Conheça os tipos de coaching mais comuns
O mercado de coaching cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, a International Coach Federation, que é a maior organização sem fins lucrativos do meio, estima que existem cerca de 71 mil coachs atuando no mundo. Mas você sabe o que é o serviço de coaching? Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o coach e escritor Paulo Vieira explicou que é um método que “te faz identificar onde você está, onde você quer chegar; sendo uma metodologia de performance e resultados”. Para a coach de carreira Ana Carolina Manzoli, também ao Fantástico, “o coaching é um processo de autoconhecimento que visa ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões”.
Os coachs surgiram no mundo corporativo, para melhorias profissionais, mas a atividade se espalhou, ganhou fama, adeptos e, hoje, é amplamente famosa e requisitada — tanto por clientes como por pessoas que querem se tornar coachs. A Febracis (Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmica) treina 16 mil pessoas por mês, no Brasil e no exterior; e o metódo CIS, abordado por ela, já formou 30 mil coachs.
Tipos de coaching
Atualmente há coachs de todos os tipos: desde os mais tradicionais, como de carreira e mudança de mindset, até os mais improváveis, como de emagrecimento e coach quântico, que trabalham com energia, frequência e vibração. Vamos conhecer alguns dos mais comuns.
Coaching empresarial
É ideal para empreendedores que querem evoluir seus negócios por meio de métodos específicos e metas desafiadoras. O coach ajudará o empresário a entender qual é a situação da empresa, em várias frentes, para que possam ser traçadas estratégias de acordo com o objetivo final.
O coach também ajudará o aluno a desenvolver autoconfiança para liderar a equipe, delegar funções e controlá-las de maneira adequada — buscando melhoras na performance e produtividade.
Coaching executivo
A ideia é parecida com o coaching empresarial, mas voltada aos executivos, que não costumam ter tanto contato com uma equipe. Também tem objetivo de melhorar as competências, tirar dúvidas e explicar os dilemas.
Coaching de liderança
Muitas pessoas dizem que nasceram para ser verdadeiros líderes, mas, na hora h, não conseguem desempenhar essa função; outras, que às vezes nem têm objetivo de liderar, precisam de algumas habilidades específicas para desenvolver seu talento.
Um líder precisa aprender a motivar os liderados, mesclar metas individuais com metas coletivas e exercer uma influência natural, sem que seja chato ou petulante. O coaching ajuda nos discursos, em como reunir esforços e como ter uma boa comunicação, direta e sincera, com a equipe.
Coaching de vendas
Serve para melhorar a produtividade individual dos vendedores. Faz o profissional ser mais confiante, ter autoconhecimento e propriedade na hora de vender algo. Ajuda na abordagem, técnica e comunicação — além da motivação, tradicional em vários outros tipos de coaching.
Coaching de carreira
Vai te ajudar a traçar planos e metas para sua carreira, a depender do seu objetivo — seja escolher uma profissão, entrar em uma determinada empresa, ser promovido ou somente evoluir na sua função. O coach identificará seus pontos positivos, habilidades e onde você pode evoluir.
Coaching de relacionamento
Ideal para quem está com dificuldade em se relacionar, tanto no casamento, no namoro ou mesmo em alguma paquera. O coach trabalhará sua postura, suas atitudes e seus posicionamentos, buscando a evolução na relação e a felicidade sua e de seu parceiro(a).
Coaching de vida
Esse é o mais amplo dos citados. O objetivo é, claro, o desenvolvimento pessoal. O coach te ensinará a ter autoconfiança e superar medos e obstáculos. Toda pessoa tem capacidades específicas — o coach identificará isso e trabalhará as suas. O objetivo final é que o coachee, quem é treinado, consiga encontrar as próprias respostas para possíveis problemas futuros.