Vitrais: Símbolo popular em lugares de adoração

Durante séculos, vitrais religiosos têm sido uma presença única nas igrejas. É também por isso que gostaríamos de oferecer-lhe uma classificação curta dos vitrais mais bonitos do mundo. Primeiro no gráfico: Sainte-Chapelle.

Você já pensou sobre quais eram os vitrais mais bonitos do mundo? Não há tanto tempo atrás, mencionamos os vitrais de Sainte-Chapelle ou os da Catedral de Brasília, sem realmente fazer uma classificação desses locais de adoração com vitrais mais bonitos e objetos litúrgicos impressionantes.

Como já mencionado, na primeira posição podemos encontrar o Sainte-Chapelle, um lugar fortemente procurado pelo rei Luís IX e que tem mais de 600 metros quadrados e um total de 15 vitrais. Sempre na França, há também a Catedral de Chartres, um local de adoração do século XIII, que foi construída sobre o local de uma igreja mais antiga que havia queimado.

Possui 167 vitrais ornamentados, que permaneceram intactos até hoje. Atenção especial também é dada às imagens que você pode encontrar em dois locais de culto inglês: Igreja de São Pedro em York e Capela do King’s College. Ambos foram construídos no século XV e retratam muitas cenas, como as do Livro do Apocalipse de João.

A particularidade dessas janelas é que algumas delas foram criadas três séculos antes do próprio edifício.

Por enquanto, podemos dizer que a tradição de vitrais em edifícios religiosos remete a muito tempo atrás. No início, eles foram criados para comunicar histórias bíblicas a todos aqueles que não sabiam ler.

Hoje em dia, essa experiência etérea de cor e luz nem sempre lembra cenas típicas bíblicas. Nos tempos e lugares modernos, como a Sagrada Família, os vitrais são, em sua maioria, expressão da grandeza da visão dos artistas, como Gaudí. Mas não é só isso!

A Capela de Ação de Graças no Texas é uma estrutura branca sinuosa simbolizando a antiga espiral da vida e o alcance ascendente infinito do espírito humano.

Em uma palavra, podemos dizer que vitrais em locais de adoração oferecem em geral uma experiência única, reunindo a vida humana ao etéreo. Mas, acima de tudo, esses vidros ajudam a entender o que às vezes é difícil de entender apenas com palavras. É graças a essas janelas que podemos falar de forma clara e de fácil compreensão das cenas retratadas.

Requintadamente trabalhados e etéreos de forma quase sem esforço, vitrais têm sido predominantes em locais de culto há séculos. Embora frequentemente associados a catedrais góticas, os painéis coloridos podem ser encontrados em uma ampla gama de locais religiosos, desde mesquitas hipnotizantes até igrejas modernas.

 

Vitrais famosos ao redor do mundo.

  • Sainte-Chapelle – Construído no século XIII, Paris, França
  • Catedral de Chartres – Construída no século XIII, Chartres, França
  • York Minster – Construído no século XV, York, Inglaterra
  • Capela do King’s College – Construída entre o final do século XV e início do século XVI, Cambridge, Inglaterra
  • Mesquita Nasir Al-Mulk – Construa no século XIX, Shiraz, Irã
  • La Sagrada Família – Projetada no século XIX, Barcelona, Espanha
  • A Capela do Rosário – Construída entre 1943 e 1949, Vence, França
  • O Grossmunster – Construído no século XI (janelas adicionadas nos séculos XX e XXI), Zurique, Suíça
  • A Capela de Ação de Graças – Construída em 1976, Dallas, Texas, Estados Unidos