FinançasEmpreendedorismo

10 dicas de educação financeira para jovens

Educação financeira é extremamente importante para toda e qualquer pessoa, independentemente das mais variadas idades, aprender a lidar com o próprio dinheiro é algo extremamente necessário. 

Se não tivermos um planejamento financeiro, mesmo quando atingirmos o patamar mais elevado de nossas vidas, ainda sim, será uma difícil missão manter o mesmo padrão. Podendo piorar quando precisamos lidar com situações adversas  do cotidiano.

Se esse assunto já é considerado complexo na vida adulta, enquanto jovem, ele pode ser ainda mais desafiador. Porém quanto mais nos aprofundamos neste tema durante a nossa juventude, mais almejamos conquistar independência financeira e ainda podemos descartar uma passagem só de ida para o mundo das super dívidas, muito comum entre os jovens, conforme apontam diversas pesquisas.

O que é educação financeira?

Educação financeira se resume no reconhecimento das necessidades de organização e uma mudança comportamental que tem como objetivo, valorizar, organizar e multiplicar os bens conquistados durante o nosso tempo de vida.

Você já se imaginou em um futuro onde não exista preocupação com o dinheiro e de bônus uma vida cheia de qualidade e bem-estar? Não é fácil conseguir imaginar algo assim, levando em consideração a realidade social atual, nem mensurar o trabalho que se deve dar para alcançar este patamar. 

Eis então a importância da educação financeira! Por meio dela, nossa linha de pensamento em relação ao uso do dinheiro se transforma completamente, tornando este método administrativo na melhor alternativa para alcançar todas as nossas metas.

Por que é importante estudar educação financeira?

Um bom motivo que explica a importância da educação financeira, são as altas porcentagens apontadas em pesquisas sobre jovens de até 35 anos, que são a maioria com os nomes inadimplentes. 

Além disso, esta prática pode ajudar estimular o desenvolvimento de aspectos comportamentais, como: Disciplina; Autoconhecimento; Autocontrole emocional; Gestão e inteligência financeira; Responsabilidade social; Visão analítica entre outros.

Listamos dicas básicas porém valiosas para quem está buscando aprender mais sobre como cuidar de suas finanças

Para começar com o pé direito, procure acompanhar os conteúdos disponibilizados nos sites de instituições especializadas nesta área, eles sempre oferecem diversas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de colocar os aprendizados financeiros em prática. 

Faça uma auto avaliação

É preciso saber em qual situação financeira você se encontra e em qual momento da sua vida você pode estar, ter esta consciência, vai mostrar o nível de comprometimento consigo mesmo e passar mais segurança para dar início a aplicação de uma estratégia.

Um ponto muito comum que também pode ser observado é: economizar sem objetivos definidos, poderá refletir em cortes desnecessários e comprometedores em relação a sua qualidade de vida. Por este motivo, antes de tomar qualquer atitude, reserve um momento para alinhar suas ideias e analisar se seu comportamento atual está de acordo com elas.

Coloque tudo no papel

O melhor método para fazer a auto avaliação do seu comportamento pessoal e financeiro, é também o método mais comum utilizado pelas pessoas desde muito tempo atrás, listando tudo que você conseguir observar como fator influenciador e o ideal é que seja numa folha de papel, pois é tangível; essa característica pode despertar o sentimento de firmeza e segurança. comece fazendo auto questionamentos como: Qual é o valor do meu salário? Quanto desse dinheiro é destinado às despesas fixas quanto é destinado às despesas variáveis? Tenho estrutura para fazer algum investimento? Quanto eu gasto com compras desnecessárias?

Registre suas respostas e as utilize como ponto de partida para traçar seu perfil de consumidor e, assim, conseguir fazer um planejamento financeiro completo e que atenda às suas necessidades a curto, médio ou longo prazo.

Faça seu planejamento financeiro

Defina objetivos e os organize de forma hierárquica, colocando como prioridade os objetivos mais próximos de serem alcançados e através deles, chegar aos mais distantes. Estude os métodos mais eficazes para construir um planejamento sólido com resultados reais. Desta forma você estabelece uma maneira de começar a sua caminhada em direção ao sucesso.

Seja realista

O que você deseja alcançar no próximo mês, é possível alcançar em um mês? Não crie expectativas fora da sua realidade para não ter frustrações e desistir das etapas antes de conseguir bater alguma de suas metas Estabeleça metas sensatas e tenha determinação para progredir. 

Utilize um cronograma

Na hora de listar os objetivos, é necessário levar em consideração, em que momento da sua vida você se vê realizando-os, o tempo e o esforço que será direcionado. 

Faça um cronograma e registre esses dados. Desta forma ficará mais fácil de seguir um planejamento sem desperdiçar tempo e energia. 

Comece a investir

Investir é a melhor solução para o dinheiro que você reserva mensalmente e para que você tenha mais recursos no futuro. Ao fazer investimentos seguros e rentáveis, você terá a oportunidade de multiplicar seu dinheiro e garantir que seu esforço ao estudar as formas de cuidar das finanças, trarão bons resultados na sua vida pessoal e profissional.

Desta forma, procurar se informar melhor a respeito das infinitas soluções financeiras disponíveis no mercado, assim como o comportamento do mesmo.

Explore suas possibilidades

Por exemplo: existem uma série de benefícios que os estudantes podem dar continuidade a seus estudos sem sofrer consequências negativas na vida financeira. 

Sendo estudante do ensino superior você pode acessar vantagens como descontos em cursos paralelos ou na compra de livros. Busque se informar a respeito de todas as oportunidades de fazer economias e transforme estes pequenos lucros em lucros maiores.

Evite novas dívidas

É indispensável, reavaliar o seu padrão de gastos e evitar comprometer o seu dinheiro em função de parcelas que, futuramente, podem resultar em prejuízos. Tenha cuidado com compras muito atraentes e que levam mais tempo para serem quitadas, pois é uma prática muito comum de se lucrar mais inserindo juros abusivos nos valores de cada prestação.

A ideia é que, até alcançar a estabilidade desejada, somente existam gastos necessários, de preferência, pagos à vista, pois dessa forma só gastará o dinheiro que tem no momento.

Seja disciplinado

De nada adianta fazer um estudo aprofundado, investir tempo e energia para aprender as formas de melhorar a rentabilidade do seu dinheiro se a disciplina e a determinação não fizerem parte do seu perfil. 

Para conseguir seguir as dicas que expomos aqui, é necessário ter firmeza nos objetivos desejados, pois esse é um caminho árduo porém repleto de tentações. É preciso ter domínio sob algumas vontades, discernimento para saber o que é ou não realmente necessário em determinados momentos, controle mental e emocional para lidar com a prosperidade sem colocar sua estabilidade em risco. 

Por isso procuramos sempre ressaltar que aspectos comportamentais fazem toda diferença na hora de subir as escadas do sucesso.

Use o tempo a seu favor

Após ler tantas informações, pode parecer muito cansativo dar início à sua sonhada planejamento financeiro, mas tenha sempre em mente que com um esforço diário dosado também é possível conseguir se organizar de maneira adequada. 

Estude as mais variadas formas de trabalhar com seu dinheiro, seja através de investimentos inteligentes ou por meio de uma simples poupança. Não desanimar é primordial, pois os maiores resultados esperados, podem levar cerca de 15 a 20 anos para começarem a surgir na sua vida.