TODOS OS KPIS DE UMA ESTRATÉGIA DE SEO

Medir os resultados de uma campanha de SEO é de fundamental importância para entender completamente a eficácia da estratégia utilizada. 

Nesse sentido, os KPIs, sigla para Key Performance Indicators , são usados ​​justamente para isso: podem ser usados ​​não apenas como uma ferramenta de controle de desempenho, mas também como uma ferramenta de planejamento que ajuda a planejar atividades futuras com vistas à melhoria. 

TODOS OS KPIS DE UMA ESTRATÉGIA DE SEO

O QUE É SEO?

Antes de entrarmos nisso, vamos esclarecer brevemente o que significa SEO e por que é tão relevante. 

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization que, traduzido para o nosso idioma nativo, seria “otimização para motores de busca” . 

Trata-se, portanto, de uma estratégia de marketing digital que reúne uma série de técnicas que visam aumentar a visibilidade de um site , melhorando seu posicionamento entre os resultados orgânicos ou puros (e, portanto, não pagos) no Google e em outros buscadores.

A estratégia de SEO diz respeito a diferentes aspectos de um site: a otimização da estrutura do site, o código HTML, o conteúdo do texto, a gestão correta dos links de entrada e saída. 

Há, portanto, muitos aspectos a serem cuidados para implementar uma estratégia eficaz, mas o conteúdo é realmente a parte mais importante do SEO… não esqueçamos o mantra “Conteúdo é o Rei”! 

É necessário que um website tenha conteúdos considerados úteis e interessantes, que tenham valor para os seus utilizadores. Nesse sentido, a primeira fase estratégica está focada na escolha das palavras-chave, que são as melhores palavras-chave para usar. 

O ideal seria identificar muitas palavras-chave ad hoc para ter uma taxa de conversão mais alta, como explica claramente a “teoria da cauda longa” de Chris Anderson. Mas essa é apenas uma das muitas peças do quebra-cabeça para construir uma estratégia de SEO completa e estruturada. 

KPI: MEDIÇÃO DO SUCESSO DE SEO

Como já mencionado, a mensuração dos resultados é o último dos passos fundamentais para otimizar e posicionar um site nos buscadores. 

Na verdade, são várias as variáveis ​​que entram em jogo numa campanha de SEO: as campanhas de sucesso baseiam-se num sistema de controlo que permite garantir que o trabalho realizado produz determinados resultados. Nesses termos, os Indicadores Chave de Desempenho ou KPIs são de grande ajuda para identificar o que funciona e atuam como um sistema de alerta antecipado para o que não está indo conforme o planejado. 

Sem KPIs, não podemos monitorar o progresso da campanha de SEO passo a passo e, portanto, não temos plena consciência se nossos esforços valeram a pena. 

É claro para todos que uma campanha de SEO leva tempo para dar resultados e retornos econômicos, mas ao definir KPIs você tem uma visão mais concreta para demonstrar a influência que a estratégia está tendo no negócio.  

CLASSIFICAÇÃO DE KPIS PARA SEO

Antes de tudo, você precisa categorizar seus KPIs, pois eles variam de acordo com os objetivos de cada negócio: por exemplo, quem lança um novo produto tem intenções bem diferentes de quem quer aumentar as vendas de um determinado bem ou serviço. 

Assim, os objetivos podem ser classificados da seguinte forma:

  • Conscientização : aumentar o grau de conscientização do público sobre a marca, produto ou serviço
  • Engajamento : estimule o envolvimento do seu público
  • Conversão : Gere qualquer tipo de lead, desde novos leads até aumento de vendas. 

Outro modelo utilizado para classificar os diversos KPIs é o famoso “VQVC ”, sigla que significa “Volume, quality, value and cost” que se baseia em quatro métricas que possuem um valor real da campanha de SEO:

  • Volume : número de visitantes únicos e gerais, visualizações de página, etc.
  • Qualidade : taxa de rejeição, duração da navegação, páginas por visita
  • Valor : determina o valor econômico de uma visita de conversão ou lead
  • Custo : O custo de gerar um lead ou venda por meio da atividade de SEO

Estes são apenas alguns dos passos a seguir para elaborar um plano que melhor se adapte às necessidades de reporte e análise de cada negócio, com características e objetivos muito distintos e específicos. 

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OS KPIS A SEREM MONITORADOS PARA MEDIR O SUCESSO DE UMA CAMPANHA DE SEO

Existem muitos KPIs para monitorar regularmente para obter uma visão completa do progresso da sua campanha de SEO. No entanto, listar todos eles pode ser confuso, por isso fizemos uma seleção dos principais KPIs que não podem faltar em uma campanha de SEO bem formulada e estruturada:

  • Tráfego Orgânico : KPI de SEO que quantifica o tráfego de um site a partir de resultados de mecanismos de pesquisa não pagos que podem ser medidos usando o Google Analytics. 
  • Posicionamento de palavras- chave : monitorar o posicionamento de palavras-chave relacionadas ao seu negócio é uma métrica muito importante que permite ter uma visão do andamento da campanha e avaliar se deve ou não implementar medidas corretivas. Existem várias ferramentas, como Seozoom ou Semrush, que permitem acompanhar o posicionamento de suas palavras-chave nas SERPs. 
  • Taxa de rejeição : Este não é um KPI totalmente negativo porque lhe dá uma maneira de pensar sobre por que um usuário sai do seu site sem realizar nenhuma ação. Portanto, é uma medida importante avaliar se o conteúdo que oferecemos é capaz de engajar o visitante e o quanto a consulta de pesquisa é adequada para o posicionamento.
  • Tempo médio na página : É óbvio que quanto mais tempo o usuário passa em um site, mais ele estará envolvido e, consequentemente, há uma chance maior de que ele aja. Por isso é necessário mensurar esse tipo de timing e considerar uma estratégia para aumentá-lo caso o valor seja baixo. 
  • Velocidade de carregamento : os usuários da web tornaram-se cada vez mais impacientes, então se um site é muito lento, eles o abandonam instantaneamente sem pensar duas vezes. Portanto a velocidade de carregamento da página é uma métrica fundamental tanto que o Google tende a penalizar sites que demoram mais de 3 segundos para carregar. 
  • Impressão : KPI de SEO muito relevante porque mede todas as vezes que nosso site aparece no SERP para uma determinada consulta de pesquisa. Se nosso link não for clicado o suficiente ou de forma alguma significa que há algo a melhorar e esse KPI é uma boa maneira de avaliar nosso potencial de crescimento. 
  • Conversões: conversão não significa mera venda, mas sim qualquer ação que um usuário possa realizar no site, como assinar a newsletter, baixar um pdf, solicitar um contato, até a compra de um produto. Medir e monitorar as conversões orgânicas prova ter estimulado o usuário o suficiente para gerar sua ação, podendo ser de alguma forma sinônimo de sucesso.

Por fim, antes de lançar qualquer campanha de SEO é uma boa prática definir KPIs e métricas capazes de monitorar os objetivos e, portanto, a eficácia dessa campanha. 

Como vimos, os KPIs de SEO nos ajudam a focar nos resultados que queremos alcançar, monitorar continuamente o andamento do nosso desempenho para que nossos esforços sejam recompensados ​​pelo sucesso do projeto. 

Apesar de existir uma infinidade de KPIs, cada profissional de marketing terá que escolher aqueles que melhor se adequam ao seu negócio e consequentemente aos objetivos a serem alcançados, sejam eles conscientização, engajamento ou conversão. 

O que importa é criá-los e analisá-los constantemente para verificar se as ações implementadas levam aos objetivos desejados ou, se não, realizar ações corretivas.