Troca e devolução Mercado Livre: Conheça a política dos serviços da plataforma e como contatar o vendedor!
Você deseja acionar um dos serviços de troca e devolução Mercado Livre? Conheça a política de troca e como contatar o vendedor, através do passo a passo completo presente neste conteúdo!
A realização de vendas online facilita a vida dos consumidores, pois podem encontrar inúmeros produtos em plataformas como o marketplace Mercado Livre, desde itens de higiene, alimentos, brinquedos, jogos, pneus para carro, móveis, itens de casa e decoração, etc., são inúmeras as opções.
No entanto, pode acontecer de o cliente comprar um item de tamanho menor ou maior, receber um produto com defeito, entre outras situações comuns que acabam influenciando a necessidade de realizar a troca ou devolução do item. Por esse motivo, é importante que o cliente pesquise sempre as políticas de troca e devolução dos sites em que realizam suas compras online.
O Mercado Livre oferece esses dois serviços para os clientes, desde que os mesmos respeitem a política de prazo e demais condições. Portanto, se você precisa trocar ou devolver item comprado no marketplace, confira a seguir como funciona a política desses serviços na plataforma e como entrar em contato com vendedor do Mercado Livre.
Como solicitar troca e devolução Mercado Livre
A plataforma possui o programa Compra Garantida, o qual é utilizado com a finalidade de realizar solicitações de troca e devolução caso o cliente esteja insatisfeito com seu produto.
No caso de aparelhos eletrônicos como Smartphones, o prazo para troca e devolução é de até 7 dias corridos da data de recebimento, sendo essa a única exceção de prazos rápidos.
Para as demais compras realizadas na plataforma, o prazo para troca ou devolução é de até 30 dias corridos, contando a partir da data de recebimento do produto.
Troca e devolução Mercado Livre passo a passo:
Quando o cliente está insatisfeito com o produto e deseja acionar um destes serviços de troca e devolução, o mesmo deve seguir as instruções abaixo:
1 – O serviço não pode ser acionado pelo número de telefone Mercado Livre, pois todo o processo de atendimento é realizado através da própria plataforma.
Você deverá acessar o link, realizar o login informando os dados de usuário e senha para ter acesso a sua conta na plataforma.
2 – Em seguida, será preciso selecionar a opção “compras” no menu localizado na parte superior da página;
3 – Selecione o item que foi comprado na opção “ver compra”, aquele que deseja realizar a troca, ou a devolução para receber reembolso.
4 – Ao selecionar o produto, role a página para cima até encontrar uma lista de opções referentes aos serviços sobre o produto, como apresentado na imagem abaixo. Depois, selecione a opção “Quero devolver o produto” e, em seguida, selecione o motivo de sua queixa.
5 – Você deverá seguir as instruções que aparecem na tela, depois digitar um texto com as suas reclamações sobre o produto, enviar uma foto do item e depois selecionar a opção “fnalizar”.
6 – A central entrará em contato com o vendedor. Você deverá aguardar a liberação do código de devolução que será enviado pelo Mercado Livre no e-mail ou número de telefone cadastrado.
7 – A devolução pode ser realizada com o produto embalado de acordo como foi enviado, e com os dados (sem rasuras) do remetente e destinatário, assim como estava na embalagem quando recebeu.
8 – Na plataforma há o serviço de devolução gratuita, no entanto, não é em todos os casos. Se você tiver que arcar com os custos, converse com o vendedor pelo chat para que realizem a divisão do valor.
9 – A devolução poderá ser feita através dos Correios ou empresa de Logística que realizou a entrega do item.
10 – Após a verificação e confirmação da devolução, o cliente poderá receber seu reembolso ou produto que solicitou como troca.
Quanto tempo demora o reembolso do Mercado Livre?
Após, a confirmação da devolução, o cliente pode ser reembolsado imediatamente se tiver realizado o pagamento com dinheiro em conta no mercado pago ou se utilizou o serviço de emitir fatura para pagar o boleto.
Mas, se o pagamento ocorreu através do cartão de crédito, o valor será extornado em crédito na próxima fatura do cartão, de acordo com a data do cancelamento. Caso o pagamento tenha sido realizado à vista no crédito ou débito, poderá receber através do Mercado Pago.
Quais as exigências para devolução e troca Mercado Livre?
- Produto diferente do que comprou;
- Produto com danos, bem como, arranhado, trincado, marcas de mal uso;
- Caixa e/ou embalagem danificada e com rasgos;
- Item imcompleto e com falhas;
- Fora das condições informadas na descrição do produto;
- Tamanho incorreto;
- Entre outros.
O produto deve estar exatamente nas mesmas condições descritas no anúncio de vendas da plataforma.
Produtos que não podem ser devolvidos e não tem troca Mercado Livre
Lembre-se que também há produtos que não podem ser devolvidos ou trocados:
- Alimentos e bebidas, suplementos;
- Roupas íntimas e moda praia;
- Animais;
- Produtos adultos;
- Brincos;
- Artigos de higiene, beleza ou cuidado pessoal;
- Ingressos;
- Imóveis e veículos;
- Plantas;
- Artigos de saúde;
- Serviços prestados.
O comprador pode tentar um acordo com o vendedor, mas não é de responsabilidade da plataforma.
Como entrar em contato com o vendedor Mercado Livre?
Você pode entrar em contato com o vendedor Mercado Livre para esclarecer dúvidas em relação a sua compra, comunicar trocas e devoluções.
Para isso, você deverá acessar a sua conta na plataforma efetuando o login de usuário, clicar na opção “minhas compras” na parte superior da página inicial. Ao ser redirecionado para outra página, poderá acompanhar as compras realizadas.
Selecione o item para o qual deseja atendimento, clique em “enviar mensagem”, escreva o que deseja e aguarde o retorno de atendimento do vendedor.