Marketing Digital

Sua estratégia de fundo do funil de vendas funciona? Descubra vendo isso!

Se você anda acompanhando os artigos aqui do blog, deve saber que nesse último mês estamos falando sobre o funil de vendas. E, no artigo de hoje vou falar, especificamente, sobre o fundo do funil de vendas. Recomendamos que leia nosso artigo: Topo do Funil de Vendas: Descubra Como Aumentar Visitas no Seu Blog

E, agora, portanto, é hora de retomar alguns conceitos importantes, falar sobre o fundo do funil e quais os materiais usados nessa etapa e encerrar esse assunto.

Sendo assim, depois da leitura desse artigo, você já estará pronto para saber como aumentar as suas vendas exponencialmente usando um funil de vendas.

 

Alguns conceitos importantes

Antes de começar a falar sobre o fundo do funil de vendas, gostaria de retomar alguns conceitos importantes.

Assim como já expliquei em outros artigos, volto a dizer que o conteúdo de cada etapa do funil tem objetivos diferentes. Sendo assim, isso exige formatos de conteúdo diferente, cada um direcionado para a etapa em questão.

Também é importante destacar que não existe uma regra para a quantidade de conteúdo em cada etapa. Apesar disso, é muito comum usar o teorema de Pareto para fazer o cálculo.

Isso quer dizer que 80% do seu conteúdo deve estar dividido entre topo e meio de funil. E, apenas 20% deve ser constituído de conteúdo de fundo de funil.

 

Estratégia do fundo do funil de vendas

Objetivo do fundo do funil de vendas
Qual é o objetivo principal de um fundo do funil de vendas

O fundo do funil de vendas é a última etapa do funil, nesse momento, o cliente em potencial já percebeu que tem um problema, já começou a considerar as possíveis soluções e pesquisar sobre o assunto.

Agora, ele está se encaminhando para a decisão de compra, pois ele já possui informações suficientes para tomar essa decisão. Sendo assim, nessa etapa, parte da qualificação de leads avançará no funil e se tornará cliente.

Para isso, é claro, é preciso dar o último “empurrãozinho” e convencer o lead a dar o passo final para realizar a compra.

Logo, o objetivo do fundo do funil de vendas é o de apresentar a sua empresa e o seu produto como a melhor solução do mercado. Para isso, usando uma linguagem mais persuasiva do que nas outras etapas.

 

Os melhores formatos de conteúdo para fundo do funil de vendas

funil de vendas com diversos tipos de conteúdo em volta para que você venda mais

Como eu já disse em outros artigos, uma pessoa que está em uma determinada etapa do funil, continuará consumindo conteúdo das outras etapas.

Apesar disso, no fundo do funil de vendas também é preciso trabalhar com tipos de conteúdo específicos. E é exatamente dessa maneira que você conseguirá transformar os seus leads em clientes.

E a maneira como você irá fazer isso é, justamente, através de alguns formatos específicos de conteúdo.

Existem vários materiais que podem ser trabalhados no fundo do funil de vendas. Como os cases de sucesso, catálogos de produtos, demonstração do produto ou serviço, cupons, webnars, testes gratuitos etc, Tudo que um afiliado árbitro já precisa saber.

 

Cases de sucesso

Os cases de sucesso servem de exemplo de outras pessoas que usaram os seus produtos e serviços e atingiram o resultado esperado.

Tendo, assim, grande poder persuasivo. Já que elas mostram ao cliente em potencial uma “visão de fora”.

Não é apenas você (como vendedor) falando do seu próprio produto. Mas sim, outra pessoa, que não tem nada a ganhar com o feedback, falando desse produto. O que as torna muito mais persuasivas.

Os cases podem aparecer de várias formas, tanto com depoimentos simples de pessoas falando sobre o seu produto. Quanto com análises mais completas e detalhadas.

Um bom exemplo desse último modelo são os estudos de caso. Você já deve ter recebido algum estudo de caso, com algo do tipo: “Veja como a empresa X aumentou em 100% as vendas usando o aplicativo Y”.

Nesse caso, obviamente, a ideia é vender o aplicativo Y. E, como você pode perceber, para isso, em vez de apenas enviar uma oferta, a empresa decide enviar um estudo de caso. Com provas reais de que o aplicativo realmente ajuda a aumentar as vendas.

Se você trabalha com os programas de afiliados e vende treinamentos, isso também é bastante comum. Tenho certeza de que você já viu vídeos do tipo: “Descubra como José ganhou mais de R$ 10.000 em um único mês”.

Nesse caso, a ideia é a de vender um treinamento, que é o que deu base ao conhecimento de José. E, mais do que isso, permitiu que ele ganhasse a quantia num período tão curto.

 

Dica matadora

Como no primeiro caso, a ideia, mais do que simplesmente mostrar ao lead que você tem um produto, é mostrar a ele que você tem um produto que pode fazer algo incrível por ele.

E essa é uma das grandes sacadas de quem anda ganhando muito dinheiro como afiliado. Tratar o que vai ser vendido, não apenas como um produto, mas como solução, algo que vai transformar e melhorar a vida de quem comprar – Isso é algo que antecede todo o processo que estamos tratando aqui neste artigo, que é como um afiliado realiza seu planejamento de venda.

 

Webinar

webinar - oferecer um conteúdo exclusivo
O Webinar se tornou muito popular nos últimos anos. Ele se trata de uma espécie de aula online e ao vivo.

A ideia é oferecer um conteúdo exclusivo e de grande interesse dos seus clientes em potencial.

Um dos principais diferenciais do webinar é que ele trabalha com os gatilhos mentais de exclusividade e escassez.

Isso porque ele é algo que vai acontecer num determinado dia e horário. O que quer dizer que, se as pessoas não assistirem naquele momento, eles não terão acesso a todo aquele conteúdo tão importante para elas.

Além disso, o webinar também trabalha com a ideia de autoridade. Se você é uma autoridade no seu nicho e decide dar uma palestra exclusiva, as chances de as pessoas ficarem interessadas são muito grandes.

A grande sacada aqui é que no final do webinar, as pessoas oferecem o produto ou serviço. Não como um simples produto, mas como uma solução ainda mais completa para aquele problema do cliente em potencial.

Usando, nesse momento, também as ideias de escassez e exclusividade. Através da oferta de vagas limitadas para quem deseja desfrutar do produto ou serviço.

Diferente de outras estratégias, a ideia do webinar é ter um pico de vendas. Naquele dia, ou nos dias seguintes, você terá boa parte das pessoas que assistiram àquela aula, comprando o seu produto.

Por isso, é preciso trabalhar muito na divulgação do webinar. Para fazer com que o maior número de pessoas possíveis possa participar do webinar e comprar o seu produto.

Esses grandes nomes do marketing digital, além de divulgar para a própria lista, costumam utilizar também o Facebook Ads para a divulgação do webinar. O que apresenta resultados incríveis.