Marketing Digital

Planejamento de Vendas: Saiba Como o Afiliado Autoridade Monta o Seu

Planejamento de vendas | Conquistar a independência financeira é o sonho de muita gente. No entanto, para construir um negócio de sucesso é preciso ter um planejamento de vendas que te permita vender todos os dias.

E se é esse o seu objetivo com o seu negócio: vender todos os dias, saiba que depois de ler este artigo você estará muito mais preparado para isso.

Isso, é claro, não é uma tarefa fácil, mas saiba que é possível sim! Desde que você tenha as informações, o mindset correto e as estratégias de marketing digital adequadas

3 princípios para ser afiliado autoridade e conquistar sua independência financeira

Você já deve ter reparado que hoje o processo de vendas é muito diferente do que era há algumas décadas. Podemos resumir o que acontecia naquela época de duas formas.

A primeira delas era quando você percebia a necessidade de um produto qualquer. O que se fazia era simplesmente ir até algumas lojas, pesquisar produtos e preços e simplesmente realizar a compra.

Além disso, você também deve se lembrar da famosa frase “Compre Batom”. Que a marca de chocolate, insistentemente, veiculava em jornais, revistas e anúncios na televisão.

Neste caso, quando a marca era conhecida, surgia o desejo específico de comprar não um produto qualquer, mas aquele produto da propaganda.

Hoje, as coisas não são tão simples assim. Quem quer revender produtos, precisa ter estratégias de afiliado, deve saber que existe todo um processo por trás disso. Muito mais complicado e trabalhoso.

Mas que quando trabalhado da forma correta, traz resultados incríveis! Como eu disse acima, possibilitando a tão sonhada liberdade financeira e a possibilidade de trabalhar com um modelo de negócio que, a longo prazo, funciona no piloto automático.

Você também já deve saber que existem muitas maneiras de se pensar todo esse processo de vendas e muitas teorias sobre isso.

No entanto, neste artigo quero falar sobre 3 princípios que acredito que exemplificam muito bem esse processo. E que te ajudam a saber o que você deve ter em mente na hora de construir o seu negócio digital.

Podemos dizer que, atualmente, o modelo de negócio online de quem quer trabalhar como afiliado de autoridade parte de 3 princípios básicos: atrair, engajar e converter. Abaixo, vou falar mais detalhadamente sobre cada um deles, confira:

 

1 – Atrair

Atrair - Planejamento de vendas
O primeiro princípio de que vou falar é atrair. Esse é o primeiro passo em direção à venda. Nesse momento, a ideia é justamente fazer com que o cliente em potencial chegue até o seu negócio.

Existem muitas formas de se fazer isso, como por exemplo, com um blog, utilizando as técnicas de SEO, as redes sociais, os links patrocinados etc.

Quanto maior o número de estratégias de marketing que você utilizar corretamente, maior será o número de pessoas que chegará até o seu negócio. Logo, maior será o número de clientes em potencial.

Nesse primeiro momento, o cliente em potencial, muitas vezes, ainda nem tem ideia da solução que você vai oferecer para ele em forma de produto. Até a venda, ele ainda tem um longo caminho a percorrer, do que vou falar no próximo princípio.

 

2 – Engajar

Para realmente tornar as pessoas que chegam ao seu blog numa audiência sólida e fiel é preciso se relacionar com elas.

Engajar - Planejamento de vendas
Com o intuito de criar autoridade no seu nicho, você também deve sempre estar atento às informações que você passa para essas pessoas. Elas devem ser relevantes, verdadeiras e escritas de forma que as pessoas se interessem pela leitura.

Por isso mais do que simplesmente escrever textos para o blog, ou criar conteúdo para as redes sociais, você deve criar conteúdo do interesse dessas pessoas. Conteúdo que faça com que elas sintam vontade de compartilhar com os amigos, de comentar, de curtir etc.

Tudo isso ajuda você a engajar o seu cliente em potencial. Além disso, outra estratégia para engajar as pessoas é o uso dos gatilhos mentais e, sobretudo, das call to actions.

As CTA (que podem ser traduzidas como chamadas para ação) são muito importantes nesse momento. E devem ser utilizadas em todas as estratégias de conteúdo, como os blog posts, redes sociais e e-mail marketing.

