Marketing Digital

9 Dicas de como aumentar suas vendas

Mesmo que você seja um ótimo vendedor, provavelmente há outras maneiras de melhorar. Isso, de acordo com Ravin Gandhi, cofundador da GMM Nonstick Coatings, um fornecedor global de revestimentos antiaderentes para a indústria de produtos domésticos. 

Como chefe de uma empresa que atraiu clientes com grandes nomes como Calphalon, Crock-Pot, George Foreman, KitchenAid, Oster, Pyrex, Rachael Ray e Farberware, Gandhi está cheio de dicas de estratégia de vendas. Aqui está o que você precisa fazer se quiser exceder suas vendas até o momento.

 

1. Conheça o seu produto

Desde produtos de cozinha a sapatos femininos, não importa o que venda, você precisa conhecer profundamente seu produto ou serviço. Na verdade, a diferença entre aqueles que negociam e aqueles que não o fazem é que eles podem responder a uma pergunta de forma inteligente na hora. 

 

Não são eles que dizem “Dê-me um tempo para responder”. “Bem-sucedidos em vendas são aqueles que conseguem devolver a bola mais rápido do que ela veio para eles”, diz ele.

2. Entenda onde você está no estágio de vendas

Quer seja um estágio de 30 dias ou meio ano, você nunca mais vai querer voltar às vendas no início. Como uma casa no xadrez, mantenha seu cliente alerta para dar o próximo passo em direção à compra. 

 

Por exemplo, certifique-se de que seu produto passe por todos os testes e testes de acordo com seu plano de controle e que sua cadeia de suprimentos esteja organizada e pronta para atender ao preço-alvo. “Você sempre deve estar ciente do motivo pelo qual alguém está comprando de você”, diz ele. “Isso permite que você saiba onde está para chegar à linha de chegada.”

3. Mostre confiança imprudente nas vendas

Isso significa persistência, independentemente da rejeição que você enfrenta. Na verdade, se você não for rejeitado, provavelmente não está fazendo seu trabalho adequadamente. 

 

“Ninguém é tão bom em aceitar o sucesso que merece”, diz ele. “Muitas vezes a venda cai escada abaixo e esperamos que caia nos nossos pés. Esquecemos que a sorte está absolutamente envolvida quando se trata de vendas. “

 

4. Conheça seus números

Qual é o custo real do seu produto ou serviço? Quanto isso permitirá que sua empresa ganhe? “Muitas pessoas acabam acreditando que fizeram um ótimo trabalho, mas a empresa está realmente perdendo dinheiro”, diz ele.

 

5. Defina as próximas etapas

Faça uma lista do que acontecerá após uma reunião com um cliente. Em seguida, coloque essas entregas em um pedaço de papel ou e-mail para manter os principais participantes responsáveis. 

 

“Se passarem 30 dias e você não receber uma resposta, pode continuar e dizer:“ Olá, aqui está a lista de etapas que discutimos. Como combinamos, você tinha que fazer X, Y ou Z “”, diz ele.

 

6. Vença sua concorrência de maneira criativa

Por que os clientes deveriam preferir você se seu produto está no mesmo nível do seu concorrente? Encontre uma maneira de ser diferente. Para deixar seu produto mais atraente e ter resultados em suas vendas, implemente suas alternativas de ofertas por meio de melhorias de custo ou qualidade, por exemplo. Como Gandhi coloca: “Seus clientes irão percorrer o caminho até sua porta, porque você realmente torna o trabalho deles mais fácil.”

 

7. Torne-se um bom ouvinte

Na maioria das vezes, você tem um discurso pronto e agourento que fez inúmeras vezes. Mas há uma resposta de seus clientes? “Uma ótima maneira de construir uma relação de confiança com seus clientes é simplesmente ouvir o que eles têm a dizer”, diz ele. “Normalmente seus clientes dirão exatamente o que desejam e tudo o que você precisa fazer é ouvi-los.”

 

8. Faça contato com a pessoa do outro lado

A falta de sucesso nas vendas pode ser uma questão de pouca adaptabilidade. Nesse caso, é provável que outro vendedor tenha obtido melhores resultados ao realizar a venda. “Às vezes, clientes introvertidos gostam de lidar com vendedores introvertidos. “Às vezes eles gostam de lidar com extrovertidos”, diz ele. “Às vezes, a melhor coisa a fazer é simplesmente não falar.”

 

9. Aprenda a ler as pessoas

Você fala demais? A pessoa do outro lado da mesa ou ao telefone está perdendo o interesse em uma conversa? Ou você está animado com o que está dizendo? Pense por um momento nas pessoas que vendem produtos na TV. Eles se baseiam em medidas de quantas pessoas ligam para comprar um produto. 

 

Eles podem ficar presos em vendas que repercutem e afastar aquelas que não o fazem. “Eles realmente entendem se isso é algo a que o público está respondendo ou não”, diz ele. “E eles têm a capacidade de repetir e se afastar ou ir mais fundo, desde que funcione.”