Dicas de como aproveitar o espaço em cozinha compacta

O espaço pequeno não é necessariamente um problema, o mesmo vale para uma cozinha compacta. Usando móveis planejados, você pode aproveitar espaço em cozinha compacta sem abrir mão do charme e da eficiência exigidos pelo ambiente.

 

Primeiro, você precisa considerar alguns pontos básicos, como a frequência de uso naquele ambiente, o número de eletrodomésticos e todos os utensílios que você possui. A ajuda do arquiteto RJ, também é essencial ao considerar a melhor estrutura para ter uma boa cozinha, aumentando o tamanho do espaço e explorando áreas alternativas. Veja a seguir, algumas das principais dicas que trouxemos do nosso arquiteto.

Dicas de como aproveitar cozinha 01
Dicas de como aproveitar o espaço em cozinha compacta

Aposte em uma cozinha planejada

Se o seu espaço for apertado, uma cozinha personalizada é a melhor solução. Isso ocorre porque ela será projetada de acordo com as necessidades reais das pessoas que irão utilizá-lo. Armários ideais, tamanho da bancada e eletrodomésticos. Tudo visa otimizar o espaço e as atividades na sua cozinha.

Considere o uso dos móveis aéreos

Utilizar cada centímetro de espaço é, na verdade, uma regra para aproveitar espaço em uma cozinha compacta. Paredes e tetos são boas propriedades nesse tipo de ambiente, pois geralmente são áreas pouco exploradas. A escolha de prateleiras e móveis elevados é uma boa opção para facilitar o trabalho diário ao se mover no espaço. Mas cuidado: cuidado com a altura dos armários e das prateleiras, porque se forem muito baixos, será um problema e também pode atrapalhar.

Decoração para cozinha compacta

Menos é mais: este lema se aplica a tudo, desde móveis personalizados até utensílios. Mas isso não quer dizer que você deve sempre desistir de certas peças ou itens. Saiba aproveitar espaço em cozinha compacta usando móveis polivalentes, como bancadas retráteis e armários pequenos. Pendure objetos acima de uma pia conectada ao teto, como, por exemplo, uma fruteira.

 

Vale ressaltar também que a cor do piso e do ambiente são fundamentais na hora de dar uma levantada na aparência de seu espaço. Uma cozinha cheia de cor é mais feliz! Isso ocorre porque as cores claras podem transmitir uma sensação de ampliação no ambiente. E lembre-se: não importa a técnica que você aplique, certifique-se de considerar a opinião do seu designer sobre um projeto que se adapta perfeitamente à sua vida e necessidades diárias. Veja a seguir alguns dos aspectos a considerar:

  • Escolha estantes inteligentes: vá além da escolha óbvia. Uma estante modular, acessível de ambos os lados, permite que a luz passe por ela e adiciona charme extra ao ambiente;
  • Invista nos armários que vão até o teto: além de proporcionar um espaço maior de armazenamento, você também pode evitar o espaço entre o móvel e o teto, pois isso só tem a finalidade de juntar poeira;
  • Não se esqueça das paredes: quando o espaço é um problema, vale a pena aproveitar ao máximo as paredes. Instale prateleiras, pegboards e alças para guardar seus utensílios. Você pode liberar espaço suficiente para armazenar outros itens em gavetas e armários;
  • Opte pelos eletrodomésticos mais compactos: hoje, existem muitas opções no mercado. Sem sacrificar o espaço e a circulação do armário, escolha o estilo que melhor se adapta para aproveitar espaço em cozinha compacta;
  • Se atente ao melhor posicionamento: caso a sua cozinha possua um formato de U, verifique se a colocação das gavetas e armários não prejudica o uso de quaisquer eletrodomésticos, ou mesmo a circulação no cômodo;
  • Use as gavetas, não das portas: elas oferecem acesso facilitado aos itens armazenados, uma organização mais fácil e tornam o ambiente mais elegante e ordenado.

Priorize o essencial

Essa técnica se aplica não apenas à cozinha, mas também a todos os cômodos da casa. Antes de planejar, verifique todos os itens que devem ser armazenados no armário e descarte os itens desnecessários. Quais utensílios são primorosamente projetados e podem ser expostos para adicionar um senso de decoração? Se tratando dos eletrodomésticos, pesquise qual é o formato mais adequado para as suas atividades diárias e para o seu espaço. Por exemplo, os cooktops podem substituir os fogões tradicionais.

Dicas de como aproveitar o espaço em cozinha compacta
Dicas de como aproveitar o espaço em cozinha compacta

Se atente a iluminação

Quando se trata da iluminação da cozinha, sempre optamos por dar importância à luz natural. Em seguida, voltamos à primeira dica, onde falamos sobre a importância de planejar a cozinha. Mediante este planejamento, é muito mais fácil colocar móveis e armários para realçar a luz natural.

A iluminação pontual também melhora o espaço. Escolha posicionar uma em cima da bancada e luzes LED para a iluminação das prateleiras. Para iluminar toda a cozinha, escolha a iluminação de trilho.

espaço de cozinha 01
espaço de cozinha 01

Use os revestimentos que aumentem o espaço

Alguns truques ajudam a expandir o espaço pequeno. No caso da cozinha, uma boa estratégia é apostar nos revestimentos. No chão, escolha pisos que sejam fáceis de limpar e que não sejam muito claros, porque são mais propensas a “expor” sujeira e não são muito brilhantes porque também refletem a sujeira facilmente.

 

Quando o objetivo é ampliar o espaço, os espelhos são o material de decoração mais procurado e podem ser usados ​​na cozinha, mas tenha cuidado. Isso porque ele não tem uma limpeza fácil. O ideal é escolher uma faixa de espelhos que atravesse uma parte da cozinha ou a bancada. Mais uma opção de revestimento mito interessante é o vidro. A prateleira deste material torna a linha de visão mais limpa e dá às pessoas a sensação de amplitude pretendida. Busque ajuda de um arquiteto RJ, para te ajudar nesta projeto.