Como otimizar uma campanha de marketing digital?
A concorrência está cada vez maior no mercado. Empresas de todos os segmentos e tamanhos precisam buscar formas de se destacar para conseguirem sobreviver. Cenário complicado que se intensifica com a popularização da internet.
Pesquisas indicam que mais da metade das empresas brasileiras estão na internet. O comércio online avança a cada dia e com isso, ter um site e redes sociais já não é um diferencial.
Para se destacar, é preciso traçar estratégias de divulgação e consolidação no mercado assertivas. Tendo este cenário cada vez mais difícil em mente, muitos empreendedores buscam ajuda no marketing digital.
Essa estratégia é importante para empresas de todos os portes e segmentos a se destacarem entre a concorrência no ambiente online, acertando exatamente o público que deseja atingir, por valores acessíveis – algumas até de forma gratuita, se fizer por conta própria.
Diferentemente do modelo tradicional de propagandas em revistas, televisão e outdoors, as divulgações feitas por meio de marketing digital são direcionadas – só aparecem para aqueles que realmente se interessam pelo tema.
Com isso, os custos diminuem e o retorno sobre o investimento aumenta. Mas, há mais um ponto importante: muitos acreditam que basta começar as estratégias de marketing digital e pronto, os resultados virão ao longo do tempo.
O que não é verdade. Marketing digital é um serviço constante que precisa ser otimizado com frequência. Ou seja, o trabalho precisa ser analisado e ajustado conforme as necessidades e metas da empresa.
Como? Esse é um assunto um pouco mais complexo. Por isso, merece mais detalhes e profundidade! Acompanhe como otimizar campanhas de marketing digital, no final, daremos uma dica que tornará este processo muito mais simples e eficiente.
Por que otimizar campanhas de marketing digital?
Otimizar significa criar mais condições favoráveis e tirar o melhor partido de algo. Ou seja, em marketing digital, se dá pelo aprimoramento do trabalho que já está sendo feito.
Na prática, os empreendedores ou responsáveis pela área na organização, precisam analisar os resultados obtidos por meio de uma campanha que já está ou estava ativa e tirar algumas conclusões.
As principais questões são: está valendo a pena? Se não, como melhorar? Marketing digital se dá por um conjunto de técnicas complexas, que exigem precisão para serem realmente eficientes.
Então, muitas vezes há alguma informação equivocada na configuração da estratégia, o público-alvo não está bem definido, o conteúdo não está na linguagem adequada ou até mesmo a veiculação da ação em uma plataforma que o cliente em potencial não acessa.
Exemplo: muitas empresas acreditam que o Instagram é a melhor plataforma para negócios do momento. É realmente uma opção interessante para diversos segmentos, mas para outros nem tanto. Alguns nichos são mais assertivos no Linkedin, por exemplo.
A plataforma é algo que interfere bastante nos resultados de uma marca no ambiente digital – assim como os outros citados. Os problemas podem ser diversos, o ideal é sentir a necessidade da campanha, otimizar e acompanhar seu desempenho.
Quando realizar otimização da campanha de marketing digital?
Especialistas indicam que o ideal é realizar uma análise aprofundada de, pelo menos, 3 em 3 meses. É um bom tempo para deixar campanhas orgânicas começarem a trazer resultados, por exemplo.
Mas a realidade é que cada ação é uma estratégia diferente. Anúncios podem exigir um acompanhamento mais frequente. Algumas empresas, que realizam grandes investimentos, otimizam seus anúncios pagos todos os dias.
O fato é, se sua ação não estiver gerando resultados, não aumentar o tráfego, número de visitas, vendas, leads, a taxa de conversão diminuir, a de rejeição estiver aumentando, entre muitos outros fatores, é o momento de analisar o que está errado e o que deve ser feito para melhorar.
Como fazer uma boa otimização?
Como otimizar? Em estratégias de SEO, analise as questões tecnológicas do site, se houver algum problema, o conserte o mais rápido possível. Se não, volte sua atenção aos conteúdos.
Em geral, o ideal é procurar entender se a campanha está sendo feita corretamente. Se sim, a plataforma é a mais adequada para o público? A persona foi desenvolvida com assertividade? A linguagem do conteúdo é a utilizada pelos clientes? O investimento é o adequado?
O call to action pode estar confuso, os anúncios trazendo leads errados, entre outros problemas. Identifique onde o consumidor está parando no processo de vendas, por exemplo, se for no carrinho, alí há alguma falha que o está impedindo de concluir a compra.
A nossa dica é: contrate uma consultoria de marketing digital. Estes profissionais são especialistas na área e entendem do setor mais do que ninguém. Então, eles vão conseguir entender o que está acontecendo e indicar como otimizar a campanha.
Caso esteja trabalhando com uma agência de marketing digital, não se preocupe. O consultor vai avaliar o trabalho da empresa, participar das reuniões e indicar como os profissionais podem melhorar o serviço prestado.
É uma ótima opção para empreendedores que não entendem muito do assunto, mas desejam os melhores resultados possíveis.