Marketing Digital

Aumente suas vendas com E-mail Marketing para Hotéis

O e-mail marketing para hotéis continua a ser um pilar essencial na concepção, construção e execução de uma estratégia de marketing digital, este é um fato que todos nós envolvidos nesta profissão devemos ter claro, a sua eficácia está longe de ser desprezível, apenas que como tudo em no marketing, e mais ainda no digital, tudo muda, e sim evolui.

A escrita de um e-mail com o propósito de marketing ou promoção de um negócio tem variado e para melhor se pensarmos nisso, porque se adaptou à mudança geracional, elemento fundamental nos estudos de mercado.

No entanto, para nosso propósito, vamos nos concentrar no assunto do e-mail marketing para hotéis

E é que o assunto, é o título do e-mail e é a primeira coisa que o destinatário verá antes de abrir o e-mail, sendo assim e levando em consideração que sendo a primeira coisa a ser vista, é o que será ou não atrairá a atenção, por este motivo queremos ajudá-lo com este propósito, para atrair a atenção do usuário, de forma inteligente e persuasiva e ao mesmo tempo altamente eficaz para aumentar a taxa de abertura e poder mostre tudo o que você tem para seu cliente potencial.

A taxa de abertura de e-mail vai depender do assunto, e é aí que reside a sua importância, se o cliente em potencial não abrir o seu e-mail não valerá a pena todo o esforço em desenvolver um bom conteúdo e oferecer um excelente produto ou serviço.

Para impulsionar o seu e-mail marketing do seu hotel, a estratégia deve ser buscada para surpreender e encantar seus usuários, e é que um usuário médio pode receber até 100 e-mails diários, e dentro da enxurrada de informações e e-mails, você pode passar despercebido e a culpa não é dos destinatários, pois eles devem pesquisar em todos os e-mails que recebem para encontrar algo que os satisfaça.

Dito isso, como você consegue se destacar e chamar a atenção de seus potenciais clientes, de forma a aumentar a taxa de cliques de abertura dos e-mail marketing para hotéis.

Existem diferentes caminhos, mas primeiro você deve se dedicar a conhecer muito bem o seu nicho de mercado, como seu atual padrão de comportamento, quais as novidades que movem o setor, bem como o tipo de consumidor desse serviço, e a partir daí estabelecer sua buyer persona ideal.

Você tem que se manter atualizado

Tendo isso muito claro, agora é para ajudá-lo com uma lista de questões que vão despertar o interesse de seus assinantes ou destinatários.

A. Gera urgência como uma sensação atraente e cativante no e-mail marketing para hotéis

Evocar um senso de urgência pode fazer uma pessoa abrir imediatamente a mensagem e, assim, evitar que o usuário deixe a mensagem para depois, porque talvez ele não consiga mais acessar aquela oferta, ou em alguns casos pode esquecê-la e não abri-la.

Em muitas oportunidades, é combinado com descontos, ofertas e promoções de vencimento antecipado, o que aumenta a necessidade de compra.

Exemplo: “Compre hoje e ganhe um cupom de desconto.”

B. Assuntos curtos e precisos no e-mail marketing para hotéis

Neste caso irá criar um assunto direto e claro, relacionado com o corpo do e-mail ou proposta, aconselhamos que use uma linguagem adaptada ao tipo de público para que seja simples já que embora se diga que um assunto não deve com mais de 50 caracteres, são os 20 que mais chamam a atenção e ação.

Um assunto longo normalmente não se destaca na multidão de e-mails na caixa de entrada do cliente, além do fato de que quando visto de um celular encurta consideravelmente, prejudicando o assunto e, portanto, o que se deseja transmitir.

C. Apelo à curiosidade no e-mail marketing para hotéis

A curiosidade é algo natural no ser humano, aproveite para criar um assunto que brinque com a curiosidade do destinatário e assim apanhe-o com uma excelente proposta, um assunto que é intrigante encoraja-nos a abrir o e-mail deixando uma sensação de suspense se nós não o abra, então é criada a necessidade de se abrir e descobrir do que se trata.

Um recurso interessante é brincar com a psicologia do usuário ao dizer a alguém para não fazer algo, para que ele não hesite em fazê-lo.

Um exemplo simples de tal problema é:

“Não abra este e-mail.”

D. Use ocasiões ou épocas especiais para fazer uma remessa com uma oferta exclusiva

O setor hoteleiro vê um aumento do afluxo de visitantes em épocas específicas do ano, como férias de verão, natal entre outras datas, estas são propícias à criação de uma campanha de email marketing com envios especiais que fazem as delícias do hóspede por ocasião da data em questão.

Trata-se de utilizar uma data específica e, através dela, criar a sua newsletter, com o objetivo de fazer uma seleção de serviços relacionados com o seu negócio e também com a época ou data.

Por se tratar de uma temporada ou data específica, um senso de urgência também pode ser criado com esses tipos de problemas.

E. Mostre o que está faltando (retargeting) no e-mail marketing para hotéis

Essa técnica geralmente funciona com pessoas que estão inativas há muito tempo, por isso deve ser usada como uma técnica de retargeting, uma vez que a retargeting no e-mail marketing é baseada no envio de e-mails para usuários que abandonaram o processo de conversão antes de concluir uma ação .

Pois bem, basta mostrar a eles o que ainda não estão gostando para dar aquele empurrãozinho para completar a ação em uma conversão, ou seja, em uma reserva no seu hotel.

F. Sem dúvida, personalize o assunto do seu e-mail

Personalizar o assunto de um e-mail para uma campanha de e-mail gera uma excelente conexão com os destinatários (e potenciais clientes), uma forma é incluir o nome do destinatário no assunto do e-mail, aumentando assim as chances de abertura do e-mail.

Isso faz com que os usuários se sintam únicos e especiais.

Portanto, não hesite em introduzir seu próprio nome e outros valores personalizados no assunto, a fim de aumentar a propensão a clicar, ou seja, de acordo com um estudo da Experian de 2015;

Incluir o nome no assunto dos e-mails aumenta a taxa de abertura em 29,3%, em média, em todos os setores.

G. Conecte o assunto ao corpo do e-mail

Embora pareça óbvio que existe uma maneira específica de fazer isso e que também surta o efeito desejado, o título ou assunto para coletar de uma certa forma o que o usuário vai encontrar ao abrir o e-mail, a ideia principal é que a mensagem no título e conecte-o com o resto da mensagem para completá-la, e reticências são freqüentemente usadas para isso.

Vejamos o seguinte exemplo:

Se você oferece um pacote de aventura, dentro do pacote de seu hotel, você pode escrever o assunto assim:

A fuga perfeita …

(em um hotel fazenda no interior de São Paulo) existem lugares escondidos para descobrir.

E você continua com o corpo do e-mail descrevendo a experiência e como você oferece o melhor.

Conclusão sobre e-mail marketing para hotéis

Para finalizar, embora seja verdade que estes são os que a nosso ver são matérias que têm grande eficácia, não são os únicos, porém, além de recomendar a utilização de determinados tipos, é para manter a autenticidade e dar-lhe toque ou encanto para se conectar mais organicamente com o cliente em potencial, lendo um assunto e sabendo que o conteúdo é o oposto do que eu esperava cria decepção e uma má reputação, é importante, então, manter a consistência ao criar seus e-mails promocionais para seu hotel ou marca de hospedagem.

É hora de começar a usar essas opções e aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails, para transmitir sua proposta e conquistar o interesse do seu nicho de mercado, bem como aumentar as reservas e contribuir para o sucesso do seu hotel.