Sua empresa precisa de manutenção de ar condicionado: entenda o motivo!

 Benefícios de ter um contrato de manutenção de ar condicionado: tenha pronto atendimento de assistência técnica! 

A grande maioria das empresas contam com aparelhos de ar condicionado para proporcionar melhor conforto térmico e bem-estar aos seus funcionários. Entretanto, essas máquinas são diferentes de todas as outras. 

Quanto mais elas são usadas, mais cuidados elas exigem. Ao longo do tempo, é comum que o ar condicionado apresente algumas falhas. É inevitável, ainda mais se o uso do aparelho for constante como nas empresas. 

Porém, o que muitos não sabem é que existem dois tipos de manutenção de ar condicionado. Uma é destinada à prevenção de problemas no aparelho, outra é feita para o conserto de peças.

Quando falamos em manutenção, costumamos pensar nos serviços que contratamos quando algo parou de funcionar. Entretanto, no caso do ar condicionado, a manutenção corretiva não é a única opção de cuidados com o aparelho. 

A manutenção preventiva de ar condicionado é extremamente importante, ainda mais para empresas. Sem essas manutenções, a vida útil das peças do próprio aparelho será menor, o consumo de energia elétrica será maior e poderá causar problemas pulmonares nas pessoas que usufruem da máquina. 

Manutenção preventiva é um conjunto de medidas de prevenção que visa a conservação da máquina, como a higienização do filtro, limpeza das peças, verificação do dreno da bandeja de condensação e da regulagem do termostato, entre outras. 

Todas as soluções são necessárias, algumas mensalmente, outras anualmente. 

Para simplificar a contratação de todas essas medidas, algumas empresas oferecem o contrato de manutenção preventiva de ar condicionado, no qual disponibiliza esses cuidados periódicos e muito mais.

Além de garantir que o aparelho estará sempre funcionando bem e que terá uma vida útil maior, com o contrato de manutenção de ar condicionado, as empresas têm um pronto atendimento de técnicos e profissionais da área.

Entenda como esse contrato funciona e como contratar um agora mesmo. A seguir, indicaremos as vantagens de fazer manutenções preventivas periódicas para o aparelho, ambiente e para a saúde das pessoas que o usufruem.

Como um contrato de manutenção de ar condicionado funciona?

Com um contrato de manutenção de ar condicionado, a empresa receberá um técnico mensalmente e a cada trimestre. O profissional fará uma revisão no aparelho e fará os reparos necessários. 

Quando se tem uma rotina de cuidados com o aparelho, geralmente, são necessários apenas pequenos reparos para evitar maiores problemas no futuro. Além, é claro, da higienização frequente para manter o aparelho limpo e seguro para a saúde das pessoas. 

São diversas soluções, mas cada uma deve ser feita com periodicidade diferentes. Então o contrato cobre cuidados mensais, que são: verificação de ruídos e vibrações anormais, análise do funcionamento dos filtros de ar e limpeza das peças.

O dreno da bandeja de condensação também será verificado, assim como a distribuição correta do ar e a regulagem do termostato de controle de temperatura ambiente. 

A cada três meses, as medidas serão diferentes: haverá a verificação das buchas e rolamentos, da pressão de alta e de baixa e do estado das serpentinas. Os 

cabos elétricos passam por uma revisão, para entender se todos estão funcionando perfeitamente ou há algum problema maior à vista.

Por fim, uma vez ao ano o técnico irá até a empresa fazer a limpeza do ar condicionado, da unidade condensadora e da evaporadora. Também fará a eliminação dos pontos de ferrugem e o reaperto dos parafusos de mancais, suportes, terminais, parafusos e molas. 

Benefícios do contrato de manutenção do aparelho

São muitos cuidados, concorda? O primeiro benefício do contrato de manutenção de ar condicionado é que a empresa não deve se preocupar com quando e como colocar essas medidas em prática. Já fica tudo pré estabelecido no fechamento do contrato.

Outros benefícios já foram mencionados, como a melhora da vida útil do aparelho. Mas, contar com esse contrato empresarial tem diversas outras vantagens. 

Com o ar condicionado limpo funcionando perfeitamente, haverá uma melhora significativa na qualidade do ar do ambiente. O que impacta na produtividade dos funcionários e na saúde respiratória de todos que usufruem do aparelho.

Também há a redução no gasto de energia elétrica, dado que o ar condicionado não precisará se esforçar tanto para climatizar o ambiente. Essa manutenção costuma ser menos custosa do que gastos com consertos do aparelho.

Então, é uma medida também econômica. Além do pronto atendimento. Como antecipamos no início do conteúdo, com o contrato de manutenção de ar condicionado, terá sempre um profissional qualificado à disposição.

Assim, não precisará ficar dias sem o aparelho, caso alguma falha aconteça.

Como fazer um contrato de manutenção preventiva

Diversas empresas oferecem esses serviços. O ideal é procurar por boas referências para garantir que o investimento seja de fato benéfico. Então, busque empresas especializadas na manutenção preventiva e corretiva de ar condicionado na sua cidade. 

Entre em contato, marque uma avaliação e feche contrato com uma empresa confiável. Com os cuidados corretos, o ar condicionado é um aparelho que só traz benefícios à vida das pessoas.

Cuide do seu aparelho e da saúde dos funcionários com a manutenção preventiva e corretiva do aparelho!