Como funciona uma usina de concreto?

Quando se pensa em material construtivo, certamente o concreto é o mais consumido em toda e qualquer obra. Seja para pequenas médias ou grandes obras, o concreto vai estar lá presente, nos mais diferentes tipos.

Para ter uma ideia desta dimensão, estima-se que são consumidas 11 bilhões de toneladas de concreto por ano, o que dá um consumo média de 1,9 tonelada de concreto por habitante/ano.

Já que o concreto é um insumo fundamental para qualquer construção, desde estradas, pontes, casas, prédios, hospitais, certamente ele traz grandes impactos para um orçamento durante a fase de execução. Por isso, muitos projetos optam pelo concreto usinado proveniente de uma usina de concreto.

Mais sobre serviços profissionais

Como funciona uma usina de concreto?

As usinas de concreto são as principais fornecedoras de concreto para as obras. Elas funcionam com uma espécie de padronização do produto final que, no caso, é o concreto usinado.

Para além de possuir um processo rígido de produção, o objetivo de uma usina de concreto é manter a qualidade e cumprimento de normas de segurança. Seguindo, por exemplo, a NBR 7212/2012 que trata sobre a produção de concreto dosado em central (ou seja, em usina de concreto).

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também conta com uma série de outros procedimentos que devem ser adotados, tanto para o serviço de preparação da argamassa de concreto, quanto para o uso do concreto.

Tipos de usina de concreto

As usinas de concreto podem ser divididas em duas categorias: as usinas móveis e as usinas estacionárias. É importante destacar que a diferença entre elas não está na qualidade do concreto fabricado, mas sim na conveniência da prestação de serviço. Basicamente, as maiores características são:

  • usinas de concreto móvel: geralmente produzem os artefatos de concreto de forma mais lenta e em menor quantidade. Porém, tem a vantagem de estar no exato local de obra, o que gera economiza em transporte e no tempo de chegada.
  • Usina de concreto estacionária: são mais eficientes na quantidade de concreto produzido, além de conseguirem produzir quantidades maiores. Porém, é necessário que o concreto seja transportado até o local no qual será utilizado.

Mas por que comprar concreto usinado produzido por uma usina de concreto?

O concreto usinado é o termo popular utilizado para designar o concreto dosado em central (CDC), ou seja, é aquele preparado em usinas de concreto (concreteiras) e transportado até o canteiro por caminhões betoneiras. Como foi explicado anteriormente, os requisitos do concreto usinado estão estipulados na NBR 7212.

De maneira simples, há duas grandes razões para o uso deste tipo de concreto: economicidade e qualidade:

  • Economicidade: Os concretos misturados em obra têm consumo de cimento em torno de 350 kg/m³, enquanto o concreto usinado produzido em usinas de concreto podem apresentar, por exemplo, um consumo de 285 kg/m³.
  • Qualidade: o concreto usinado possui um padrão de qualidade, pois são seguidos procedimentos e critérios extremamente rígidos.

E quais são as outras vantagens de utilizar o concreto usinado em uma obra?

  • maior racionalização do uso de insumos, já que existe um controle rígido na quantidade de cada um dos componentes feitos pela usina de concreto, tais como areia, brita, cimento e os aditivos;
  • economicidade em relação à mão de obra;
  • garantia da qualidade do concreto usinado devido, principalmente, ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras.

O concreto convencional, aquele virado na própria obra, recebe esse nome por ser produzido a partir de uma mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem ser adicionado aditivos. Sua resistência pode variar de 10 a 40 Mpa. E essa mistura é feita na própria obra, onde o controle dos padrões de qualidade acaba sendo bem menos rígido.

Por isso, grande parte das obras acaba optando pelo uso do concreto usinado, pois as chances de que tudo aconteça com sucesso é ainda maior. Além disso, com a crescente complexidade das estruturas e a necessidade de executar as obras mais rapidamente, mas com rígidos padrões de qualidade, a utilização do concreto produzido por uma usina de concreto torna-se uma solução extremamente ágil e eficiente.