Assim, você aumenta muito as chances de fazer com que as pessoas estejam realmente engajadas com aquilo que você tem a dizer.

Cada vez que uma pessoa compartilha, curte, comenta ou faz um download, podemos dizer que cada uma dessas ações é um pequeno comprometimento com você e com o seu negócio. Cada uma dessas ações leva esta pessoa a dar mais um passo em direção à compra do seu produto.

Podemos dizer que o principal objetivo dessa etapa é criar um relacionamento de confiança com o leitor. Pois ele irá entender que você está realmente disposto a ajudá-lo, por meio do conteúdo de qualidade oferecido.

Assim, quando você oferecer um produto, ele saberá que esse produto também é uma solução para um problema que ele está enfrentando e assim, ira conseguir leads qualificados trabalhando o meio do funil de vendas.

 

3 – Converter

Converter - Planejamento de vendas
O último princípio destes 3 é a conversão. Que neste caso, é a venda em si. Num modelo de negócio ideal, a conversão é uma consequência direta dos dois princípios anteriores, como eu já disse.

Quando as suas estratégias e a sua estrutura estão funcionando com perfeição, não há necessidade de ficar forçando a venda.

O que, na verdade, pode atrapalhar todo o processo. Pois o cliente em potencial pode se sentir incomodado e acabar deixando de se interessar pelo que você tem a dizer.

É o que acontece muitas vezes quando um lead deixa de fazer parte da sua lista de e-mails pelo número excessivo de ofertas que você manda. Isso acontece com muitos empreendedores iniciantes.

Por isso, é essencial que você entenda a importância de se trabalhar adequadamente os dois princípios acima.

Além disso, que você construa a estrutura correta e use as estratégias de marketing digital de forma adequada. E é exatamente sobre isso que vou falar abaixo.

 

Planejamento de vendas: como montar uma estrutura que permite vender todos os dias

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o processo de vendas que tal se aprofundar no assunto e estudar a sua estratégia de fundo de funil e ver se ela realmente funciona?

É hora de falar, na prática, de quais são as estratégias de marketing e a estrutura necessária para criar o seu planejamento de vendas. É isso que vai permitir que você possa vender todos os dias.

E para que você entenda tudo isso de forma mais simples, decidi usar um exemplo, que neste caso será de alguém que escolher o nicho de artesanato para vender os produtos como afiliados. Vamos lá?

 

1 – Nicho de mercado

Como já falei em outros artigos aqui do blog, um nicho corresponde a uma pequena parcela do mercado.

E, no caso de se trabalhar como afiliado de autoridade, escolher um nicho garante que você irá encontrar o público certo. Que realmente está interessado e irá comprar o produto que você oferece.

E, por isso, é um passo essencial para o seu planejamento de vendas.

Na hora de escolher o nicho certo para você é importante que você escolha algo que seja do seu interesse ou que você tenha conhecimento prévio.

Assim será mais fácil construir autoridade nesse nicho. Pois você saberá do que está falando e poderá falar sobre o assunto com propriedade. Sob a ótica de um especialista, o que faz toda a diferença na hora de construir confiança.

Além disso, você também deve escolher um nicho que te ofereça a possibilidade de trabalhar com uma boa gama de infoprodutos para vender.

Como eu disse acima, vou falar aqui de um exemplo específico, para que você possa entender tudo na prática. Nesse caso, vou usar o exemplo de alguém que decida trabalhar com o nicho de artesanato.

 

2 – Entenda o seu cliente em potencial

O próximo passo é entender um pouco melhor o seu cliente em potencial.

Ter todo um planejamento de vendas e uma estrutura bem montada. Mas não criar tudo isso pensando diretamente para o consumidor, aumenta as chances do seu negócio não obter sucesso. Conhecendo seu cliente em potencial, você esta pronto para criar o topo de funil de vendas e aumentar a visita do seu blog.

O cliente é a razão de existir do seu negócio, por isso, entendê-lo é tão importante. Isso irá te ajudará a saber que tipo de produto ele procura e como ele pensa.

