Atividades complementares para a faculdade: entenda como cumprir!
O ensino superior é conhecido por ser uma porta de entrada para carreiras de sucesso. Embora seja o sonho de muitas pessoas. Se formar em uma universidade é um desafio.
Afinal, a faculdade exige bastante tempo, dedicação e esforço por parte dos alunos. A demanda de trabalhos teóricos e práticos para serem feitos geralmente é grande. O que torna o cumprimento das atividades complementares ainda mais difícil.
Este é um assunto que preocupa a maioria dos estudantes. Também é um tema que divide opiniões: essas horas são importantes ou não para a formação de um aluno? Mas essa não é a principal dúvida sobre essa obrigação da faculdade.
Na realidade, como e quando cumprir essas horas é a principal questão para os alunos. Apesar de parecer desnecessário para muitos ou pouco importante, o cumprimento deste recurso é obrigatório na maioria das universidades – norma estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As atividades complementares são importantes e foram criadas para dar a oportunidade aos alunos de adquirirem mais conhecimento profissional e pessoal durante a formação. Quem sabe aproveitá-las saem da faculdade com muito mais conhecimento e experiência na área desejada.
Essas horas complementares podem ser cumpridas de diversas maneiras. Como veremos a seguir, existem opções interessantes e até divertidas para cumprir essas atividades rapidamente.
Entenda o que são essas atividades complementares e como cumpri-las. Daremos diversas dicas, escolha a opção mais adequada para sua rotina e necessidades. Lembre-se: conhecimento é a base de tudo.
Já que precisa cumprir essas horas, por que não aproveitá-las da melhor forma? Com bastante conhecimento na área, uma carreira de sucesso está a um passo de se tornar realidade. Acompanhe!
Por que fazer as horas complementares?
De acordo com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação , as atividades complementares são fundamentais para a formação dos alunos e têm o objetivo de “enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional”.
Como o nome indica, são complementares. Então, visam agregar ainda mais valor à formação desses estudantes. Essas atividades podem proporcionar mais conhecimento, experiência e desenvolvimento de habilidades importantes para a carreira profissional das pessoas.
Podem inclusive impactar positivamente na vida pessoal dos alunos. Ensinando diversos aspectos da liderança, posicionamento, entre outros aspectos abordados em diferentes atividades complementares.
O que são essas atividades?
Segundo o MEC, essas atividades podem ser interdisciplinares ou transdisciplinares. Ou seja, sobre matérias abordadas no curso do aluno ou temas que vão além de sua formação.
Podendo ser sobre aspectos pessoas e profissionais que impactem na carreira destes alunos. De acordo com o MEC as atividades que contam como horas complementares são:
“A participação em eventos internos e externos à instituição de educação superior, tais como: semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, atividades culturais; integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional; atividades de iniciação científica, assim como de monitoria.”
Ou seja, são diversas atividades permitidas pelo MEC que contam para o cumprimento destas horas. Com certeza, encontrará alguma que se adeque à sua rotina.
Até mesmo ir ao cinema – dependendo do filme assistido, é claro – pode contar como horas complementares. Para comprovar essas atividades, muitas faculdades pedem um resumo da obra, certificado ou resenhas do que foi estudado.
Uma opção que muitos alunos escolhem pela praticidade e que gera certificações são os cursos online. Ou seja, rápido para fazer e fácil para comprovar sua participação.
Cursos online como atividade complementar vale a pena?
Os cursos online valem muito a pena. São ótimas opções dado que agregam conhecimento ao aluno em conjunto com a praticidade. O estudante consegue assistir às aulas em casa, no trabalho ou até mesmo no intervalo da faculdade.
De onde estiver, a hora que quiser. Os cursos online também são indicados porque oferecem certificações e também podem rechear um currículo – afinal, o mercado de trabalho está bastante concorrido. É preciso se destacar!
Estes cursos costumam ser mais rápidos também. Algumas opções destes cursos são mais específicas e por isso, dependem da graduação do aluno. Mas as aulas de excel online, como melhorar a comunicação, aperfeiçoamento do português, entre outras, são ótimas e gerais.
Todos estudantes conseguem agregar conhecimento no currículo com estes cursos. Aprender inglês ou outros idiomas também contam como atividades complementares e fazem total diferença no mercado de trabalho. Aposte nessas opções também!
Existem cursos online dos mais diversos temas e segmentos. Com certeza, encontrará um que lhe interesse. Já que terá que cumprir essas atividades, aproveite este momento para aprender e ganhar experiência.