Marketing Digital

GOOGLE ANALYTICS 4: O QUE MUDA

Quem possui um site com certeza já deve ter ouvido falar do Google Analytics, uma plataforma rica em recursos que o Google disponibiliza gratuitamente para monitorar seu site por meio de análise de dados. 

É, portanto, uma ferramenta muito poderosa, mas quem a usa deve ter muito cuidado, pois o Analytics muda constantemente. Para isso, mostraremos neste artigo as especificações da versão mais recente, Google Analytics 4. 

GOOGLE ANALYTICS: O QUE É E PARA QUE SERVE

Hoje, a análise de dados é de fundamental importância para avaliar o desempenho de um projeto digital . O Google Analytics é um serviço de análise web, disponibilizado gratuitamente pela Google, que permite o acompanhamento atempado e completo de métricas e estatísticas sobre a evolução do seu espaço online, por isso adequado para quem gere um negócio online, seja um blog, website , comércio eletrônico, etc. 

Para poder rastrear qualquer tipo de interação e, portanto, ter acesso a dados estatísticos, o Google Analytics deve estar conectado corretamente ao seu site .: primeiro você precisará criar uma conta no site do Google Analytics e depois digitar a URL do site que deseja verificar e o nome na seção “configuração da propriedade”; 

Concluídas essas etapas, você terá seu próprio ID de rastreamento, um código alfanumérico, para adicionar às páginas do site que deseja monitorar. Dessa forma, será possível monitorar sua plataforma e receber os primeiros dados. 

Portanto, o Google Analytics é capaz de coletar um grande número de informações sobre o comportamento dos usuários que navegam em seu site, graças a métodos refinados de integração com seu espaço online e poderosos sistemas de coleta. 

Os dados coletados pelo Analytics são uma síntese perfeita de informações quantitativas e qualitativas que permitem entender completamente os hábitos e o comportamento de seus visitantes: um perfil preciso do seu público com base nas diferentes dimensões e métricas personalizadas, bem como o rastreamento de campanhas de publicidade, social e digital Pr.

Ao mesmo tempo, permite medir o ROI de todas as atividades de web marketing implementadas. 

POR QUE USAR O GOOGLE ANALYTICS

Como já explicado acima, o Google Analytics é uma ferramenta que permite ter acesso a todas as estatísticas e dados relativos aos usuários que interagem em seu site. 

Graças à sua utilização, é possível aceder a números preciosos que estão organizados em gráficos, tabelas e várias secções, de forma a tornar a sua consulta intuitiva e simples. Em particular , permite verificar :

  • Usuários que acessam seu site : local de origem, idioma de pertencimento, navegador utilizado, dispositivo de acesso (mobile/desktop) e muito mais; com esses dados disponíveis, você pode saber de onde vêm seus visitantes para estruturar uma estratégia mais eficaz que melhore a visibilidade do site.
  • As ações que os usuários realizam enquanto navegam no site: quais páginas visitam, o tempo gasto em cada uma delas, etc. Assim, você pode verificar os links e páginas mais clicados, mas também aqueles com pior desempenho para torná-los mais performáticos e atraentes e, em geral, saber se algo deu errado em alguma etapa para fazer alterações no site e resolver os problemas relacionados. O teste A/B também pode ajudar a descobrir quais páginas estão aumentando o tráfego e quais não estão. 
  • Em quais dias da semana e hora do dia eles visitam seu site : usando o Analytics é possível entender quando os usuários estão ativos (se todos os dias, semanas, meses); essas informações são necessárias para entender se você está realmente atingindo seu alvo no momento certo. 
  • Como os usuários chegam ao site : se eles chegam digitando uma consulta de pesquisa ou por meio de pesquisa direta ou se são redirecionados de sites externos (links, mídias sociais, publicidade etc.). Ao ficar de olho nesse tipo de informação, você pode avaliar como melhorar a visibilidade nas redes sociais ou montar uma campanha de SEO direcionada. 

