Empreendedorismo

Conhecer o clima organizacional ajuda a empresa a se organizar

Um ótimo clima organizacional no ambiente de trabalho motiva os colaboradores, eleva o moral, melhora o perfil da empresa e atrai novos talentos.

As propriedades do clima podem ter um efeito poderoso em todos os aspectos do local de trabalho, desde a produtividade até os relacionamentos interpessoais.

Neste artigo, explicamos como você pode criar um excelente clima organizacional em seu local de trabalho para torná-lo um ambiente mais produtivo e gratificante.

 

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é o resultado de uma combinação de elementos que afetam a forma como os membros da equipe percebem seu local de trabalho.

Um clima de negócios pode ser afetado por motivação, delegação, autoridade, feedback e atitudes. Em um clima organizacional positivo, você e seus colegas podem ficar mais motivados, mais produtivos e ter um moral melhor.

Muitos elementos constituem o clima organizacional de um local de trabalho, mas alguns dos mais importantes incluem:

 

  • Confiança em todos os níveis de liderança
  • A relação entre as pessoas e a organização
  • Apoio e reconhecimento pelo trabalho árduo
  • A adequação do ambiente de trabalho para a equipe e as tarefas que executam

 

A estrutura da organização

Avaliar esses elementos é o primeiro passo para melhorar o clima organizacional e se beneficiar de uma equipe mais focada e produtiva.

 

Como melhorar o clima organizacional

Você pode aprender como melhorar o clima organizacional do seu local de trabalho seguindo estas etapas:

 

  • Identifique o clima organizacional atual.
  • Sensibilizar para a missão da empresa.
  • Identifique os fatores motivacionais.
  • Melhore a compreensão da delegação de tarefas.
  • Aumente a cooperação da equipe.

 

1. Identificar o clima organizacional atual

Antes de começar a melhorar o clima em seu local de trabalho, você precisa identificar seu estado atual. Uma ótima maneira de fazer isso é conduzindo pesquisas com funcionários. Um estudo apropriado pode determinar quais fatores estão dando uma contribuição positiva, como:

  • Clareza: todos os membros da equipe entendem suas expectativas.
  • Padrões: as metas estabelecidas pelo líder são desafiadoras e realistas.
  • Responsabilidade: Os membros da equipe podem concluir tarefas com supervisão mínima.
  • Flexibilidade: as regras, procedimentos e políticas são razoáveis ​​e necessárias.
  • Recompensas: Os membros da equipe recebem incentivos e elogios adequados por seu desempenho e sucesso.
  • Compromisso da equipe: os líderes e membros da equipe têm orgulho de seu trabalho e da organização.

Além de conduzir uma pesquisa formal, você também pode obter feedback reunindo-se com os membros da equipe para discutir suas funções e como eles se sentem a respeito de sua posição na organização.

Isso pode render informações úteis e fornecer etapas específicas a serem executadas.

Por exemplo, você pode tentar implementar políticas mais flexíveis para fazer sua equipe se sentir confortável: permita que os membros da equipe comecem mais cedo ou terminem mais tarde para acomodar suas programações pessoais, por exemplo, ou deixe que os funcionários usem seus dispositivos pessoais para trabalhar, uma vez que podem ser mais familiarizando com sua própria tecnologia.

 

2. Conscientizar sobre a missão da empresa

Para fortalecer o clima organizacional do seu local de trabalho, você pode aumentar a conscientização sobre a missão, os valores e a visão da empresa.

Compreender a missão da empresa pode ajudar os funcionários a se sentirem mais envolvidos em seu trabalho e a melhorar sua motivação.

Mantenha sua equipe atualizada sobre os valores e a direção da empresa e certifique-se de que eles entendam claramente onde seus próprios esforços se encaixam na missão geral da empresa.

Você pode fazer isso explicando como o trabalho de cada função se aplica aos projetos da organização.

Por exemplo, mesmo um funcionário iniciante fazendo a entrada de dados pode se sentir mais motivado se entender que seu trabalho ajuda a empresa a enviar um novo produto ao destinatário rapidamente, o que contribui para o objetivo de uma empresa maior e, eventualmente, para sua visão.

 

3. Identifique os fatores motivacionais

Todo local de trabalho precisa de reforço positivo que dê aos funcionários a motivação de que precisam para concluir as tarefas diárias.

Identificar esses elementos e fortalecê-los é uma das melhores maneiras de melhorar o clima em seu local de trabalho.

Os fatores que motivam a equipe incluem metas realistas, boas linhas de comunicação, uma estrutura de trabalho clara e uma sensação de que seu gerente valoriza suas habilidades e qualidades pessoais.

Em alguns cenários, pequenas melhorias podem ter um impacto positivo significativo no moral e na motivação de sua equipe. Gestos simples, como oferecer café grátis ou criar um ambiente de trabalho confortável, podem melhorar a produtividade e também o clima organizacional.

Implementar um sistema formal de recompensas pode ser uma ótima maneira de motivar a equipe. Você pode recompensar sua equipe com base em métricas de desempenho mensuráveis, como um bônus de pagamento ao cumprir uma meta de vendas específica.

Outras recompensas podem incluir dias de folga adicionais, um presente apropriado ou um benefício semelhante.

O elogio também é um prêmio informal que mostra efetivamente aos funcionários que você valoriza seu trabalho e esforço. Você pode enviar um e-mail pessoal para o colaborador individual ou elogiá-lo publicamente durante sua próxima reunião de equipe.

 

4. Melhorar a compreensão da delegação de tarefas

A forma como os funcionários entendem o processo de delegação pode ter uma influência significativa na percepção do clima organizacional. Para uma impressão positiva, a equipe deve saber claramente por que certas pessoas recebem tarefas específicas ou responsabilidades extras.

Aplicando-se à percepção da delegação de tarefas, você pode elevar o moral dos funcionários e aumentar a compreensão da equipe sobre as metas do local de trabalho.

Para melhorar esse fator do clima organizacional do seu local de trabalho, você pode avaliar as atribuições de cada funcionário e retribuir tarefas quando necessário para atingir o equilíbrio. Dê um motivo pelo qual você atribuiu uma tarefa a um contribuidor individual.

Quando os membros da equipe conhecem seu raciocínio, eles provavelmente se sentirão mais valorizados e que sua parte na carga de trabalho é justa e razoável.