Dicas e materiais para isolamento acústico na sua casa ou apartamento

Na hora de construir suas casas, muitas pessoas acabam esquecendo de alguns detalhes que futuramente poderão causar algumas dores de cabeça. Um desses detalhes é o isolamento acústico. Geralmente nos projetos de casas não contam com essa proteção extra para o morador, uma vez que o mesmo acredita que não irá precisar.

 

Porém, após algum tempo ele perceberá que a falta de um isolamento acústico na sua casa ou apartamento fará muita falta. Um dos causadores desse problema geralmente são vizinhos mal-educados que acabam não se atentando para o barulho que produzem. Quem nunca teve que acordar cedo domingo de manhã porque não conseguia dormir com o vizinho reformando a casa ou decidindo fazer uma festa em plena manhã?

 

Pois bem, esse e alguns problemas acabam por incomodar aqueles que por mero desleixo ou esquecimento, acabam por não adotar o isolamento acústico no projeto de casas. Se você pretende construir um imóvel ou reformar o seu e quer saber mais sobre o isolamento acústico e como inseri-lo no seu projeto arquitetônico, continue a leitura desse artigo e descubra as excelentes opções disponíveis no mercado para tornar seu lar muito mais confortável.

O que eu preciso saber sobre isolamento acústico?

O isolamento acústico tem se tornado cada vez mais frequente nos projetos de casas modernas. A busca por sossego e tranquilidade tem feito com que a demanda por esse procedimento se torne bastante alta, uma vez que é por meio dele que você se livrará de barulhos incômodos. Além disso, existem também pessoas que procuram esse meio justamente para evitar que o barulho de dentro de casa incomode os vizinhos, como é o caso de pessoas que trabalham com música.

 

O que é comum para todos eles é a intenção de evitar barulhos indesejados, seja para o dono da residência ou para aqueles que estão fora dela. Esse isolamento pode ser feito em diferentes níveis, onde caso a pessoa deseje limitar totalmente o som emitido ou percebido de sua casa, deverá deixar expresso na hora da criação do projeto de interiores, uma vez que será necessária a utilização de materiais diferentes em toda a estrutura do local.

 

Antes de entrarmos no assunto em si, vale ressaltar uma informação importante. O isolamento acústico é diferente do tratamento sonoro, pois no isolamento, o ambiente ficará totalmente livre de ruídos advindos de ambientes externos, onde também não será possível que os que estão fora ouçam ruídos de dentro do ambiente. Já o tratamento sonoro busca melhorar os sons percebidos de acordo com cada ambiente, como por exemplo o cinema, que tem o local otimizado para que os espectadores percebam os sons do filme com mais qualidade.

janelas acusticas portas 05
janelas acusticas portas 05

Quais os melhores materiais para isolamento acústico?

Lã de vidro

Esse material composto por sílica e sódio é uma excelente ferramenta para isolamento acústico, além de promover também um isolamento térmico do local. Desempenha esse papel graças aos poros do seu material, que absorvem os ruídos.

Lã de rocha

A lã de rocha é feita a partir de fibras de basalto e resina sintética, que poderá ser aplicada tanto em forro quanto em divisórias. Atua no isolamento acústico e térmico.

Vermiticulita

É um material simples e leve, semelhante à mica, é capaz de se expandir através de temperaturas altas até 20 vezes o seu tamanho. Também funciona como isolamento acústico e térmico quando aplicados em lajes, forros, paredes e divisórias.

Espuma Elastomérica

Feita a partir de poliuretano e poliéster, essa espuma tem seu uso principalmente em isolamentos acústicos de locais de trabalho, estúdios de gravadoras e cinemas.

Fibra de côco

Quando misturado a cortiça, esse material atua absorvendo ondas de frequência com baixa intensidade e graças a sua origem natural, é ótimo para o meio ambiente.

 

janelas acusticas 03
janelas acústicas p03

Como fazer o isolamento acústico de um local?

Antigamente as pessoas utilizavam caixas usadas de ovos para realizar o isolamento acústico dos locais. Esse método há muito tempo está ultrapassado, existindo diversas maneiras de fazer isso de forma muito mais eficiente.

 

Hoje em dia, para realizar o isolamento acústico de um local, é necessário a aplicação de materiais como os citados acima antes de fechar o gesso. Já as portas e janelas devem ser feitas exatamente para essa função, portanto, é necessário comprá-las em lojas de materiais de construção e apontar que deseja que elas insolem o ambiente. A instalação deve ser feita com cuidado, pois caso sejam mal instaladas, o som irá ultrapassar por entre elas e a finalidade é perdida, além dos gastos que serão feitos em vão.

 

Se você é um profissional que deseja esse isolamento para desempenhar seu trabalho, deve solicite uma avaliação de acordo com sua necessidade, pois como já mencionamos anteriormente, existem diferentes níveis de isolamento acústico. Porém, caso a necessidade de isolamento não seja tão alta a ponto de evitar praticamente todos os ruídos externos, é recomendável utilizar o gesso acústico no seu projeto de arquitetura de interiores, uma simples espuma que é colocada antes do fechamento do gesso, resolvendo a maior parte dos ruídos externos ou os que você possa fazer.

Para aqueles que moram em apartamentos, uma ótima opção de isolamento acústico é o piso vinílico, pois é bastante macio, o que acaba amortecendo grande parte dos impactos, fazendo com que os vizinhos de baixo não ouçam quase nenhum barulho na sua pisada. Algumas outras dicas simples que podem ajudar no isolamento acústico são colocar cortinas nas janelas, pois o tecido pode absorver barulhos exteriores, espalhar almofadas e pufes pelo chão também ajuda a absorver os barulhos vindos de baixo para pessoas que moram em apartamentos, quadros e papel adesivo nas paredes também são boas opções de filtragem de ruídos externos, além das placas de gesso Drywall. Essas placas embora sejam um pouco caras, acabam filtrando bastante ruídos externos, sendo capazes de filtrar até 30 decibéis.

 

detalhe janelas acusticas
detalhe janelas acusticas

É caro porém vale muito a pena o investimento para reduzir ou isolar totalmente o ambiente interno de ruídos advindos de ambientes externos. Por fim, vale lembrar de uma das opções mais antigas utilizadas para reduzir os ruídos, que são as paredes grossas. Embora esteja em desuso atualmente, esse método foi bastante usado nos tempos mais antigos, estando nessa nossa lista apenas como uma menção honrosa.

 

E aí, mais alguma dúvida a respeito de qual opção de isolamento acústico escolher para sua casa? Se tiver, por favor nos envie uma mensagem para nosso e-mail ou escreva nos comentários qual o questionamento que restou após nossas explicações. Iremos tentar retornar o mais breve possível! É isso, espero que tenham gostado da leitura e que todas as suas dúvidas tenham sido tiradas!