Policarbonato gera economia para seu projeto: entenda!
Economizar é o que mais desejamos atualmente, não é mesmo? Com a crise que estamos passando, é normal que as pessoas busquem maneiras de poupar dinheiro em todas as áreas da vida.
Quem está construindo ou reformando um imóvel também pode economizar e investir em produtos que, no futuro, trarão grandes vantagens e menos custos de manutenção. Fazer uma obra inteligente é exatamente isso, pensar em materiais que tragam benefícios a longo prazo sem deixar a economia do presente de lado.
Exemplos de materiais econômicos
As telhas com transparência são excelentes exemplos desses materiais inteligentes. Elas permitem maior entrada de luz nos ambientes, o que favorece a economia de energia elétrica a longo prazo – afinal, um lugar mais claro exige menos luzes acesas durante o dia e entardecer.
É uma opção que traz diversas vantagens e não tem alto custo para adicionar na sua obra.
O policarbonato é um dos materiais mais utilizados na construção civil e arquitetura atualmente. Ele vem ganhando cada vez mais espaço no mercado devido a sua grande versatilidade – há inúmeras formas de usá-lo em diferentes tipos de projetos.
Saiba mais sobre essas telhas e coberturas para identificar onde usá-las em seu imóvel e as vantagens desse material. Muitos ainda não o conhecem, por isso, têm algumas dúvidas. Mas não se preocupe! Vamos solucioná-las ao longo deste conteúdo.
Coberturas de policarbonato: o que são?
Para as coberturas em policarbonato podemos utilizar telhas, chapas compactas ou alveolares. São o mesmo termoplástico, mudando apenas o ‘formato’, o que permite tantas aplicações em projetos distintos.
São placas produzidas a partir de resinas de carbono. Se parecem com as de vidro quando estão na forma lisa (embora sejam feitas de materiais bastante diferentes e apresentem benefícios distintos).
O policarbonato é um polímero termoplástico. Ou seja, fazem parte da família dos plásticos, mas são muito mais resistentes, moldáveis e transparentes do que esses materiais comuns que vemos no dia a dia.
Ele é formado por partículas de carbonatos e quando exposto a altas temperaturas, se torna maleável, permitindo a fabricação de diversos produtos com esse material, como telhas, coberturas, toldos e muito mais.
É um material que oferece uma enorme durabilidade, podendo durar perfeitamente por décadas sem a necessidade de manutenções. Pode ser usado em ambientes internos e externos de casas, escritórios e imóveis em geral.
Este material é muito utilizado em áreas de churrasqueira, jardins externos, internos, em telhados, corredores, passarelas, áreas gourmet, entre outros. Por esses e outros diversos motivos, é um dos materiais mais usados no mercado atualmente.
Como o policarbonato pode ser usado a favor da iluminação?
As telhas e coberturas de policarbonato têm um grande diferencial, elas oferecem alta transparência e permitem a entrada de luz natural como poucas outras opções do mercado.
É uma excelente solução de cobertura para quem busca cobrir uma área do imóvel, ampliando o aproveitamento da iluminação natural sem interferir na estética do projeto. Ou seja, sem deixar o ambiente feio.
Com a alta passagem da luz, as pessoas consomem menos energia – o que é muito vantajoso pensando pelo lado financeiro e sustentável. Mas, apenas permitir a entrada de luz, para muitas pessoas, não é o suficiente.
Que bom que o policarbonato oferece inúmeros benefícios e esse não é seu único diferencial no mercado.
A telha de policarbonato também é conhecida pela sua variedade de tipos e estilos, permitindo projetos para todos os gostos e preferências. Embora a versão ondulada seja a mais popular no mercado, é possível encontrar esse tipo de material em outros formatos como trapezoidal, greca, click, romana e portuguesa.
Podem ser encontradas em diversas cores, além da tradicional transparente, como as versões coloridas, fumê e leitosas – todas apresentam as mesmas características e vantagens, a escolha de qual usar depende de gostos, preferências e o que foi previamente combinado na idealização do projeto.
Outra vantagem da telha de policarbonato é a sua resistência. Esse é um grande diferencial do material no mercado, ainda mais quando comparados a outros famosos, como os vidros e o acrílico.
O policarbonato é, de longe, o mais resistente atualmente. Ele pode suportar impactos 200 vezes mais do que o vidro comum e até 250 vezes superior ao do vidro temperado.
É muito mais resistente do que o acrílico e os outros plásticos. O que impacta na sua durabilidade e facilidade de instalação. Além da economia, há motivos de sobra para utilizar esse material.
Mas como tudo que depende de investimentos, a decisão de qual material usar nas telhas e coberturas deve ser bem pensada. Reflita as vantagens, aplicações, pesquise mais, faça orçamentos e então, decida o que será melhor para seu projeto.