O transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil: entenda por que o país é dependente desse sistema

58% dos transportes realizados no Brasil são pelo sistema rodoviário. Somos o país com a maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros do mundo – à frente da Austrália, China, Rússia e todas as outras grandes economias.

75% de toda a produção do país é transportada por esse sistema. A malha ferroviária, marítima, aérea, ferroviária, entre outros modelos, não representam mais que 10% de cada um para o transporte do Brasil.

Esses dados são importantes para o país, mas extremamente preocupante. Afinal, somos extremamente dependentes do sistema rodoviário no país. Há alguns anos houve uma grande greve dos caminhoneiros.

Estes profissionais buscavam por melhores condições de trabalho e ficaram dez dias parados.  O Brasil, em consequência, também parou por todos esses dias. Houve a falta de produtos, combustíveis, alimentos, medicamentos, matéria-prima, entre outros.

Mercados ficaram com as prateleiras vazias, pessoas economizavam o restante de gasolina que ainda tinham e muitos serviços pararam. No final das contas, os caminhoneiros tiveram diversas conquistas.

É o caso da validade da regra que instituiu uma política nacional de valores mínimos de pagamento do frete. Essa greve ocorreu em 2018, mas tem reflexos até hoje na sociedade.

Quando há uma movimentação do setor para uma nova greve, empresas, o Estado e as pessoas já começam a se preocupar com os próximos dias – como nunca aconteceu antes.

Este momento histórico evidenciou uma situação que muitos não sabiam: a dependência do país deste sistema rodoviário. Mas, afinal, por que isso acontece? Como solucionar essa questão?

Acompanhe este conteúdo para entender melhor sobre essa questão!

Qual a relação de dependência com o sistema de transporte rodoviário?

O sistema rodoviário oferece diversas vantagens para o transporte, ainda mais em um país que investiu por anos nessa opção – a sua qualidade é inegável. A questão não é que os caminhões atrapalham o país, de forma alguma.

Este segmento é enorme no país. Da frota total que circula no Brasil,  existem mais de 1,09 milhão de caminhões, 554 mil são de caminhoneiros autônomos e 23 mil de cooperativas de transporte rodoviário.

O problema é que o Brasil tem uma dimensão continental, nosso território é enorme e isso atrapalha a logística de alguns transportes rodoviários. Como transportar produtos frescos em viagens de dias, até mesmo semanas? É inviável!

Produzimos altas quantidades de commodities, tanto agrícolas quanto minerais e estes produtos precisam ser transportados por meios razoáveis e  não apenas por caminhões.

Por que isso acontece no Brasil? Por um lado, nosso país conta com diversas possibilidades de transporte. Afinal, há uma costa de litoral enorme, por exemplo. O problema vem de anos atrás, não é algo atual. Entenda!

Falta de investimento causou essa dependência

O motivo da real dependência é porque os governantes brasileiros sempre priorizaram o sistema rodoviário. Investiram – e ainda investem – em rodovias, melhorias nesse sistema, entre outros fatores, e se esquecem dos outros meios. 

Eles nunca, em todos esses anos, priorizaram adotar outros tipos de sistema de transporte no país. Isso porque esse investimento não tem impacto eleitoral. Um exemplo claro dessa situação é que houve um projeto da ferrovia Norte-Sul, a qual cruzaria o país, mas ele nunca saiu do papel.

O que falta é uma estratégia que prioriza o investimento em outros meios de transporte. Mas, afinal, o que é um transporte rodoviário?

O que é o sistema rodoviário?

Então, há uma dependência clara do Brasil para com este segmento. O motivo? Questões políticas de anos atrás, que continuam acontecendo até hoje em dia. Afinal, perceba que não vemos ferrovias sendo construídas com frequência. 

Mas, é necessário entender o que de fato é o transporte de cargas pesadas rodoviário – este segmento tão importante, que movimenta diariamente toneladas de produtos de um local ao outros. 

Além de amplo, este sistema é versátil. A grande maioria dos produtos são transportados por caminhões no país – grãos, comidas, animais, produtos químicos, materiais, matérias-primas, pessoas, entre outros.

O transporte rodoviário é feito por estradas, rodovias, ruas, avenidas e toda e qualquer via (seja pavimentada ou não). O objetivo é movimentar todos esses  materiais com segurança e agilidade. Para isso, há todo um trabalho de logística por trás de cada caminhão nas ruas.