Dessa forma, você poderá ter ideias para ganhar dinheiro em casa e saberá melhor o que vender para essas pessoas. E, mais do que isso, você pode definir como você irá utilizar as estratégias para alcançá-lo.

Uma das maneiras de se entender melhor o seu cliente em potencial, é utilizar o Google Trends. Essa ferramenta tem como objetivo te ajudar a pesquisar tendências do que as pessoas têm pesquisado no Google.

Nela você pode, por exemplo, encontrar quais termos no seu nicho têm crescido nas buscas do Google ao longo dos últimos anos. Dessa forma, você vai ter uma ideia de quais tipos de produtos podem maximizar os seus lucros.

Como exemplo, aqui, escolhemos o termo “chinelos personalizados”. Como você pode observar nas imagens abaixo, esse é um termo cuja pesquisa tem crescido exponencialmente nos últimos tempos.

O que quer dizer que a probabilidade é de que continue crescendo nos próximos anos. E que a probabilidade de você vender esse tipo de produto também é grande.

Além disso, veja também que a ferramenta segmenta a busca e te mostra quais são as regiões do país em que o termo é mais pesquisado. Por isso, uma estratégia a mais é trabalhar com público segmentado.

Neste caso, ao escolher trabalhar com público segmentado para o Mato Grosso, sua margem de conversão irá aumentar.

 

 3 – Escolha do produto

A próxima etapa é saber o que vender, ou seja, escolher o produto certo para a sua audiência. Existem vários fatores a serem considerados nesse momento. Como por exemplo:

Ticket médio baixo: O ideal para quem está começando a construir autoridade é começar com produtos de ticket médio baixo. Que seria de R$ 50,00 a R$ 200,00.

Comissão: Comissão de pelo menos 40% do valor do produto. Pois assim você será recompensado pelo seu trabalho de forma mais justa.

Cookie infinito: Dar preferência por produtos com cookie infinito. Isso garante que mesmo se o cliente em potencial demorar para comprar o seu produto, você receba pela venda.

Funil infinito e afiliação global: Essa funcionalidade recebe nomes diferentes nas plataformas. Ela permite que, indicando um produto A de um determinado infoprodutor. Se o seu lead comprar o produto A e o produto B, você ganhe comissão por ambos. Mesmo que só promova um deles. Afinal de contas, foi você quem mandou esse lead para a lista do infoprodutor.

Upssel Crossover ativo: Procure por produtos com upssel crossover ativo – essa é uma funcionalidade exclusiva da Monetizze. Digamos que você promova o infoproduto de um infoprodutor chamado João Silva. Se o seu lead chegar até a lista desse infoprodutor e ele promover produtos de um outro infoprodutor. Chamado José Alves, você também ganha parte da comissão se uma venda for realizada. Ou seja, se o lead passou do seu link para o infoprodutor João Silva e acabou comprando também um produto do José Alves, você também receberá parte da comissão dessa venda, mesmo sem ter se afiliado a nenhum produto do José Alves. Isso, sem dúvidas, aumenta muito as suas chances de ganhar ainda mais dinheiro.

Carta de vendas: A carta de vendas do produtor é outro fator a ser analisado. Nesse momento, procure ver se a carta de vendas do produtor realmente dá vontade de comprar o produto. Além disso, analise também os depoimentos de quem já usou o produto, pois esse é o gatilho mental da prova social, que tem muito poder de persuasão. Por último, verifique o produto no Reclame Aqui, veja se há muitas reclamações e o que as pessoas estão falando sobre este produto nessa plataforma. Você deve evitar produtos que tenham avaliação negativa.

 

 4 – Criando um blog

E agora que já definimos esses 3 conceitos tão importantes, vamos partir para a criação da estrutura do seu negócio.

O primeiro e mais importante pilar dessa estrutura é o blog. Antes de falar sobre isso, gostaria de destacar o seguinte, todos os pilares de que vou falar aqui vão funcionar (ainda que de forma diferente) para os três princípios que citei acima: atrair, engajar e converter.

A ideia com a criação do blog é criar e veicular conteúdo de qualidade e relevante no seu nicho. Sendo assim, de todas as estratégias, o blog é a melhor estratégia para construir autoridade.

