6 Dicas para implementar cupom de desconto em seu negócio

Confira quais as principais dicas para implementar cupom de desconto em seu negócio, a fim de atrair mais clientes e aumentar o número de vendas!

Os códigos promocionais ou cupom de desconto são uma mistura de letras e números que constituem um código específico. Esse código pode ser inserido em um site de comércio eletrônico para obter desconto em um produto ou serviço, como frete grátis. É uma estratégia de marketing que dá aos clientes outro motivo para fazer uma compra.

Os códigos promocionais têm sido usados ​​há muito tempo como uma forma de gerar conversões e aumentar a receita, tanto que se tornaram parte do mobiliário da jornada do cliente online. Raramente agora um visitante completa a finalização da compra sem ver a caixa do código promocional, e muitos responderão abrindo uma guia separada para pesquisar aquela combinação indescritível de letras e números, na esperança de desbloquear magicamente as economias.

Esta postagem apresenta seis maneiras inteligentes de superá-los e tornar o cupom de desconto uma arma para adicionar ao seu arsenal de conversão.

Dicas para implementar cupom de desconto em seu negócio

cupom de desconto

Usados ​​de maneira sensata, os códigos promocionais não é apenas uma forma de conquistar novos clientes, mas também uma ótima maneira de mostrar gratidão aos clientes existentes. Aqui estão seis maneiras inteligentes de garantir que sua estratégia de código promocional esteja correta.

Mantenha os clientes atentos

Os códigos promocionais podem ser um ótimo complemento para e-mails de abandono do carrinho e podem desempenhar um papel fundamental na geração de conversões.

Essencialmente, eles adicionam um incentivo extra para atrair os clientes de volta para concluir sua compra.

Para evitar cair na armadilha de os compradores abandonarem propositalmente sua cesta para receber um desconto, os e-mails com código promocional devem ser usados ​​por um curto período de tempo.

Se os códigos promocionais forem usados ​​esporadicamente, os clientes não devem se acostumar com eles e as metas gerais de vendas não devem ser afetadas muito profundamente.

Não seja muito óbvio

Tornar as caixas promocionais menos proeminentes na página de finalização da compra garante que os visitantes sem um código promocional tenham menos probabilidade de sentir que estão ‘perdendo’ um desconto que todo mundo poderia estar recebendo.

Em vez de usar uma ‘caixa promocional’ barulhenta e colorida, um link expansível sutil com menos visibilidade em toda a experiência de checkout funciona muito bem. Uma caixa de promoção mais sutil permite que os visitantes percorram a caixa do cliente sem hesitar em deixar o site em busca de um cupom de desconto.

Sinônimos de códigos promocionais, como ‘cartões-presente’ e ‘vouchers’, também são uma ótima maneira de tornar a frase de chamariz do código promocional mais discreta.

Com um bom posicionamento estratégico, os compradores com um código promocional devem ser facilmente capazes de localizar a caixa promocional um pouco mais oculta sem muita dificuldade, enquanto os compradores que não têm um código não serão desnecessariamente alertados sobre o potencial de um desconto.

Análise o comportamento do público-alvo

Para evitar que o cupom de desconto afete sua receita, autorize os códigos promocionais apenas quando os clientes atingirem uma meta de gastos especificada. Ele atua como um pequeno incentivo para que os clientes alcancem um determinado valor para se beneficiarem com aquele negócio incrível.

Consequentemente, esses clientes adicionando mais itens à sua cesta, também estarão adicionando ao seu valor médio do pedido. É uma situação em que todos ganham. É importante conhecer seus clientes em termos de quanto eles estão dispostos a gastar antes que fiquem desanimados com uma meta inatingível de se beneficiar de um desconto.

Há uma linha tênue entre as vendas perdidas, portanto, use seus dados para encontrar o equilíbrio certo.

A inclusão de um código promocional estrategicamente colocado no topo do e-mail persuade os clientes a adicionar mais algumas garrafas de vinho à sua cesta para se beneficiar de um desconto. Afinal, mais algumas garrafas nunca fazem mal.

