Topo do Funil de Vendas: Descubra Como Aumentar Visitas no Seu Blog
Topo do Funil de Vendas | No artigo de hoje, vou falar sobre algo muito importante para qualquer empreendedor digital, aqui você vai aprender como aumentar visitas no seu blog e como converter visitantes em leads qualificados.
Se você está acompanhado os artigos aqui do blog, deve saber que neste mês, eu estou falando sobre o funil de vendas. No último artigo, você entendeu o que é, quais são as etapas do funil de vendas e qual a importância dele para o seu negócio.
Dando continuidade a isso, hoje, você irá aprender como trabalhar o topo do funil de vendas. Para isso, vamos falar aqui sobre os visitantes e os leads, que correspondem às duas primeiras etapas do funil de vendas.
Topo do Funil de Vendas | Como aumentar visitas no seu blog
Como já falei em outros artigos aqui do blog, para obter sucesso como afiliado, é preciso ter um blog no centro da estrutura do seu negócio. Todas as suas estratégias de marketing digital devem estar apontadas para o blog.
Abaixo, portanto, eu irei falar o que você deve fazer para aumentar o número de pessoas que chegam até o seu blog.
Para isso, vou falar de 3 estratégias de marketing específicas: o SEO, o uso do Facebook e do Youtube.
Como você já deve saber, é muito importante que você invista também na utilização das outras redes sociais. Como o Instagram, Linkedin, Google + e Twitter.
Veja isto:
Qualificação de leads: descubra como trabalhar o meio do funil de vendas
No entanto, no momento, essas duas ainda são as principais redes sociais para aumentar o número de visitas no blog. E, sozinhas, elas já fazem boa parte do trabalho e, por isso mesmo, vou falar apenas delas aqui.
SEO – Otimização de Sites
Trabalhar com marketing de conteúdo, hoje, e não pensar em SEO é impossível! Afinal de contas, como você já deve saber a maior parte dos cliques de quem pesquisa um termo no Google se concentra na primeira página.
Sobretudo, nas 3 primeiras opções oferecidas pelo buscador. Por isso, é importante que você comece a pensar em desenvolver blog posts com o intuito de chegar à primeira página do Google e já ter definido seu planejamento de venda.
Experiência do usuário
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Na prática, isso quer dizer que apesar de pensar em aplicar as regras de SEO (que hoje já são mais de 200), você deve pensar, acima de tudo, em quem irá ler o seu texto.
A primeira medida que você deve tomar para isso, é sempre se perguntar se o texto realmente ajuda o leitor. Se ele oferece informações relevantes, de qualidade e que resolvam a dúvida do leitor.
Lembrando que toda vez que alguém decide pesquisar um termo no Google, é porque ele tem uma dúvida, um problema ou curiosidade sobre um tema. Portanto, a primeira medida é se certificar de que o texto em questão está respondendo a esta dúvida.
Por via de regra, todo artigo que você cria para publicar no blog, deve oferecer a solução de um problema.
Além disso, em termos de experiência do usuário, você deve criar um conteúdo com linguagem informal, quase num tom de conversa. Assim, você consegue se conectar melhor com o leitor.
A importância da cauda longa
Segundo dados e estatísticas, mais de 70% das buscas do Google usam palavras-chave de cauda longa.
Além disso, com o passar dos anos, cada vez mais, a maneira como os usuários fazem a busca também tem mudado bastante. Em vez de pesquisar, por exemplo, “marketing”, as pessoas passaram a buscar “o que é marketing digital” ou ainda “estratégias de marketing digital para atrair tráfego”.
Isso também acontece porque, como você pode perceber, um usuário que busca “o que é marketing digital” pode não estar interessado em “estratégias de marketing digital para atrair tráfego”. E vice-versa.
Sendo assim, faz sentido que o usuário faça pesquisas cada vez mais específicas e, para isso, use os termos de cauda longa.
Por isso, escolher palavras-chave de cauda longa e que realmente sejam a base do problema que você quer solucionar, é essencial atualmente.
Mas isso não é tudo! Como você já deve ter percebido, as palavras de cauda longa conseguem trazer um tráfego muito mais qualificado para o seu blog.
Na prática, não é difícil entender por qual motivo isso acontece! Basta pensar que uma pessoa que procura “estratégias de marketing digital para atrair tráfego”, tem muito mais chances de entrar para a sua lista de e-mail ou mesmo comprar um dos produtos que você oferece, do que alguém que busca “marketing”.
Pois mais do que curiosidade ou um leve interesse, essa pessoa tem uma dúvida ou problema real para resolver. Portanto, quando você oferece uma boa solução, a chance dela se tornar um lead e avançar no funil é muito maior! Dica: Descubra de sua estratégia de fundo do funil de vendas funciona.
A importância dos recursos visuais
O seu texto também deve conter recursos visuais, pois eles ajudam tanto na experiência do usuário, quanto no rankeamento.
