Confira dicas de como montar um jardim interno perfeito!

Se você quer ter mais contato com a natureza no dia a dia, mas não sabe como, nós podemos te ajudar! Sabemos que com a rotina – ainda mais nas grandes cidades – estar em um ambiente natural e de ar puro nem sempre é possível.

Que tal ter um jardim em casa para resolver esta questão? Você deve estar pensando “Moro em um apartamento, não tenho espaço para isso” ou até mesmo “Nunca vou conseguir cuidar de um jardim sozinha com minha rotina”. 

Entendemos que atualmente, a metragem dos apartamentos estão cada vez menores, muitas pessoas não sabem como cuidar das plantas ou até mesmo nunca imaginaram ter um jardim em casa – que sujeira, não é mesmo?

Não! A nossa dica são os jardins internos. Essas opções são uma das maiores tendências hoje em dia para o mercado de decorações. Unem a pureza e bem estar da natureza, com a modernidade e elegância das residências. 

É a alternativa perfeita. Também conhecido como jardim de inverno, é um meio de ter a natureza por perto sem gastar muito ou ter trabalho com cuidados e o melhor de tudo, você não precisa ter espaços enormes para fazer um jardim como este.

Como o nome indica, esses jardins ficam dentro das residências. Na internet, existem diversas inspirações de como os jardins de inverno ficam lindos, confortáveis e elegantes. 

A pergunta é: como fazer?

 

O primeiro passo é decidir o estilo do seu jardim. Entenda!

É simples, acredite. Temos algumas dicas, mas o primeiro passo é decidir como será seu jardim – as imagens de inspirações ajudarão muito neste momento. 

Nós adoramos aqueles que são separados do restante da casa por vidros, com um sofá confortável, luz natural e ar fresco. Imagine ter um lugar relaxante como esse a dois passos de você. Seria demais, concorda?

Jardins verticais também podem ser ótimas opções, ainda mais para apartamentos com sacadas, deixando o lugar com mais verde para relaxar enquanto aprecia a vista da cidade. Ótima ideia!

Claro, essa decisão deve ser tomada de acordo com espaço do imóvel e estilo dos moradores. Com certeza, encontrará a opção perfeita para você. Quando souber como será seu jardim, é hora de colocar a mão na massa. Vamos lá!

 

Aposte na divisão de ambiente com vidros

A nossa primeira dica é apostar nos vidros. Se o jardim interno for em um terraço, na sala de estar ou qualquer ambiente dentro de casa, o ideal é envidraçar. 

Além de tornar o espaço ainda mais bonito, unindo a natureza com o moderno, ainda proporciona mais praticidade no dia a dia. As folhas não vão cair dentro de casa, o vento não levará terra para o cômodo, entre outras situações. 

O ideal é fazer a divisão de ambientes com vidros e colocar uma porta também de vidro. Assim, quando quiser abrir para sentir o cheiro das plantas, tornar o ambiente mais relaxante ou para cuidá-las, fica muito mais fácil.

Para quem tem espaço o suficiente para colocar um sofá neste jardim, cadeiras ou poltronas, os vidros são ótimos também. Evitam a sujeira dentro de casa, como citamos, e também permite um ambiente ainda mais exclusivo e tranquilo. 

 

Escolha plantas de acordo com sua rotina

Algumas pessoas colocam plantas em vasos, outras penduram nas paredes ou fazem um jardim vertical. Todas as opções são lindas e podem ser usadas de diferentes formas. O importante é escolher as plantas que condizem com sua rotina.

Além de serem bonitas, conforme seu gosto. Algumas plantas e flores precisam de mais cuidados que outras – mais água, iluminação, ventilação, entre outros fatores. Então, converse com um especialista na hora de montar seu jardim interno.

Na internet também tem várias informações e descrições sobre cada plantinha, flor ou até mesmo árvores – se couber no seu espaço ficará lindo! 

 

Decore!

Decorar é muito importante. Torna o jardim mais bonito, relaxante e com sua cara. As pedras de jardins são opções lindas para essas opções internas. Faça um caminho com essas pedras ou até mesmo as coloque em todo o espaço. 

Fica muito legal. Faz toda a diferença ao construir um ambiente como esse. Como dissemos, bancos, poltronas, redes e cadeiras confortáveis são ótimas opções. Isso porque, dá mais utilidade ao jardim.

O que seria apenas decorativo, se torna um cômodo a mais na casa para descansar, ler um livro, escutar uma música ou apenas relaxar. Use a criatividade e deixe este espaço com a sua cara. 

Mesas de centro ou de jantares – só que menores – são ótimas opções também. Relaxar com a família, receber amigos e familiares é sempre um momento especial, ainda mais em um ambiente como este. 

Se quiser algo mais clean e elegante, o contraste das plantas já bastam. Confira as inspirações, escolha uma que condiga com seus gostos e use a criatividade: como vimos, é fácil fazer um jardim em casa!