Decoração para sala: como deixar o ambiente mais elegante
Decoração para sala: como deixar o ambiente mais elegante
Hoje, o uso da sala de estar superou o uso tradicional, ou seja, para receber visitantes. Recantos de leitura ou bares, áreas de lazer ou jogos e espaços de convívio em família são algumas das funções atribuídas atualmente a este ambiente. Não é difícil fazer uma boa decoração da sala, como mostraremos a seguir.
Se a planta o permitir, a forma de ter todas as funções exigidas num espaço habitacional é eliminar paredes, criando aberturas, e, com isso, a criação de um amplo espaço integrado. A chave para o sucesso é criar uma transição fluida e suave entre essas áreas e certificar-se de que todas elas se encaixam no espaço para que você não crie uma sala caótica prejudicial à circulação.
Após definir o plano de distribuição, escolha os móveis para o ambiente e preste atenção ao tamanho. Arrume sofás e poltronas para facilitar as conversas entre amigos, e use as mesinhas centrais e laterais para apoiar objetos, livros, luminárias e plantas. Também dê prioridade a componentes com mais de uma função, como puffs, que podem servir de suporte ou agregar mais assentos ao ambiente. Para garantir flexibilidade, escolha móveis leves e possam ser movidos facilmente quando você estiver com muitas visitas.
Quais são as melhores dicas de decoração para sala?
A iluminação é indispensável
Casas que possuem os cômodos escuros geralmente são desconfortáveis ou indesejáveis porque não sentem o bem-estar natural proporcionado pela luz do sol, ela não apenas faz as pessoas se sentirem mais felizes e otimistas, mas também tornam o ambiente mais quente. O que poderia ser mais elegante do que estar em um ambiente que nos faz sentir bem? A melhor maneira é sempre contar com luz natural e ter janelas e portas suficientes para permitir a entrada de luz solar.
Quando a luz externa não for mais suficiente, é hora de usar as lâmpadas. É melhor escolher um lustre, uma luminária de chão ou uma luminária em uma mesa lateral. Lembre-se de seguir os estilos de decoração populares e comprar as lâmpadas certas: lâmpadas amarelas são aconchegantes e hospitaleiras, portanto, são mais bem colocadas na sala de estar.
Cuidado para não exagerar na decoração
Em termos de decoração para sala, o velho provérbio “menos é mais” é perfeito. Misturar e combinar bibelô, molduras, cores e até estilos diferentes contamina a beleza do ambiente além de não sair da organização prática. A menos que você tenha colecione algo, neste caso deve haver um canto específico, e limitar o número e os tipos de itens é o adequado.
O arquiteto do Rio de Janeiro, dã as dicas que também deve-se considerar que se a sua sala segue o conceito Glam, por exemplo, tentar inserir objetos industriais, pop ou qualquer outro estilo discordante de trabalho não parece bom. Considerando essa ideia, você pode criar uma decoração para sala visualmente agradável com uma sensação harmoniosa.
É importante colorir, mas não exagere
Quando pretende criar uma decoração para sala requintada, a cor que escolhe para compor o espaço também desempenha um papel importante. A paleta de cores deve ser balanceada, com tons suaves ou não muito chamativos.
Por exemplo, isso não quer dizer que você não possa apostar em cores como o azul ou o verde, mas o que importa é sua intensidade. Remova a versão vibrante, escolha opções como verde-floresta ou azul-marinho e ainda evite pintar a sala inteira. Uma parede ou apenas meia parede, bem como alguns pequenos elementos coloridos: almofadas, vasos, tapetes, entre outros. Além de obterem destaque em cores neutras, irão complementá-los na perfeição.
Madeira fake nas paredes
Se quiser instalar painéis na parede, uma solução prática e rápida é utilizar os pisos vinílicos. É fácil encontrá-los em lojas de pisos laminados e também nos home centers. O piso vinílico não é realmente de madeira. É uma composição de PVC, o que o proporciona mais resistência à umidade. São placas flexíveis prontas para colar, para isso será necessário usar cola PVA. Se você escolher o modelo de adesivo, não será necessário ter preocupação com a cola, mas para ter esta conveniência vai gastar um pouco mais.
Mas tenha cuidado! Mesmo que possua mais resistência à umidade, não coloque pisos vinílicos nas paredes que ficam frequentemente úmidas, como as que fazem a divisa da sala como cozinhas, banheiros, lavanderias e varandas. Sua vida útil será bastante afetada e seu investimento não valerá a pena.
Móveis com tons quentes de madeira
Móveis com tons quentes de madeira são um verdadeiro coringa na decoração para sala. Na visão estética, são mais versáteis que as madeiras mais escuras, e as madeiras escuras precisam estar bem integradas ao ambiente para não prejudicar a atmosfera.
Além disso, os tons que são mais claros ou mesmo avermelhados fornecem uma vibe mais aconchegante do que os tons mais escuros. Alguns exemplos de madeiras claras: edro, cumaru, cteca e MDF; E as madeiras escuras: ébano, tabaco, nogueira. Também é considerado uma boa escolha usar as madeiras cruas.
Qualidade interna e esterna
Embora todas as técnicas que mencionamos até agora sejam muito importantes, isso marca o primeiro passo para encontrar a decoração da sala perfeita.
Quanto maior for a qualidade do seu móvel, mais tempo durará sem perder a beleza que torna o ambiente elegante diariamente. Por exemplo, um sofá com tiras elásticas pode evitar que o assento afunde com o tempo, deixando uma aparência desgastada que é prejudicial à estética. Também é bom investir em móveis com materiais nobres, como madeira maciça, aço e vidro. Não deixe de buscar pela ajuda de um profissional de arquitetura, um arquiteto do Rio de Janeiro.