de rede para empresas. Acompanhe, nos honrando com a sua leitura!
Mas, o que é e como funciona o monitoramento de rede para empresas?
O chamado monitoramento de rede para empresas é um serviço especializado que está dentro do escopo da Tecnologia da Informação (TI).
Ele consiste na análise e acompanhamento das redes internas e externas de uma empresa. Isso inclui redes de internet, ethernet, intranet e outras.
Parte desse monitoramento é feito via hardware, ou seja, com a análise física de placas de rede, roteadores, computadores, laptops, smartphones e quaisquer outros dispositivos conectados à rede da empresa.
São analisados ainda sistemas operacionais, programas, aplicativos e qualquer outro tipo de software que tenha contato com a rede.
Na maioria dos casos, para facilitar o procedimento, um técnico de TI instala um software de monitoramento de rede em um computador central que congrega toda a rede interna e externa da empresa.
Esse programa faz uma análise contínua, 24h por dia, emitindo relatórios sobre a potência, o volume de dados em trânsito e possíveis ameaças de interferência nas redes da empresa.
O objetivo do monitoramento de rede para empresas é, como já citamos anteriormente, manter a integridade, segurança e bom funcionamento das redes da empresa.
Por que é importante monitorar a rede de dados de uma empresa?
O primeiro fator que demonstra a importância do monitoramento de rede para empresas é a garantia de qualidade nas conexões de rede dentro do ambiente de trabalho.
Isso porque a maioria das empresas depende de conexões como a internet, que faz a ligação entre a empresa e o exterior, e a intranet, que é um canal direto de comunicação entre os colaboradores da empresa.
Dessa forma, caso haja uma queda de conexão inesperada em alguma das redes vitais, a empresa pode simplesmente parar de operar, o que gera transtornos e prejuízos.
O monitoramento também possibilita uma potencialização das redes de uma empresa ao apontar o que precisa ser melhorado. Isso pode aumentar a capacidade de produção do negócio.
Por fim, vale destacar o imprescindível fator segurança digital, que só existe mediante um eficaz monitoramento de redes.
Muitos cibercriminosos agem invadindo redes de conexão empresariais para roubar dados da própria empresa e/ou dos seus clientes e fornecedores.
Felizmente, um bom monitoramento pode impedir esses delinquentes de agir, alarmando tentativas de invasão e neutralizando-as.
Quais são os benefícios do monitoramento de rede para empresas?
Se você tem um negócio e está em dúvida sobre implantar o monitoramento de rede para empresas ou não, conheça alguns benefícios que podem te convencer:
- Manutenção de redes estáveis e firmes;
- Aumento da produtividade da empresa;
- Detecção precoce de possíveis erros que venham a prejudicar os processos da empresa;
- Detecção precoce de ataques hacker ou ação de softwares maliciosos que tentam invadir os computadores da empresa via rede;
- Fornecimento de estatísticas importantes a partir dos dados coletados;
- Identificação de pontos a melhorar nos processos internos da empresa;
- Redução de custos com manutenção geradas por eventuais problemas de rede;
- Entre outros.
Para fazer um monitoramento de redes realmente eficaz na sua empresa, contrate uma equipe profissional devidamente qualificada.
Existem muitos softwares gratuitos e tutoriais de estratégias de monitoramento disponíveis na internet, mas apenas um profissional pode indicar o caminho certo que a sua empresa deve seguir.
Ademais, evite expor a rede da sua empresa a programas desconhecidos apenas porque eles são gratuitos. Tome cuidado para que na ânsia de proteger e melhorar o seu negócio você não acabe pondo-o em risco!