Escova definitiva: O que é? Por que fazer? Por que não fazer?

Saiba o que é escova definitiva, suas características e os motivos para fazer ou não este alisamento. Veja nossas dicas para a correta manutenção da escova. Mas antes disso, um cabelo cacheado é muito bonito e esta na moda, no entanto exige uma rotina de cuidados específicos para cabelos cacheados

O que é Escova Definitiva?

O mundo das mulheres envolve beleza, qualidade e bons produtos!

Pois, não dá para ficar bonita, sem utilizar-se dos ingredientes certos!

Um dos procedimentos que tem feito muito sucesso é a técnica usada na escova definitiva. Diferente da progressiva, a técnica alisa mais as madeixas pela ação dos agentes. Portanto, dê adeus aos fios rebeldes e ondulados.

É um tratamento que altera a estrutura interna da fibra capilar, com a facilidade de penetrar em cada célula dos cabelos; e ainda também tem a questão da durabilidade, que são alguns benefícios dessa escova.

A escova definitiva tem efeito mais duradouro em relação à escova progressiva; a grande vantagem é que o efeito não desaparece junto com as lavagens.

Este procedimento é ideal para quem tem cabelos crespos ou pra quem quer ter os fios lisos permanentemente, sem a necessidade de artifícios como a prancha e o secador.

A duração varia em média de 6 a 8 meses, que é o tempo do crescimento do cabelo. Retoques serão necessários, porém não se pode descuidar da hidratação para manter os fios macios.

Quem opta por essa alternativa, tem que ter em mente que os cabelos não poderão ter nenhuma outra química. Nem mesmo tintura.

Mas não se engane, a química não muda o bulbo capilar, e sendo assim os fios crescem da maneira original!

Então a escova definitiva necessita de retoques, acompanhando o crescimento do cabelo.

Por que fazer?

A vantagem é exatamente a duração, muito superior a da escova progressiva. Dependendo de como é o crescimento da raiz, os retoques podem demorar até um ano para serem feitos.

Por que abandonar a escova progressiva

1 – Ciclo sem fim

A vantagem e a desvantagem estão bem ligadas. Por ter durabilidade alta, se você se arrepender do procedimento, vai ser muito difícil se livrar dela. Recuperar os cachos é tarefa quase que impossível. Se o cabelo não for nada liso, você vai acabar caindo num ciclo sem fim, se sentindo obrigada a fazer os retoques.

2 – Quero meus cachos de volta, e agora?

Aí está uma tarefa das mais difíceis. O mais aconselhado é manter os fios novos disciplinados e bem hidratados, até que atinjam um tamanho em que você se sinta confortável para cortá-los.

3 – Tempo de Salão

Prepare-se! Uma média de quatro horas no salão ou mais. Além de precisar de uma atenção redobrada, qualquer dobra, ou marca pode estragar seu cabelo.

O que esperar da escova definitiva?

Há algum tempo, a escova definitiva era conhecida por deixar os fios artificiais. Mas isso ficou para trás.

Com as novas tecnologias o tratamento é um dos mais seguros e dá uma aparência extremamente natural.

A única ressalva fica por conta dos cabelos afros, esses sim podem ficar com aspecto chapado.

E não se engane; as belas atrizes negras quando aparecem com belos cabelos lisos, provavelmente estão usando peruca, sim peruca, pois nem sempre a aparência da escova definitiva agrada a todas.

Procure um bom profissional, com conhecimentos na técnica e assim será sucesso garantido.

Um tratamento para cada tipo de cabelo

Ondulado: São cabelos que apresentam ondas nas pontas, ou do meio para as pontas. A química geralmente usada é o tioglicolato.

Frisado: Esse é aquele tipo de fios, que brigamos a vida toda para domá-lo e discipliná-lo. A química recomendada é também o tioglicolato!

Anelado: Cachos bem definidos que iniciam na raiz do cabelo, apresentam oleosidade. A melhor opção também é o tioglicolato!

Encaracolado: A diferença deste tipo de cabelo, é que os cachos são mais fechados e se iniciam na raiz. O tratamento ideal seria a guanidina.

Crespo e afro: Secos e armados, com pouco ou nenhuma oleosidade. Neste caso usa-se o hidróxido. Acesse nosso artigo onde damos algumas dicas de como tratar, cortar e pentear cabelos crespos

Finalizando que independente de qual tipo de cabelo você tenha, a escova definitiva é recomendada para quem não quer muito trabalho e ainda necessita de um auxílio de beleza no dia a dia!