Fica claro agora a grande ajuda que o Google Analytics pode oferecer: informações fundamentais sobre o comportamento do consumidor, feedback para as páginas mais e menos visitadas e sugestões de investimentos a serem feitos para melhorar 100% a experiência do usuário. 

AS INOVAÇÕES INTRODUZIDAS PELO GOOGLE ANALYTICS 4

Isso é ecoado pelo anúncio do Google sobre o lançamento do “Google Analytics 4” programado para o próximo dia 14 de outubro. 

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Também conhecido como GA4, é o novo software de medição e rastreamento de tráfego da Web e de aplicativos do Google que se diferencia significativamente de seu antecessor, o Universal Analytics. O Google Analytics 4, aliás, tem uma interface bem diferente e desvia a atenção para alguns pontos fundamentais.

Em primeiro lugar, é possível notar a extrema simplificação da interface, que parece ser feita mais para marqueteiros do que para codificadores ; na realidade, ter informações mais imediatas não significa necessariamente que estas sejam melhores, na verdade no momento esta nova entrada não parece muito apreciada em comparação com a anterior, mais completa sob alguns pontos de vista. 

Em segundo lugar, o Data-model, que é o modelo de coleta e estruturação de dados, passou a ser baseado em eventos com o objetivo de construir um sistema de rastreamento mais orientado para o marketing . 

Aqui está a verdadeira revolução, porque a recolha de dados no Universal Analytics foi totalmente orientada para os perfis dos utilizadores, enquanto a partir de 14 de Outubro estase concentrará em seu comportamento : todas as interações do visitante agora se tornam eventos que no Google Analytics 4 são classificados em 4 tipos:

  • eventos coletados automaticamente (idioma e localização)
  • eventos de medição avançada (downloads, pesquisas, rolagens)
  • eventos recomendados (logins, compras, compartilhamentos)
  • eventos personalizados

Além disso, enquanto o monitoramento de eventos na versão clássica do Analytics exigia uma intervenção do lado do código, o Google Analytics 4 permite, em vez disso, modificar, monitorar e ajustar todos os eventos diretamente de sua interface de usuário, sem incomodar os desenvolvedores. Outra inovação é a integração e aprimoramento com o Google Ads.

Além disso, o GA4 usa uma abordagem muito flexível para se adaptar a um futuro com ou sem cookies , moldado para preencher lacunas onde os dados fornecidos podem estar incompletos, ao mesmo tempo em que ajuda os anunciantes a cumprir as regulamentações de dados, como o GDPR. 

Nesse sentido, o investimento em Machine Learning do ponto de vista preditivo tem sido maciço para compensar a perda de dados devido a usuários que negam o consentimento para rastrear cookies. 

O objetivo é, portanto, fornecer insights automáticos a partir dos dados disponíveis sobre o comportamento do usuário. O aprendizado de máquina se torna uma maneira de compensar as tendências restritivas no processamento de dados e privacidade na web.

Por fim, entendemos o quão importante é a análise de nossa plataforma online e o quanto o Google pode nos ajudar na interpretação de seus dados. 

Nesse sentido, o Google Analytics vem ao nosso encontro ajudando-nos a monitorar o que funciona e o que precisa ser melhorado. Possui recursos que nos permitem conhecer a fundo nossos usuários: de onde vêm, sua faixa etária, seus interesses, se conectam a partir de um desktop ou smartphone e muito mais.

O novo Google Analytics 4 oferece uma visão mais completa do ciclo de vida do cliente em vários canais e usa os dados com métodos de marketing preditivos. 

No entanto, sendo uma ferramenta ainda imatura em termos de abordagem e intenções, será necessário aguardar implementações posteriores para ter uma ideia completa de sua funcionalidade e potencial relacionado.

Enquanto isso, resta a possibilidade de usar o bom “velho” Universal Analytics em paralelo para se familiarizar com a análise de dados, recurso fundamental de qualquer negócio.