Finanças

Posso cobrar mais caro do que a Fipe? – Confira em detalhes!

Posso cobrar mais caro do que a Fipe? Qual o valor máximo que posso cobrar em um veículo na hora da venda? Um carro pode ser vendido por um valor acima do que é cobrado pela tabela Fipe 2022 ou não? Como posso saber a melhor forma de precificar um veículo antes de colocá-lo a venda?

Vender um veículo pode ser uma tarefa realmente difícil, principalmente por causa dos altos valores em que os carros conseguirem chegar. Dessa forma, é difícil encontrar alguém que queria comprar o nosso carro, e também é difícil ao comprador encontrar uma oferta que realmente seja interessante.

É claro, alguns modelos de carros sempre serão mais fáceis de vender. Gol, Sandero, Classic, entre outros que foram por muito tempo carros populares realmente baratos, são mais fáceis de se desfazer do que um Corolla ou uma EcoSport, por exemplo. É um fator que também deve entrar em sua escolha na hora da compra.

No conteúdo de hoje, queremos ajudar quem está vendendo seu veículo, mas não faz a mínima ideia do valor que pode cobrar. Além disso, responderemos uma pergunta muito comum, mas que poucos encontram resposta: “posso cobrar mais caro do que a Fipe?”. Leia com a gente e descubra em detalhes, vamos lá!

 

Posso cobrar mais caro do que a Fipe?

Afinal, eu posso cobrar mais caro do que a Fipe? Bem, perante a Lei não existe nenhum impedimento que traga dificuldades a você de cobrar um valor mais algo do que a Fipe. Aliás, você pode cobrar o valor que quiser em seu veículo, independentemente do modelo e ano, só terá que encontrar alguém maluco o bastante para comprá-lo.

É o caso dos carros antigos, em que muitas vezes um Gol quadrado custa mais do que um Gol do ano, 0km. Porém, não é nisso que queremos nos ater. O que queremos explicar a você é que, se você, por exemplo, tem uma EcoSport 2006 com a Fipe valendo R$25.000,00 e uns quebrados, nada lhe impede de cobrar 26, 27 ou até 28 mil.

Porém, é necessário que seu carro cumpra alguns quesitos para poder cobrar acima da Fipe, pelo menos do ponto lógico, afinal, se alguém oferecer um carro igual ao seu por um preço menor, não tem porque eu comprador pagar mais caro no seu. Alguns dos critérios são:

  • Carro em perfeito estado de conservação;
  • Veículo com peças originais;
  • Quilometragem não muito alta;
  • Vistoria em dia;
  • Nenhum débito em aberto no veículo.

 

Qual o valor que posso cobrar no meu veículo?

Agora que já respondemos sua dúvida sobre se posso cobrar mais caro do que a Fipe, surge uma última e outra dúvida: qual valor cobrar em meu veículo? Seja um carro ou uma moto, a verdade é que sempre queremos faturar um pouco a mais na hora da venda, e quem quer comprar busca sempre por uma pechincha.

A nossa recomendação é que você siga todos os itens que indicamos. Verifique se o seu carro está em dia quanto a tudo: documentação, multas, peças originais e bom estado de conservação. Caso seu veículo se encaixe em todos esses detalhes, então há somente mais uma coisa para fazer e definir seu valor: olhar os anúncios do Facebook Marketplace.

Por lá, você pode encontrar veículos semelhantes ou idênticos ao seu, incluindo modelo, ano e estado de conservação. Sabendo disso, é possível entender se em sua região estão cobrando acima, igual ou abaixo da Fipe, além de saber qual a faixa de valores que está sendo estipulada.

É uma ótima forma de precificação de veículo, podendo até mesmo anunciar nessa plataforma e acelerar o processo de venda. Até a próxima!