Tendências que geram oportunidades de negócios na construção civil – Procurar emprego ou empreender?

Você acredita que a CRISE é a culpada pela recessão do mercado da construção?

Você sabia que profissionais de outras áreas estão migrando para a construção civil para aproveitar a tendências em acabamentos?

A competição no mercado da construção é acirrada e desleal?

Qual mercado você acredita não ter competitividade?

Não basta ter experiência, tem que estar atualizado e qualificado para se diferenciar e atender a nova demanda de clientes da construção.

Se você não acredita, continue lendo este artigo, que você vai identificar onde estão as principais oportunidades. Empresas e profissionais precisam correr em busca de alternativas criativas capazes de manter e conquistar novos clientes.

A competitividade deve ser vista como necessária para o desenvolvimento de melhorias constantes para empresas e profissionais. Uma dica importante é saber como fazer um planejamento de uma obra para evitar imprevistos.

 

Você deve estar imaginando: “Que trabalho difícil.”

Como encontrar soluções e identificar as tendências que geram oportunidades de negócios na construção civil, e as estratégias para o sucesso?

Devemos focar na necessidade de nos tornarmos diferenciados da concorrência e buscarmos produtos/serviços que nos dê um posicionamento de inovação.

Entenda que nada dura para sempre, pode demorar como a substituição das antigas lâmpadas Incandescentes por Lâmpadas eletrônicas.

Com a chegada das lâmpadas de LED, abriu-se um leque de oportunidades, com inúmeras combinações na decoração de iluminação. Quem percebeu a tendência se qualificou e aproveitou.

Alguns fabricantes não se atualizaram e não entenderam as necessidades da economia de energia para a sustentabilidade do planeta, deixando de lado oportunidades.

Estão reclamando que a crise os fez fecharem as portas, mas na verdade foi a falta de atualização e capacitação para oferecer produtos/serviços capazes de gerar soluções de economia e valor percebido aos clientes.

Diante de um cenário de instabilidade Econômica, Política e falta de CONFIANÇA, a maior desculpa foi a CRISE.

Mais muitas empresas cresceram acima da média no mercado, simplesmente por acreditar na inovação.

Apresentando oportunidades de ganhos reais focado em soluções e benefícios aos clientes. Colocando esses clientes como protagonistas neste cenário.

Pesquisando como essas empresas obtiveram sucesso no mercado;

Perceberam que os consumidores estavam migrando para coisas personalizadas e diferenciadas no mercado.

Logo adequaram seu mix de produtos e serviços focados nesse novo segmento, saindo na frente de muitos, que só pensam em vender o que tem em estoque.

Entenda a grande sacada: abriu-se um leque de oportunidades de negócios na construção, tanto para profissionais que buscam emprego, como para empreendedores de serviços.

Com isso mantiveram seus índices de crescimento e competitividade, mantendo a equipe motivada rumo ao sucesso.

Veja que a visão empreendedora não pode ficar somente por conta das empresas.

Os Profissionais têm por obrigação estar atentos a essas tendências e se diferenciarem dos concorrentes.

Profissionais que não se limitaram apenas as atividades comuns, buscaram se atualizar e fazer cursos que elevassem suas habilidades e criatividade.

Vamos apresentar algumas DICAS PARA CONSTRUÇÃO, sobre atividades que se destacaram no segmento da construção.

Conforme pesquisa identificamos a crescente busca por produtos e serviços como:

 

Oportunidades de negócios na construção civil: Alguns produtos e serviços

  • Gesso 3D;
  • Porcelanato Líquido Monolítico;
  • Vidraceiros;
  • Porcelanato Líquido 3D;
  • Aplicação de pisos especiais (pedras decorativas);
  • Ambientação e Decoração;
  • Adesivos em paredes e pisos;
  • Iluminação em Led;
  • Marceneiros para móveis planejados;
  • Pinturas com efeitos especiais.

Muitas lojas e indústrias do segmento de materiais para construção estão amargando a queda nas vendas.

Alegam que foi a Crise, mais percebemos que a migração do consumidor por esses novos produtos foi o principal agravante.

O Porcelanato Líquido, por exemplo, é um produto que vem caindo no gosto dos clientes, e a busca por ele tem crescido muito, sendo mais uma opção no segmento de pisos.

Junto com o produto de Porcelanato Líquido, a capacitação e qualificação da Mão-de-Obra é de suma importância, pois tem algumas recomendações a serem seguidas; caso não seja habilitado, pode até colocar o serviço a perder.

 

Vamos ver outra situação…

Muitos profissionais que ainda utilizam a mistura de areia, barro/cal e cimento para preparar argamassa de reboco.

Essa é uma combinação perfeita para Calcificação de paredes (soltando o reboco da parede e gerando umidade).

O Mercado de argamassas industrializadas se aprimorou e dispõe de produtos capazes de garantir a eficácia contra o mofo e umidade.

E assim evitando ao consumidor final altos custos com a manutenção e recuperação de alvenaria e estruturas.

Alguns profissionais ainda afirmam que o custo das argamassas encarece a obra do cliente.

Diante do fato (CUSTO), esses profissionais se limitam, e não buscam ter argumentos para apresentar ao cliente uma solução de longo prazo

Imagine o cliente depois de um ano, ter que fazer manutenção, devido à a utilização de produtos errados, por indicação de um profissional desatualizado.

Busque sempre apresentar soluções com redução do custo de futuras manutenções e o desconforto de reformas no imóvel.

 

Vejamos o que está acontecendo no mercado de pisos.

A maioria dos profissionais só aprendeu a assentar pisos cimentícios (cerâmica, porcelanato e granito/mármore).

Fazendo mal avaliação de outros pisos, como: Vinílicos, Laminados e Porcelanato Líquido, simplesmente por não ter domínio da aplicação.

São esses mesmos que estão reclamando da falta de emprego e oportunidades. Veja que o problema está na limitação da atividade e não na CRISE.

Assim como tem muitos profissionais desse mercado de pisos que estão com a agenda lotada de clientes, porque buscaram se qualificar para atender a tendência e demanda.

Mais uma vez o consumidor sai ganhando com esses produtos e serviços e abrindo novas oportunidades no mercado;

Como também para profissionais habilitados e capacitados para execução desses serviços. Entenda de uma vez que o mercado não está mais a procura de profissionais que só fazem assentar cerâmicas, tijolos e serviços tradicionais da construção.

Isso me faz lembrar de uma frase: “Como querer resultados diferentes, fazendo a mesma coisa?”

O avanço das tecnologias colocou a sala de aula em qualquer lugar para que os alunos busquem as melhores soluções para se desenvolverem através de uma plataforma digital.

Hoje é possível estudar em qualquer lugar e horário no celular, tablet e computador.

Resumimos que a evolução é constante em qualquer mercado, e algumas coisas podem ser tão rápidas que nem percebemos;

Fique atento as novidades do nosso blog dicas para construção, e tenha informações sobre tendências, oportunidades e estratégias do mercado da construção.