Imóvel pronto vs Imóvel na planta: Qual investir?

Imóvel pronto ou Imóvel na planta: Qual investir?

Muita gente tem o sonho de adquirir a casa própria e finalmente sair do aluguel. Nesse contexto, é comum surgir a dúvida: qual é a melhor forma de dar esse passo, comprando um imóvel pronto ou comprando um imóvel na planta? Se essa também é a sua dúvida, no artigo abaixo iremos te explicar as principais vantagens e as desvantagens de cada uma dessas escolhas e, assim, você vai poder tomar a sua decisão de maneira consciente, confira!

 

imóvel na planta 07
imóvel na planta 07

Imóvel na planta: vantagens e desvantagens

Comprar o seu imóvel diretamente na planta tem diversas vantagens e uma delas é na parte da burocracia. Isso porque, por se tratar de uma compra “futura”, ou seja, de um item que, teoricamente, ainda não existe, a documentação exigida para isso é ainda mais fácil, tendo em vista que é comum que você negocie diretamente com a construtora, ou seja, sem o intermédio de terceiros (antigos proprietários).

Além disso, ao comprar o seu imóvel na planta, você ainda ganha a possibilidade de negociar a melhor forma de pagamento para você, tendo em vista que o imóvel ainda não está pronto e, provavelmente, a construtora vai precisar de dinheiro para acabar a obra. Sendo assim, você pode, por exemplo, negociar um valor de entrada bem mais baixo do que seria caso você comprasse o imóvel já pronto.

Uma outra vantagem de comprar o imóvel na planta é o fato de que costuma ser mais fácil conseguir financiamento para imóveis novos do que para imóveis usados. Isso se deve ao fato de que as construtoras, atualmente, já constroem as edificações para que elas atendam aos pré-requisitos que a maioria dos bancos exige para o financiamento, coisa que nem todo imóvel pronto tem.

Ademais, tem a vantagem de que você tem mais liberdade para personalizar a sua unidade residencial. Isso porque, tendo em vista que o edifício ou casa ainda não está pronto, você pode negociar com a construtora para fazer alguns ajustes no projeto do seu imóvel visando melhorar o seu conforto e o da sua família (isso pode ou não ter um acréscimo no valor do imóvel a depender da construtora e a depender da alteração feita).

Grande vantagem de comprar um imóvel direto na planta

Por fim, uma grande vantagem de comprar um imóvel direto na planta é a valorização natural que esse empreendimento tem ao longo do tempo. Por exemplo, é comum que em poucos anos o valor de venda do imóvel atinja 40% do que você pagou e, assim, se o que você procura é um imóvel para revenda, uma casa na planta pode ser a melhor solução, pois ela valoriza mais rápido. Não deixe de buscar a ajuda do arquiteto Rio de Janeiro

Já no caso das desvantagens, podemos começar falando sobre uma das principais queixas que os clientes que compram imóveis na planta apresentam: a satisfação. Isso porque tem muitas construtoras no mercado que não dão muita importância para o nível de qualidade final da obra, o que faz com que, ao fim, detalhes de piso, instalações elétricas, acabamento na pintura e até mesmo de estrutura do prédio não atendam às expectativas do cliente.

Outro ponto negativo é no que se refere ao tempo que leva para que a construção fique pronta. Isso porque é comum que um projeto na planta demore cerca de 2 anos para ficar pronto (talvez até mais), o que, muitas vezes, pode não ser viável financeiramente, tendo em vista que durante esse período o cliente vai ficar pagando aluguel e a parcela do apartamento (consulte um especialista no assunto e compare as opções).

Além disso, existem casos de construtoras que vendem o imóvel, mas que depois não conseguem cumprir o contrato e precisam parar as obras, deixando o comprador na mão. Por esse motivo, tome bastante cuidado ao fazer negócio de imóveis e opte por empresas com boa reputação, consagradas no mercado e que transparecem credibilidade, entre outras coisas.

Por fim, também tem a possibilidade de você comprar o seu apartamento na planta e, depois que ele ficar pronto, você perceber que não gostou. Isso é comum, por exemplo, quando o cliente não entende de construção civil e compra um apartamento com os quartos virados para o sol (o que faz com que ele esquente bastante) ou então quando o cliente não tem muita noção sobre medidas e compra um projeto que é muito pequeno.

imóvel na planta 05
imóvel na planta 05
imóvel na planta 06
Imóvel na planta 06

Imóvel pronto: vantagens e desvantagens

Comprar um imóvel já pronto possui diversas vantagens. Por exemplo, você pode se mudar para ele o mais rápido o possível e não precisa ficar pagando aluguel durante esse período; dá para ver bem todos os defeitos e as qualidades do apartamento antes de comprar, o que facilita que você fique bastante satisfeito com a compra depois de um tempo, você tem mais segurança na hora da negociação, tendo em vista que o imóvel já está pronto e diversas outras coisas.

No entanto, também existem pontos negativos. Entre eles, podemos citar o fato de que o valor pago na entrada é bem maior do que caso você comprasse o imóvel na planta; ele vai demorar um pouco mais para se valorizar (se comparado com o imóvel na planta), a negociação de compra é um pouco mais burocrática, você não tem tanta liberdade de escolha sobre o projeto e diversas outras coisas. Busque ajuda com um arquiteto Rio de Janeiro.