4 Benefícios do email transacional para o seu email marketing

Se sua empresa trabalha on-line, por exemplo, com uma loja, portal ou ferramenta, os e-mails de transação gerados automaticamente são uma engrenagem extremamente importante. E-mails de transações, como confirmações de pedidos ou envio de faturas, pertencem às chamadas correspondências de gatilho. 

 

Eles são acionados por determinadas ações do usuário ou transações comerciais e enviados automaticamente aos clientes. Descubra aqui porque você não deve recusar os emails transacionais no e-commerce, do mesmo jeito que você não pode ficar sem um email profissional gratuito, ambos são importantes!

 

1. E-mails de transações automatizadas economizam tempo

Ao enviar um boletim informativo, você geralmente planeja e envia cada correspondência individual do zero. Por outro lado, os e-mails de transação (muitas vezes também chamados de e-mails SMTP), são criados apenas uma vez. 

 

As condições de envio desejadas são então especificadas. Dependendo do acionador definido (por exemplo, alteração de senha solicitada ou compra incompleta), cada e-mail é enviado automaticamente ao destinatário.

 

Os e-mails transacionais automáticos economizam para você como empresa uma coisa acima de tudo: tempo.

 

Embora no início você possa teoricamente ainda receber todas as confirmações de pedidos, confirmações de entrega, faturas ou similares para os primeiros clientes, poderia enviar manualmente, em algum momento chega-se a um ponto em que você não consegue mais acompanhar. 

 

Por exemplo, quanto mais clientes houver para atender em sua loja on-line, mais e-mails de transações de trabalho farão por você. Você só precisa criar cada e-mail uma vez em seu sistema, depois disso tudo é executado automaticamente.

2. Os e-mails de transações por meio de um sistema de envio externo economizam recursos internos

Além de empresas que ainda não enviaram nenhum e-mail de transação, também encontramos empresas e lojas online que já trataram do tema. No entanto, as soluções internas ou as ofertas dos vários sistemas de loja online são frequentemente utilizadas para enviar e-mails transacionais. 

 

O problema com isso: Ambas as soluções não são especializadas em enviar e-mails. Isso não só leva a problemas de entrega frequentes porque o servidor de remessa não está na lista de permissões. Os processos de envio e a posterior avaliação de todos os e-mails enviados são geralmente complexos e requerem o auxílio da equipe interna de TI.

 

Com um servidor SMTP externo especializado no envio de e-mails transacionais, esses problemas podem ser facilmente resolvidos: Os funcionários responsáveis ​​de marketing e/ou vendas podem ver rapidamente quais e-mails transacionais foram enviados e podem até rastrear quais e-mails foram abertos ou clicado ou que não chegou. 

 

Não são necessárias análises e cálculos complexos. Sua equipe de desenvolvimento também pode se concentrar novamente em seus próprios projetos e não precisa mais monitorar o envio de e-mails de transações.

3. Os clientes são acompanhados durante o processo de compra

O que você espera mais do e-mail que você acabou de reservar com sucesso uma viagem? Ou que você pode segurar o produto encomendado em suas mãos em apenas 2 dias? Em comparação com os boletins convencionais, seus clientes geralmente aguardam ansiosamente os e-mails transacionais. 

 

Você mal pode esperar para finalmente vê-lo em preto e branco: a viagem está reservada, o item favorito foi enviado ou a devolução foi recebida e o pagamento será reembolsado em breve.

 

Os e-mails de transação ajudam a garantir que seus clientes tenham uma experiência de compra positiva em sua loja online ou que estejam satisfeitos com o fato de o registro em seu portal online ser tão fácil e rápido. Uma experiência de usuário positiva, por sua vez, significa que seus clientes e prospects ficarão felizes em visitar seu site novamente no futuro. 

 

Com e-mails de transações confiáveis ​​e informativos, você apoia passo a passo o processo de transformar clientes potenciais e novos clientes em clientes existentes. 

 

A atenção dos seus destinatários aos seus e-mails transacionais também é particularmente alta: em comparação com os boletins convencionais, a taxa de abertura dos e-mails transacionais é quase o dobro. 

 

Tendo em conta todos os requisitos legais, pode valer a pena adicionar conteúdo publicitário adicional aos e-mails transacionais. No entanto, isso deve ser apenas uma questão menor – o foco deve estar nas informações transacionais para os clientes.

4º E-mails transacionais automáticos são menos propensos a erros

Cada um de nós comete erros. Enviar por exemplo. As confirmações de pedidos e faturas ainda são enviadas aos seus clientes manualmente, uma fatura pode ser rapidamente esquecida como um anexo de e-mail ou outro erro grave pode ser cometido. 

 

Especialmente se seus clientes estão esperando urgentemente por uma confirmação ou certos e-mails, como confirmações de pedidos, são legalmente necessários, nenhum erro deve aparecer.

 

A tecnologia está muito à frente de nós humanos e menos propensa a erros: se você enviar e-mails transacionais automatizados, o risco de algo dar errado é muito menor. Pelo menos se você usar um servidor SMTP profissional para enviar suas correspondências transacionais. 

 

Os servidores do rapidmail, por exemplo, estão na “lista branca”. Isso tem a vantagem de podermos garantir aos nossos clientes taxas de entrega muito altas para seus e-mails transacionais. 

 

Alguns sistemas de lojas online também oferecem uma solução de e-mail transacional. À primeira vista, é claro que isso é prático para você como empresa, pois você não precisa transferir suas listas de contatos e outros dados para uma ferramenta de e-mail marketing primeiro. 

 

O problema, porém, é que o sistema da sua loja online não é especializado no envio de e-mails. Isso geralmente significa que a capacidade de entrega de seus e-mails transacionais é prejudicada. Se e-mails importantes não chegarem aos seus clientes, você terá muito mais trabalho para corrigir os erros manualmente no final. 

 

Além disso, há um alto risco de você irritar seus clientes a longo prazo e, na pior das hipóteses, até mesmo perdê-los para um concorrente se eles sempre pedem uma confirmação de pedido ou algo semelhante. precisa entrar em contato.

 

Para clientes satisfeitos que gostam de fazer compras com você ou que gostam de visitar seu site, você deve confiar em um sistema de entrega profissional para seus e-mails transacionais.