Como criar um bom ambiente de trabalho
Está mais do que provado que ter um bom clima e um bom ambiente de trabalho é sempre positivo e é óptimo e benéfico para a produtividade, para a empresa e para a satisfação dos trabalhadores. Trabalhadores felizes são funcionários leais e indivíduos leais podem fazer coisas incríveis, não se esqueça
Vários estudos de clima organizacional mostram que os trabalhadores altamente envolvidos com sua organização podem melhorar o desempenho dos negócios em até 30% e têm duas vezes mais chances de exceder as expectativas de desempenho do que seus pares, sem qualquer compromisso.
Entre outros benefícios alcançados, podemos destacar:
- Menor rotatividade de pessoal.
- Redução do estresse no trabalho.
- Aumento de produtividade.
- Melhor diálogo e comunicação.
- Promoção de ideias construtivas.
- Melhoria da pontualidade dos trabalhadores.
- Maior satisfação pessoal e profissional.
- Atitude positiva no trabalho.
- Facilita a adaptação das pessoas ao seu trabalho.
- Maior nível de comprometimento.
- Maior unidade e confiança.
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Recomendações para um bom ambiente de trabalho
A seguir detalhamos diferentes diretrizes e / ou recomendações que, quando colocadas em prática, proporcionarão um ambiente de trabalho saudável.
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Cuide e mantenha o meio ambiente e o espaço físico de trabalho em boas condições.
É essencial que o local de trabalho físico seja cuidado e adequado para que o funcionário esteja confortável, confortável e satisfeito. Como? No inverno, um bom aquecimento, no verão, ar-condicionado, cadeiras ergonômicas, limpeza semanal, luz natural, boa conexão à Internet, espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, espaços comuns para fazer pausas sem incomodar, área de escritório para refeições …
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Construa respeito.
Fazer com que todos os funcionários de uma empresa se deem bem é muito difícil, mas é importante que o relacionamento entre todos seja de respeito. Para isso, é fundamental promover a tolerância, o respeito e a harmonia. Como? Por exemplo, com atividades em grupo fora e dentro da empresa: ” sala de fuga”, degustação de cerveja, escapadas específicas de fim de semana, sessões de coaching, oficina de terapia do riso …
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Facilita o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Hoje em dia, você ouve o tempo todo sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. E esse é um fator fundamental para manter os trabalhadores felizes e muito mais motivados. Ter horários flexíveis, autorização de ir ao médico, ter serviço de creche, poder teletrabalho a partir de casa, bilhetes de restaurante, pagamento de quilometragem, carro da empresa… são apenas alguns dos exemplos que podem facilitar este equilíbrio.
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Ouça seus funcionários.
É importante saber o que os trabalhadores pensam e o que sentem. Desta forma, você pode resolver problemas e obter novas ideias para melhorar.
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Pergunte a seus funcionários.
Além da escuta, para a criação de um ambiente de trabalho saudável é imprescindível que os trabalhadores sintam que estão sendo levados em consideração, para isso, pergunte e peça que proponham soluções. Deixe-os sentir que suas opiniões e pontos de vista são levados em consideração.
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Fique calmo em tempos de crise.
Quando as coisas não correm como o esperado ou o dia é difícil e complicado na empresa, é fundamental manter a calma e tentar lidar com a situação com calma e sem perder os nervos. Fornecer as informações de que a equipe precisa de maneira correta e mostrar confiança para lidar com o problema ajudará o ambiente da empresa.
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Sorria e não se esqueça do seu senso de humor.
Não deixe seus problemas pessoais afetarem você e mostre um sorriso todas as manhãs. Lembre-se de que o sorriso é contagiante.
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Ganhar confiança.
Já nos antecipamos, que é fundamental conquistar a confiança de seus colaboradores para que o ambiente de trabalho seja bom. Tenha pequenos e simples detalhes com eles, seja grato, seja generoso, reconheça os esforços extras que eles fazem sem ninguém lhes pedir… Essas pequenas mudanças irão encorajar outros a fazerem o mesmo e eles se sentirão confortáveis em vir até você quando tiverem alguma dúvida, novas ideias ou preocupações.
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Recompense, incentive seus funcionários.
O reconhecimento com recompensas da empresa ao trabalhador é uma forma de o trabalhador se sentir valorizado e seu esforço recompensado. “Bônus” pelo cumprimento de objetivos, incentivos às comissões no final do mês, possibilidade de crescimento e promoção dentro da empresa.
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Aumente o treinamento.
Através dos cursos e ações de formação, os trabalhadores terão a sensação de aprender e aumentar as suas competências profissionais e o seu envolvimento com a empresa e a vontade de permanecer será muito maior. Eles não se sentirão estagnados e terão orgulho das conquistas.
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Dê autonomia aos colaboradores.
Parte da construção de uma base de apoio é aprender a confiar que os trabalhadores usarão suas horas de trabalho para atingir seus objetivos. Ao criar um forte senso de autonomia, os funcionários se sentirão mais capacitados e terão mais motivação e iniciativa.
Você não tem mais desculpa, melhore o ambiente de trabalho da sua empresa seguindo as diretrizes que acabamos de listar e você terá benefícios sem nem mesmo perceber.
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