Ele permite que você mostre ao seu cliente em potencial, que você entende do assunto do seu nicho. Com isso, você se relaciona com esse cliente em potencial, gerando confiança, que é algo essencial para que a venda seja realizada.

No blog você criar todo tipo de conteúdo que responda às dúvidas dos seus clientes em potencial, que fale sobre as dores dele etc.

No exemplo que estamos usando, você pode escolher temas como, por exemplo:

  • Como fazer artesanato passo a passo.
  • Ideias para ganhar dinheiro em casa com artesanato.
  • Como precificar seus produtos.
  • Vale a pena fazer um curso para aprender artesanato?
  • Como encontrar os seus primeiros clientes.
  • Como conquistar sua independência financeira vendendo artesanato.
  • Qual o melhor tipo de artesanato para vender.

Dessa forma, você se mostra realmente interessado em ajudar quem chega até o seu blog.

Outro detalhe muito importante é que, como eu disse, o blog é o centro de toda a sua estratégia. Portanto, todas as estratégias abaixo, como as redes sociais e o e-mail marketing, sempre devem tentar levar o seu cliente em potencial para o blog. Pois assim, você aumenta as suas chances de venda.

 

5 – Redes sociais

As redes sociais também são uma importante parte da estrutura que garante que você venda todos os dias. Ainda que de forma indireta.

A ideia é que você esteja presente em todas as redes que puder. Como o Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Twitter etc.

O primeiro objetivo de se criar conteúdo para essas redes é aumentar as fontes de tráfego orgânico para o seu blog. Que como eu já disse, é o centro da sua estratégia.

O segundo objetivo de criar conteúdo para as redes sociais é o de engajar o seu público. O que permite que, cada vez mais, os seus clientes em potencial vão se interessando pelo que você tem a vender.

Na prática, toda vez que alguém da sua audiência realização uma ação. Como fazer um comentário, ou compartilha seu conteúdo, ele se compromete um pouco mais com o seu negócio.

Na hora de trabalhar com as redes sociais, existe um detalhe muito importante que é ignorado por muitos empreendedores.

Diferente do que muitos imaginam, para construir uma estratégia que te permita vender todos os dias, você não deve apenas veicular o conteúdo do blog nas redes. Simplesmente, postando em todas as redes todos os novos conteúdos do blog.

Você deve ir um pouco além, criando também e compartilhando conteúdo exclusivo para todas as redes.

As redes como o Facebook e o Instagram, por exemplo, servem para conteúdo mais simples e rápidos, como dicas e informações curtas.

O Youtube, por sua vez, serve para conteúdo mais complexos e mais elaborados. Como tutoriais de como criar algumas peças de artesanato que sejam tendência no momento.

6 – E-mail marketing

Por último quero falar do e-mail marketing, que é a estratégia que vai unir todas essas partes do seu planejamento de vendas.

O e-mail marketing é muito utilizado para o envio de ofertas e das novidades do blog. No entanto, numa estratégia completa para que o seu negócio cresça, você pode fazer muito mais do que isso!

Em primeiro lugar, como eu disse, o e-mail marketing é a estratégia que amarra todas as outras. Portanto, uma das maneiras de usá-lo é a de enviar não apenas as novidades do blog, mas também o conteúdo específico de cada rede social.

E se você faz parte da lista de e-mails dos grandes nomes do marketing digital, já deve ter percebido que muitos deles fazem isso. Te enviam um e-mail semanalmente com todas as novidades do blog e de cada rede social.

Assim, você tem mais chances de se interessar pelo que eles oferecem e as chances de clicar em pelo menos um link, cresce muito.

Por último, o e-mail marketing também deve ser fonte de conteúdo exclusivo para quem faz parte dessa lista. Dessa forma, você torna essa estratégia ainda mais interessante para os seus clientes em potencial.

Concluindo…

Neste artigo você aprendeu como criar um planejamento de vendas para vender todos os dias.

Se você trabalha como afiliado de autoridade, tenha certeza de que seguir esses passos irá te ajudar a se destacar no meio da multidão. E, mais do que isso, criar um negócio de sucesso e que te de dinheiro a curto e longo prazo.

Espero que você tenha gostado do artigo e se gostou, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.