Códigos personalizados para clientes fiéis

Os clientes fiéis são ouro. Se você puder reter apenas 5% a mais de seus clientes existentes, poderá aumentar potencialmente a lucratividade de uma empresa em 75% mais receita. Não é nenhum segredo que os clientes adoram acesso especial e uma maneira de fazer com que seus clientes fiéis voltem é dando a eles tratamento VIP.

Do ponto de vista de marketing, isso é simplesmente segmentação. Mas a criação de códigos promocionais exclusivos feitos especialmente para seus clientes mais leais irá incutir um senso de lealdade único, fazendo-os sentir que estão recebendo uma vantagem significativa.

Para obter melhores resultados, ofereça códigos promocionais de fidelidade por um tempo limitado para criar urgência. Mais uma vez, você pula as taxas de afiliado e demonstra o quanto valoriza seus clientes, fornecendo-lhes seu próprio código exclusivo. Vale a pena impressionar esses clientes fiéis e, com um pouco de esforço extra, você verá os benefícios.

Gamificar experiência de compra

Outra ótima maneira de manter a fidelidade dos clientes e voltar para comprar mais é tornar as coisas divertidas.

Gamificar a experiência de lealdade ajuda as empresas a se manterem na mente dos clientes. Dar aos compradores uma recompensa (isto é, um código promocional) depois que eles compram tantas vezes é uma ótima maneira de dizer obrigado.

Muitas vezes, pode ser o pequeno empurrão de que precisam para ir em frente e fazer a compra que estão pensando.

A Starbucks há muito tempo é a líder quando se trata de gamificar a experiência de compra, com mais de 12,1 milhões de usuários ativos do Starbucks Rewards. Seu programa de recompensa incentiva os clientes a acumular pontos ou ‘estrelas’ para ganhar o benefício de uma bebida ou alimento grátis, bem como outras vantagens, sempre que usarem o cartão no momento da compra.

Personalização de cupom de desconto

E-mails de aniversários e aniversários são cada vez mais populares à medida que as marcas se tornam mais experientes no uso de seus dados. Com taxas de abertura e resgates 2,5 vezes maiores do que a média em todas as campanhas de e-mail, esses eventos são realmente algo que vale a pena comemorar.

Os e-mails de aniversário oferecem a oportunidade perfeita para criar um e-mail altamente direcionado e personalizado para mostrar aos seus clientes o quanto você se importa. Mais importante ainda, ele pode realmente ser usado para estimular os clientes a gastar seu dinheiro extra de aniversário quando você inclui um código promocional especial.

Os códigos promocionais exclusivos são a forma perfeita de desejar feliz aniversário aos seus clientes. Para garantir que seus e-mails de aniversário tenham uma alta taxa de conversão, dê aos clientes um tempo razoável para resgatar sua oferta.

Embora possam parecer pequenas, pequenas comemorações como essas reforçam vibrações positivas com o cliente, ao mesmo tempo en que aumentam a fidelidade do cliente.

O que o futuro reserva para os códigos promocionais?

Na última década, os códigos promocionais se tornaram um elemento vital da jornada do cliente.

Para que as marcas aproveitem ao máximo os códigos promocionais, elas precisam que eles sejam lucrativos para elas e benéficos para seus clientes.

Com base no comportamento e nos padrões de comportamento do cliente, as marcas poderão usar códigos promocionais para influenciar o cliente certo com o desconto certo no momento certo em sua jornada individual de cliente.

Desta forma, as marcas serão capazes de se conectar aos clientes em pontos de contato cruciais e exibir códigos promocionais que são relevantes para suas ações anteriores, ou seja, categorias navegadas, número de visitas, valor da cesta de compras e muito mais, etc.

Ao adotar uma estratégia de código promocional altamente segmentada, as marcas serão capazes de reduzir o custo de aquisição do cliente, aumentar o valor da vida do cliente e criar uma jornada fluida do cliente.