Primeiro, porque quando você coloca imagens ou vídeos no seu texto, ele fica mais interessante para quem está lendo. Conteúdos corridos e sem recursos visuais tendem a deixar o leitor entediado, então, evite fazer isso!
E, além disso, otimizar as imagens, preenchendo os campos “título” e “texto alternativo” também te ajuda a subir posições no rankeamento.
Principalmente, porque muitos empreendedores se esquecem desses detalhes. Que também são considerados pelo Google na hora de rankear os artigos.
Também é necessário destacar que, segundo especialistas no assunto, uma estratégia de SEO, demora, pelo menos, alguns meses para surtir efeito.
Mas como você pode perceber, colocar o seu texto na primeira página do Google, ainda é a melhor maneira de se aumentar o número de visitas orgânicas no seu blog. E, por isso, desde o começo, você deve se esforçar para que isso aconteça.
Redes Sociais – Facebook
Essa rede social é, atualmente, a queridinha dos brasileiros. Ela atingiu os 2 bilhões de usuários no primeiro semestre desse ano e a tendência é de que continue crescendo.
E a prova disso é que até mesmo grandes portais utilizam essa rede social como fonte de tráfego. Como você pode ver nas imagens abaixo.
Conforme uma pesquisa divulgada pelo site Fortune, o Facebook é a principal fonte de tráfego de grandes portais de notícia. Tendo ultrapassado até mesmo o Google nesse aspecto.
Ou seja, a maior parte dos leitores que chega aos grandes sites de notícia, vem do Facebook e não do Google!
Sendo assim, outra excelente forma de aumentar visitas no seu blog é utilizar o Facebook como seu aliado. Através da criação de uma página para o seu negócio.
Além disso, sempre que você postar conteúdos novos no seu blog, você deve compartilhá-los nas redes sociais.
O Facebook também precisa de uma estratégia de conteúdo exclusiva. Ou seja, além dos conteúdos do blog no topo de funil de vendas, você também precisa postar conteúdos exclusivos.
Você pode postar infográficos, vídeos, fotos e dicas para a sua audiência, com objetivo de realmente agregar valor para a experiência dessas pessoas.
Criando um relacionamento com essas pessoas, e fazendo com que elas passem a enxergar você como autoridade.
Dica matadora: grupos responsivos
Ou seja, aqueles grupos em que as pessoas estão realmente se relacionando. E não apenas postando propaganda e tentando vender produtos.
Portanto, procure grupos em que as pessoas estejam realmente comentando, curtindo e compartilhando o conteúdo que é postado.
Isso garante que você encontre visitantes mais qualificados para o blog e pessoas que realmente se interessem em ouvir o que você tem a dizer.
Um detalhe importante, no entanto, é que os visitantes que chegam ao seu site pelo Google costumam ser mais qualificados do que os que chegam pelo Facebook.
Pois como você viu acima, eles já chegam procurando a solução de um problema. Enquanto no Facebook, o principal objetivo das pessoas é se relacionar.
Mas isso não quer dizer que você não encontrará visitantes qualificados para o seu blog.
Afinal de contas, o alcance que essa rede proporciona, na maioria das vezes, é muito maior do que o alcance do blog em si.
Aposte em vídeos – Youtube
Abaixo você pode conferir algumas estatísticas super interessantes sobre o Youtube lançadas pelo site BrandWatch.
Os números sobre essa rede social também são bastante expressivos. Atualmente, ele é o terceiro site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google e do Facebook.
Outra curiosidade interessante do Youtube também é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, ficando apenas atrás do Google.
A cada mês 3,25 bilhões de horas de vídeo são assistidos. E a cada minuto que passa, 300 minutos de vídeo são carregados na rede.
Os números relativos aos dispositivos móveis também são bastante expressivos. Mais da metade das visualizações do YouTube vêm de dispositivos móveis. Além disso, a sessão média de visualização móvel dura mais de 40 minutos.
O vídeo mais assistido de todos os tempos atingiu a incrível marca de 2,5 bilhões de visualizações e foi o Gangnam Style by Psy.
Depois de saber essas estatísticas fica fácil entender por que utilizar o Youtube para aumentar as visitas no blog é tão importante, não é mesmo?
Afinal de contas, ele é excelente para gerar tráfego para o seu blog. Nesse sentido é extremamente necessário trabalhar com o SEO no Youtube.
A importância do SEO para o Youtube
Assim como o Google, o Youtube se utiliza de diversas estratégias na hora de rankear os conteúdos.
Como por exemplo, a otimização dos títulos usando a palavra-chave, a utilização de links, uma boa meta descrição etc.
Por isso, é regra básica, testá-las e buscar também as primeiras posições do ranking. Assim, você garante que irá aumentar visitas no seu blog.
