Opções de piso para criança: Qual escolher? Entenda!

As melhores opções de piso para criança são aquelas que vão suprir exatamente a necessidade que elas precisam. Assim sendo, não existe o melhor ou o pior piso para criança. O que existe, é o piso certo, no momento certo e para a função certa!

Por isso, neste artigo, veja algumas boas opções de piso para criança. Entenda qual escolher e qual deles vai ser a melhor alternativa para a necessidade pontual.

Continue lendo.

Qual é o melhor piso para criança?

  • Piso moeda emborrachado.
  • Piso tatame de EVA.
  • Grama sintética.
  • Piso vinílico em manta.
  • Piso laminado comum.

Essas são algumas das melhores opções de piso para criança. No entanto, não são as únicas. Afinal, existem inúmeras alternativas diferentes que podem ser usadas para suprir a necessidade pontual.

Por exemplo, uma criança que está aprendendo a engatinhar, precisa de um tipo de piso. Já uma creche com várias crianças, precisa de outro tipo de piso. 

Para entender um pouco mais sobre as alternativas da lista acima, continue lendo e veja tudo sobre piso para criança.

Piso moeda emborrachado

Uma das melhores opções para garantir segurança para as crianças é o piso moeda emborrachado. Ele não é confortável e nem macio. No entanto, é uma boa opção para evitar quedas, uma vez que é antiderrapante e gera a separação térmica para o piso não ficar tão frio para os pequenos.

O piso moeda emborrachado pode ser usado em vários ambientes. Mas principalmente os ambientes de tráfego ou com muitas pessoas. Inclusive, pode ser usado em ambientes externos, garantindo a segurança dos pequenos, também, em espaços não cobertos.

Para instalar esse piso é muito fácil, mas é preciso haver um preparo no piso bruto. O piso bruto não pode ser desalinhado. Caso contrário, o piso moeda não vai ficar bom. Principalmente o em placas.

Piso tatame de EVA

Outra ótima alternativa de piso para criança é o piso tatame de EVA. Ao comprar piso tatame de EVA, você estará comprando conforto e facilidade de instalação. Afinal, basta colocar as placas no chão e uní-las umas nas outras. Pronto: o piso tatame está instalado!

Esse tipo de material é ótimo para ambientes com muitas crianças, como creches. No entanto, pode ser usado também em casa, para criar um cantinho de diversão para os pequenos. O piso tatame de EVA é muito fácil de ser limpo e dura bastante.

Inclusive, esse tipo de piso para criança pode ser usado até mesmo na parede! Sim, você pode colocar tatame de EVA nas paredes para proteger os pequenos de bater a cabeça em eventuais quedas. Faça o revestimento de quinas e da parede em si.

Além de tudo, esse tipo de piso para criança é lúdico e divertido. As cores e os encaixes ajudam a deixar o ambiente ainda mais divertido e criativo para os pequenos.

Grama sintética

Mais uma ótima opção de piso para criança é a grama sintética. Você certamente já viu grama sintética instalada por aí e sabe que esse material é muito durável e fácil de aplicar. Inclusive, ajuda a fazer os pequenos a entenderem essa textura específica.

A grama sintética pode ser usada para criar um ambiente de diversão e brincadeiras. É ótima para deixar o espaço seguro, pois o revestimento inferior da grama sintética é emborrachado. Se os pequenos caírem, estarão protegidos de bater a cabeça direto no chão.

A grama sintética pode ser usada tanto dentro de casa quanto fora de casa. Ela tem proteção UV e vai durar muito no sol e na chuva. Ideal para criar um cantinho de diversão para os pequenos ao ar livre.

Escolha um tipo de grama sintética que tenha uma espessura adequada. Os modelos apenas de decoração não são indicados, embora já ajudem.

Piso vinílico em manta

O piso vinílico em manta é outra ótima opção para quem quer criar um revestimento para os pequenos. A manta tem uma camada de proteção para deixar o piso confortável, mas não é a mais indicada para evitar impacto de quedas – se comparado às outras opções da lista.

O piso vinílico em manta está mais associado ao desenvolvimento criativo do ambiente, para deixá-lo decorado e bonito. É fácil de instalar e o piso fica sem emendas, pois a manta é grande e você pode comprar a quantidade que precisa.

Piso laminado comum

E ainda, há o piso laminado comum – aquele feito de placas de madeira. Esse também está mais associado à decoração do espaço. Mas ainda assim, é uma ótima opção para crianças, pois é seguro e não é liso.

Compre modelos com textura de madeira para garantir ainda mais a questão da aderência ao toque.

Qual desses pisos da lista você deve escolher

O melhor piso para criança é aquele que vai suprir a necessidade pontual. Pode ser para proteger, gerar aderência ou absorver quedas. Veja algumas dicas para saber escolher o melhor piso para ambientes com crianças:

Áreas externas

Se o que você precisa é de um piso para crianças em ambientes externos, então você deve procurar modelos que sejam adequados para isso. O piso laminado, por exemplo, não é uma boa opção. Já o piso moeda ou a grama sintética, sim.

Proteção contra queda

Para proteção contra quedas e absorção de impacto, certamente o piso tatame de EVA é a melhor alternativa. Afinal, ele é feito justamente para isso: absorver quedas e gerar conforto.

Para crianças pequenas ou que estão aprendendo a caminhar, esse tipo de piso pode ser uma boa opção. Mas ele precisa estar bem instalado para não ter obstáculos no meio do caminho!

A grama sintética é também uma boa alternativa.

Antiderrapante

O piso antiderrapante mais interessante para gerar segurança, é o piso moeda. Ele é ótimo para evitar tombos, principalmente em dias de chuva. O alto relevo em moeda ajuda a criar essa aderência para adultos e crianças.

Decoração

E por fim, outro critério que você pode considerar para escolher um bom piso para criança é o fator decoração. Por que não? Afinal, ter um ambiente esteticamente equilibrado é também importante!