Marketing: A profissão do futuro
Profissionais da área de Marketing são essenciais no mercado digital.
O Marketing é uma área que têm se destacado ultimamente. O profissional estuda o mercado, o comportamento dos consumidores e compreende os objetivos de negócio da empresa.
Esta área possui várias ramificações, como: Marketing Digital, Inbound Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing Social, Marketing de Conteúdo, Outbound Marketing e Marketing Viral, entre outros.
Esse conhecimento é muito eficaz para aqueles que desejam alavancar sua carreira comercial. Muitas habilidades são desenvolvidas através do estudo de mercado.
A área do Marketing consiste em planejar estratégias e objetivos com a intenção de satisfazer o consumidor, independente do produto ou serviço.
Dessa forma, são desenvolvidas pesquisas, analisando o público-alvo, o produto disponível (qualidade e quantidade, entre outros aspectos), a comunicação e o relacionamento com os diferentes públicos.
Empresas que necessitam de ações de marketing tendem a investir 10% dos lucros mensais. É importante investir neste setor para atingir mais resultados em um produto.
Atualmente, profissionais deste campo surgem nas empresas, tornando-se cada dia mais necessários no mundo dos negócios.
O Marketing se destaca no mundo do trabalho
O profissional desta área possui a capacidade de atrair e encantar o consumidor. Por essa razão, tem sido procurado por startups, instituições e agências (principalmente em empresas virtuais).
Sua habilidade com tecnologia e conhecimento em tendências de diferentes nichos (como moda, cinema e esporte) é um diferencial, destacando-se, assim, de outros profissionais do mercado de trabalho.
Sendo versátil e multifuncional, esse profissional pode atender demandas que outros cursos não ensinam a administrar, como o planejamento, as estatísticas e a avaliação do público-alvo.
Há uma variedade de áreas de conhecimento nas quais este profissional pode se especializar. O Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, E-Commerce, Endomarketing, Marketing de Relacionamento, Endomarketing e Marketing Digital são algumas delas.
Em 2021, a pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada pela plataforma Resultados Digitais, apontou que 94% das empresas adotam o marketing digital como uma estratégia de crescimento.
Este estudo confirma a importância desses analistas, cuja atuação tem crescido exponencialmente e mostra-se a profissão do presente e do futuro. Por este motivo, há diversas áreas, para atender às necessidades de cada cliente.
Áreas de atuação do Marketing
Confira quais são as áreas de atuação do Marketing e qual o foco de cada uma.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo pretende trabalhar na inserção de um produto no mercado (físico ou digital) para atingir o sucesso esperado.
Além de trabalhar com o lançamento, também são estudadas técnicas de atração, para que o consumidor chegue até este produto. São utilizadas palavras-chaves, otimização de mecanismos de buscas (SEO), entre outras técnicas.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing se dedica aos canais digitais, utilizando as mídias sociais, por exemplo, para captar determinado público.
A criação de e-books, newsletter, workshops e outros conteúdos fazem parte da estratégia do Inbound, atraindo as pessoas direcionadas.
Sendo assim, é possível conquistar seguidores sem nenhum gasto excessivo da empresa.
Neuromarketing
Voltado para a psicologia, o Neuromarketing atrai os profissionais apaixonados pela ciência humana.
Estudando o comportamento de quem consome o produto, esta categoria consegue compreender e atingir com mais sabedoria os objetivos desejados.
Com isso, é entendido os desejos dos clientes e as estratégias são aprimoradas.
Consultoria
Atuando como consultor de marketing, pode-se oferecer serviços para diversos clientes. Esta atuação é perfeita para aqueles que desejam ter o próprio negócio.
O consultor é contratado para colaborar com a organização/criação de uma marca, criando um planejamento que ajudará em seu desenvolvimento.
Marketing Digital
Muitas funções podem ser executadas através do Marketing Digital.
É muito comum encontrar esses profissionais trabalhando com SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing), atuando com técnicas de otimização de mecanismos de busca online e na mídia paga consumida pelos usuários.
Endomarketing
A palavra “endo” trata-se de “interior”. Com isso, o Endomarketing ou Marketing Interno é um conjunto de ações para desenvolver um bom ambiente de trabalho.
É voltado aos colaboradores, propondo treinamentos, campanhas de satisfação, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores, além de outras ações.
E-Commerce
Sendo um dos principais negócios atuais na internet, o e-commerce trabalha com as vendas online. Atuando ao lado do especialista em logística, o Marketing se mostra necessário no comércio digital.
Estratégias de relacionamento, divulgação e promoção de publicidade, entre outras, são essenciais.
Marketing de relacionamento
Tratando-se de relacionamento, esta área é expert no tema.
Segundo Philip Kotler, o “pai” do Marketing, atrair um cliente pode ser mais fácil do que manter um atual. O Marketing de Relacionamento mantém uma proximidade para a empresa e seus clientes, fidelizando uma parceria.
Oferecendo ao cliente produtos diferenciados da concorrência e atraentes, eles permanecem mais tempo em consumo e reproduzem o famoso “boca a boca”.
São muitas as possibilidades de atuação dentro do marketing. Suas estratégias têm sido buscadas na sociedade que, a cada ano que passa, se torna mais digital.