Diferente do Facebook, os usuários no Youtube, costumam ser muito mais qualificados. E, por isso, também é importante trabalhar bem essa estratégia.
Além disso, o Youtube também é essencial para te ajudar a criar autoridade no seu nicho. Por meio da postagem de conteúdo relevante, com objetivo de ajudar a esclarecer possíveis dúvidas de seus clientes em potencial.
Assim como o Facebook, o Youtube também deve sempre buscar levar o cliente em potencial para o blog.
Outra dica importante para o crescimento do seu canal no Youtube é postar com regularidade. Assim, sua audiência estará sempre esperando pelos novos vídeos que você irá disponibilizar.
Ferramentas muito importantes
Depois de falar dessas 3 estratégias, também quero citar aqui duas ferramentas fundamentais para o seu negócio digital.
Pois elas facilitam a sua vida e te permitem perder menos tempo com algumas tarefas essenciais. Veja abaixo quais são elas:
Yoast
A primeira delas é o Yoast, que se trata de um plugin gratuito para WordPress. Com essa ferramenta toda a checagem do SEO fica muito mais simples.
Pois ela oferece uma espécie de checklist, no qual você pode observar alguns critérios de SEO, que são levados em consideração pelo rankeamento do Google.
Sem dúvidas, utilizar o Yoast vai facilitar muito a sua vida na hora de postar e rankear os seus artigos.
Porém, algo que é importante destacar é que o Google tem dado cada vez mais importância a experiência do usuário. O que, na prática, o Yoast não consegue medir.
Sendo assim, também é muito importante pensar em oferecer o melhor conteúdo possível em termos de experiência do usuário no topo de funil de vendas. E não apenas seguir à risca o checklist dessa ferramenta.
Hootsuite
O Hootsuite é um aplicativo especializado no gerenciamento das redes sociais. Como o Facebook, Google +, Twitter, Instagram e Linkedin.
Com ele, sempre que um artigo é postado no blog, você pode compartilhá-lo facilmente nessas redes. Com isso, você perde muito menos tempo e otimiza sua estratégia para as redes sociais.
O aplicativo permite a utilização gratuita por 30 dias. No entanto, mesmo a versão paga compensa, por conta do tempo que você pode economizar.
Como converter visitantes em leads
computador com diversas estratégias e ferramentas de marketing digital
Depois de aumentar visitas no seu blog significativamente é preciso fazer com que esses visitantes avancem no funil de vendas e se tornem leads.
Oferecendo uma isca digital
Para isso, a estratégia mais comum no topo de funil de vendas e mais eficaz é oferecer uma isca digital.
Você pode oferecer algum material, como um e-book, de conteúdo exclusivo.
E, mais importante, que resolva um problema do seu cliente em potencial. Pois, assim, ele realmente sentirá a necessidade de ter acesso a esse material.
A grande sacada é que para ter acesso a esse conteúdo, o visitante precisará ceder algumas informações.
Nesse primeiro momento, o ideal é que as únicas informações que você peça, sejam o nome e o e-mail do visitante.
Isso diminui a barreira e as objeções que o leitor possa ter. Nesse momento, pedir muitas informações, pode fazer com que o leitor desista de obter esse conteúdo.
Depois que o usuário já fizer parte da sua lista, aí sim, você pode pedir outras informações de contato a fim de segmentar a sua lista e oferecer soluções personalizadas.
Usando as call to action
Além da estratégia destacada acima, utilizaremos uma outra que é muito relevante neste momento para geração de leads.
Trata-se da utilização das call to action (chamadas para ação, em português).
Elas devem ser usadas em todas as suas estratégias de conteúdo, tanto nos blogs posts, nas redes sociais e na landing page.
As CTA devem sempre vir no modo imperativo, como por exemplo, “deixe seu comentário”, “clique no link”, “compartilhe com seus amigos” etc.
Pois assim, o leitor é persuadido a realmente realizar a ação sugerida por você.
Outro detalhe considerável é que as CTA devem induzir o leitor a realizar apenas uma ação de cada vez.
Pelo menos no blog, já que nas redes sociais, geralmente, um leitor que irá comentar um conteúdo, também irá curti-lo.
No blog e nas landing pages, você deve pedir apenas uma coisa de cada vez, variando entre os diferentes objetivos (como compartilhar, comentar ou fazer parte da lista de e-mail) em cada post.
Dica matadora: o comprometimento é tudo!
Quando o assunto é topo do funil de vendas, você precisa entender que o comprometimento é tudo! Mas ele acontece devagar e de forma gradual.
Toda vez que um leitor comenta seu post no blog, compartilha algo que você postou nas redes sociais ou se inscreve no seu canal do Youtube. É como se ele se comprometesse um pouco com o seu negócio.
E são justamente esses pequenos comprometimentos que o fazem avançar no funil, passando de uma etapa à outra, gradualmente.