Como limpar seu notebook da maneira correta?

Muitas pessoas ainda não sabem como limpar notebook de maneira correta sem danificar as teclas e prejudicar outras funções do aparelho.

Em suma, para limpar de modo certo o notebook é importante ter alguns objetos específicos e também fazer a limpeza de modo delicado.

Isto é, se você deseja manter o seu notebook intacto não se pode usar qualquer produto ou material ou até mesmo de agressividade para limpá-lo.

Portanto, é necessário algumas dicas do que se deve usar e como se deve usar e ainda, de quanto em quanto tempo deve-se fazer essa limpeza.

Como limpar notebook com pano de microfibra ou flanela?

O mais indicado para limpar notebook é usar uma flanela macia que pode limpar toda a estrutura do aparelho eletrônico.

Ou seja, a flanela serve para limpar interna e externamente o aparelho, como em volta do teclado e da própria tela.

No entanto, o certo é evitar produtos de limpeza nela para se aplicar diretamente ao aparelho pois eles podem desbotar e até danificar a peça.

Ainda, a flanela deve ser macia e que não solte fiapos, pois se você for usar para limpar as teclas por exemplo, pode ser que os fiapos fiquem presos nelas.

Por outro lado, para remover a poeira basta um pano de microfibra seco e ir fazendo movimentos circulares sobre a estrutura do notebook.

Contudo, se além de poeira houver manchas e marcas você pode umedecer o pano com água ou usar um produto específico.

Ou seja, em lojas de materiais eletrônicos você pode encontrar um produto específico para fazer a limpeza do notebook.

De modo geral, deve-se evitar produtos como:

  • Álcool
  • Detergente
  • Limpa vidros 

Se esses produtos agirem sobre a tela do aparelho pode ser que com o tempo cause ressecamento, danifique o display ou deixe manchas definitivas.

Desse modo, o jeito mais correto é usar um pano macio e seco e se for necessário umedecer o mesmo com água normal.

Como limpar notebook com hastes flexíveis?

As teclas do notebook são o lugar que mais se acumula sujeiras e no mesmo sentido o lugar mais delicado para se limpar.

Nas teclas ficam restos de comidas, poeiras, cílios e diversos outros resíduos de sujeiras possíveis.

Nesses casos pode ser que uma flanela ou pano de microfibra macio não funcione corretamente para a limpeza, devendo-se optar por outros meios.

O meio mais indicado para se limpar as teclas é usar hastes flexíveis pois elas têm acesso aos cantos que não são acessíveis a uma flanela.

Desta forma, basta pegar a haste e ir pagando com cuidado pelas laterais das teclas, tentando retirar com delicadeza as sujeiras ali presentes.

De modo geral para limpar notebook é necessário ter cuidado e delicadeza, pois tanto nas teclas quanto na tela se torna inviável a agressividade.

Isso ocorre pois além de serem muito sensíveis, as teclas podem se soltar e quebrar, além de correr o risco de danificar a tela do notebook.

É necessário limpar a entrada USB?

A entrada USB do notebook muitas vezes pode acumular diversas sujeiras por ser muito utilizada o tempo todo.

Isto é, há sempre que conectar ou desconectar algum fio na entrada e com o tempo e o acúmulo de sujeira isso pode ir ficando difícil.

Portanto, é necessário também limpar notebook como nos locais de entrada USB e saídas de ar.

Contudo, pode ser que a flanela ou o pano também não sejam as melhores opções para limpar com eficácia a entrada USB.

Desse modo, basta pegar uma haste flexível e limpar a entrada com cuidado para retirar todos os resíduos de sujeira que estão presentes nela.

Se não houver uma haste flexível por perto, pode-se tentar limpar com o pano ou flanela dobrando-o para que encaixe na entrada.

No entanto, não se esqueça que não pode ser um pano que solte fiapos ou que já esteja sujo, pois a finalidade é limpar a entrada USB.

De quanto em quanto tempo deve-se limpar o notebook?

Em suma, não há um tempo correto e certo para se limpar um notebook, já que vai depender mais das condições em que se mantém o mesmo.

Isto é, se você consome comidas enquanto utiliza ou guarda em locais empoeirados pode ser que o tempo de limpeza venha a ser mais curto.

De modo geral, o indicado é fazer a limpeza a cada 15 dias ou se possível toda semana em casos mais complicados.

É importante limpar notebook quanto as teclas, por acumularem mais resíduos, sempre que possível, sendo uma vez por semana mais ou menos.