Como tornar-se um freelancer criativo: os 10 passos definitivos para quem deseja “chegar lá”

Muito por conta da pandemia da Covid-19, tornar-se um freelancer criativo passou de um sonho para uma grata realidade. De fato, dados recentes do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – mostram que 1 em cada 4 pessoas poderia tornar-se um profissional Home Office no Brasil. Isso representa cerca de 20,4 milhões de brasileiros, algo em torno de 24% da população atualmente ocupada.

Por isso, segue, abaixo, uma lista com algumas dicas, consideradas infalíveis, para quem deseja, com efeito, tornar-se um freelancer com essas características. Uma lista que contempla algumas qualidades que podem fazer toda a diferença em quaisquer ramos da atividade humana.

  • Apure os seus conhecimentos

Uma dica certeira para quem deseja tornar-se um freelancer criativo é estar atento a tudo o que ocorre à sua volta. E quando digo à sua volta, é à sua volta mesmo; em todos os lugares. Não perca uma só oportunidade de lançar mão de estratégias como usar um site para reescrever textos, gerador de tópicos de conteúdos ou artigos sobre o que querem os algoritmos do Google.

Acredite, esse universo da internet pode ser revelador para quem tem apreço por fuçar, fuçar e fuçar sempre!

  • O poder da leitura

Os freelancers mais experientes, há muito, já sabem que o hábito da leitura é imbatível quando o assunto é manter a criatividade. E quando me refiro a leitura, estou falando de tudo o que seja capaz de lhe enriquecer em alta cultura e entretenimento, dos livros clássicos a até mesmo os blogs de curiosidades.

  • O poder dos mapas mentais

Desde que o psicólogo e escritor inglês, Tony Buzan, desenvolveu a técnica dos mapas mentais, lá pelos idos dos anos 70, eles nunca mais saíram de moda. Pois são eles que lhe ajudarão a reter aquela ideia brilhante, conectar os seus pensamentos em um sistema lógico e, com isso, estruturá-los.

  • Seja constante

Um freelancer criativo é um profissional disciplinado e que preza pela regularidade da sua produção. Por isso mesmo, não demore a estabelecer horários fixos e dias da semana para produzir. Desse modo, você irá condicionando o seu cérebro a responder sempre que for solicitado.

  • Anotar é preciso!

 Alguns estudos recentes, como o da Universidade da Califórnia, comprovam o que já suspeitávamos: a boa e velha dobradinha “papel e caneta” ainda é o que há de melhor para fazer anotações.

Aliás, quem aqui já não lamentou ter perdido aquela ideia brilhante, que surgiu de maneira tão inesperada, do trajeto de casa até a padaria, não é mesmo?

  • Descubra o que você ama fazer

Bukowski disse, certa vez, que o segredo do sucesso é “descobrir aquilo que gosta e deixar que ele o mate”.

Com isso, o “velho safado” nos quis lembrar que fazer o que gosta (sem desistir do sonho) ainda é a melhor receita para garantir que nunca mais irá trabalhar na vida.

  • A importância dos mentores

Mas de nada adianta sonhar em ser um freelancer criativo se nem sequer faz ideia de qual caminho seguir, não é mesmo? 

E é aí então que entra a função mágica das mentorias, que consiste em buscar alguém com mais experiência interessado em fazer de você um mentorado.

Acredite, essa inter-relação é capaz de produzir verdadeiros milagres, principalmente se você for capaz de descobrir o mentor certo para as suas necessidades.

  • Não descuide da saúde

Aqui estamos falando, basicamente, da boa e velha prática dos exercícios físicos e de uma alimentação saudável. Não duvide, 20 ou 30 minutos de caminhadas ao ar livre, seguidos de sessões de alongamentos e de força, têm o poder de transformá-lo, literalmente, em uma outra pessoa.

  • O poder mágico da meditação

Diversos estudos, como o recentemente levado a cabo pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, revelam que entre 10 e 20 minutos de meditação diária aliviam a dor, melhoram a concentração e ativam áreas do cérebro ligadas à memória.

Então, o que você está esperando para colher os benefícios de uma rotina de controle mental na busca por manter-se como um freelancer criativo?

  •  Só não esqueça do sagrado momento de descanso!

Isso mesmo. Ao contrário do que muitos imaginam, aquela horinha reservada para não fazer absolutamente nada é capaz de produzir verdadeiras maravilhas. E, ao final, a volta ao trabalho será sempre uma novidade para uma mente que agora está com as suas baterias totalmente recarregadas.