Saúde

O que é medicina tradicional? – Confira definição e exemplos práticos!

O que é medicina tradicional? A aromaterapia funciona? A medicina tradicional, ou MTC, nasceu há cerca de 2.500 anos. O princípio sobre o qual esta prática se baseia é aquele segundo o qual a energia circula no corpo através de canais chamados de meridianos que se conectam às diferentes partes do corpo.

Embora baseadas na avaliação da anatomia e fisiologia humana, as interpretações que são dadas nesta prática não se baseiam no método científico, mas em princípios mais filosóficos.

Portanto, é contado entre as medicinas alternativas e dentro da pseudociência. Existem várias fases históricas da medicina tradicional chinesa. A primeira ocorreu de 2.100 a.C a 1.100 dC.

A medicina deste período é definida ancestral e inclui atos de cura baseados no culto aos ancestrais e na adivinhação. O desprazer e decepção dos primeiros para com os vivos causa doença. A segunda fase da MTC é definida como demoníaca, que ocorreu durante a dinastia entre 1100 e 476 a.C.

Neste período predomina o xamanismo e a demonologia e os atos demoníacos são as causas do desenvolvimento de patologias nos seres humanos.

Como na fase anterior, o diagnóstico era feito por meio de adivinhação, mas desta vez a cura consistia em exorcismos. Ao final desta fase, começam a se desenvolver a fitoterapia, a acupuntura e os diagnósticos baseados na observação e na tomada do pulso. 

Na terceira fase, que ocorreu no período do reino lutador entre 476 e 221 a.C. d.C., começam a ser desenvolvidas as teorias que mais caracterizam a medicina tradicional chinesa, como a dos canais e meridianos, a teoria das 5 fases e assim por diante.

Além disso, nesta fase ocorre o uso da fitoterapia. Posteriormente há uma separação entre a figura do médico e a do xamã, antes considerada equivalente, e começam a aparecer as primeiras escolas filosóficas, como a confucionista, e a legalista. Leia conosco e entenda melhor o que é medicina tradicional. Vamos lá!

Medicina tradicional chinesa hoje

Hoje a MTC faz uso de inúmeras práticas, como yoga, fitoterapia, homeopatia. Os princípios básicos em que esta medicina se baseia hoje são o diagnóstico da energia do paciente através da análise em vários pontos do corpo, ou acupuntura, e o uso de massagens que atuam no nível dos músculos e tendões nos meridianos e nos pontos de acupuntura.

Além disso, a farmacologia chinesa também é utilizada, baseada não apenas no uso de plantas, mas também em extratos animais e minerais para formular preparações diferentes das drogas convencionais.

Nos últimos tempos, os países ocidentais viram um desenvolvimento na disseminação das práticas da medicina tradicional chinesa, como a própria fitoterapia ou acupuntura, que muitas vezes complementam as práticas da medicina ocidental convencional. 

Noções básicas de medicina tradicional

Na MTC o organismo humano é visto como um verdadeiro organismo social, quase um estado, tanto que nos livros de medicina tradicional muitas vezes, referindo-se ao corpo humano, são utilizados termos típicos de descrições políticas.

Os órgãos não são entidades únicas, mas são considerados de acordo com sua tarefa e termos como “escritórios” ou “burocracia” são usados para falar de sistemas e aparelhos. 

O organismo humano é visto como formado não apenas pela matéria, mas também pelo espírito e psique, e as patologias nada mais são do que disfunções desses dois últimos aspectos.

O corpo é visto como uma entidade sagrada, indivisível, na qual há um equilíbrio entre as diferentes substâncias que o compõem. Cada parte do corpo considera sua função, conectada às demais através das “vias circulatórias” que atravessam a carne e os ossos que compõem o organismo.  

As terapias da medicina tradicional chinesa

A medicina tradicional chinesa tem várias formas de terapia, incluindo nutrição, fitoterapia, acupuntura, massagem e exercícios. Essas terapias visam restaurar o Qi e reequilibrar as forças. A farmacologia chinesa se baseia no uso de compostos naturais que nem sempre são seguros para a saúde. Eles são administrados na forma de pós, cápsulas, xaropes e decocções.

A MTC também usa terapias complementares como ventosas, moxabustão e acupressão. A ventosa se baseia no uso de ventosas a serem aplicadas na pele do paciente, criando um aquecimento do ar dentro da ventosa, o que gera o levantamento da parte da pele sobre a qual é aplicado.

A acupressão, por outro lado, baseia-se na pressão dos pontos correspondentes aos meridianos, utilizando os dedos. A moxabustão usa um caule de ervas, principalmente de artemísia, que é chamado de “moxa”. Com este instrumento aquecido os pontos de acupuntura são estimulados.

Eficácia da medicina tradicional chinesa

É difícil estabelecer a real eficácia desses tratamentos. Muitas vezes misturas de plantas são usadas como medicamentos para algumas doenças, mas não se sabe muito sobre sua segurança e seu efeito real. De fato, as preparações utilizadas não possuem procedimentos de produção padronizados e nem mesmo sistemas de controle de qualidade. 

Muitas vezes, para avaliar a real eficácia das preparações fitoterápicas da medicina chinesa, os estudos científicos consideram o efeito de uma única erva, que pode ser muito diferente da mesma espécie vegetal dentro de uma mistura de extratos.

Além disso, na maioria dos casos, os terapeutas tradicionais chineses consideram as misturas de ervas mais eficazes e, portanto, as usam com mais frequência.

Efeitos colaterais

Embora a medicina tradicional chinesa use extratos naturais como preparações, isso não significa que não possam ser isentos de efeitos colaterais. Um exemplo é a efedrina, uma erva usada em muitos remédios chineses como estimulante.

No entanto, tem o efeito negativo de um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, predispondo mais ao risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Para maior segurança, portanto, recomendamos o uso desses compostos por períodos de tempo bastante curtos e é sempre bom entrar em contato com seu médico para saber sua opinião.

E então, entendeu melhor sobre o que é medicina tradicional? Ainda possui alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que vamos lhe ajudar. Até a próxima!