Como Combater a Anemia
Quando recebemos um diagnóstico de anemia ficamos muito preocupados com o que pode ter ocasionado, o que a anemia pode desenvolver em nosso corpo e que tipo de tratamento iniciar. Mas não se preocupe, existe no mercado um suplemento que trata a anemia de forma totalmente natural e saudável.
Continue a leitura para conhecer mais sobre esse tratamento para anemia.
O que é a Anemia e como é seu tratamento?
A anemia é a insuficiência dos níveis de hemoglobina no sangue, que é uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) que atua no transporte do oxigênio pelo organismo. O ferro auxilia na produção das hemácias do sangue, atua no armazenamento de oxigênio pelos tecidos e na formação de enzimas que fazem parte do processo de respiração celular.
Quando ele está em quantidades baixas no sangue, pode desencadear a anemia, que causa a má nutrição de tecidos e prejudica o transporte de oxigênio no organismo.
Entre os sintomas da anemia estão:
- Sensação de cansaço;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- mal-estar;
- tonturas.
Como o ferro tem papel principal na produção das hemácias, o tratamento para a anemia costuma acompanhar o consumo do mineral, por medicação, alimentação ou suplemento.
Quais os principais alimentos com Ferro para a Anemia?
Existem vários alimentos que contêm ferro e que ajudam no tratamento da anemia. Confira as principais fontes abaixo:
- Leguminosas;
- Produtos de origem animal;;
- Frutas secas;
- Oleaginosas;
- Vegetais verde-escuros;
- Spirulina.
A spirulina premium é uma cianobactéria e está presente na alimentação humana há milênios. Ela tem alta concentração de nutrientes benéficos para a saúde e é rica em ferro e vitamina B12, minerais ideias no tratamento para a anemia.
Conheça os benefícios da Spirulina no tratamento para anemia
A spirulina para a anemia é muito utilizada devido à sua alta concentração de ferro, porém, ela ainda é rica em vários outros nutrientes essenciais para a saúde, como:
- Proteínas;
- Aminoácidos essenciais;
- Carboidratos complexos;
- Lipídios;
- Ácidos graxos: ômega-3 e ômega-6;
- Minerais: ferro, manganês, zinco, sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, selênio e cromo;
- Vitaminas: E, K, betacaroteno e do complexo B;
- Antioxidantes.
Uma publicação no International Journal of Food Sciences and Nutrition, revelou que indivíduos com cansaço extremo tiveram um aumento significativo na energia e na vitalidade ao consumirem por oito semanas a spirulina para a anemia.
Suplemento de Spirulina para Anemia: como tomar
A spirulina para a anemia pode ser encontrada em cápsula, comprimido e em pó e pode ser consumida adicionada a alimentos como frutas e sucos, ou então ingerida com água. A quantidade e a forma ideal é prescrita pelo médico nutricionista e depende do objetivo a ser alcançado por cada pessoa.
Quais efeitos da Spirulina no combate à Anemia?
Estudos científicos comprovaram que pessoas que consumiram a spirulina para a anemia conseguiram uma absorção 60% maior de ferro do que as que utilizaram outros tipos de suplementos. Outro estudo observou ainda que pacientes anêmicos tiveram um aumento de cerca de 20% de hemoglobina no sangue após o consumo de apenas 4g de spirulina para a anemia durante 30 dias.
Onde comprar suplementos de Spirulina?
A spirulina para a anemia pode ser encontrada facilmente em farmácias comuns, farmácias de manipulação, sites especializados em suplementos e lojas de produtos naturais.
Para quem não é recomendado a Spirulina?
Ainda que seja excelente para a saúde, a spirulina para a anemia não é recomendada para pessoas com fenilcetonúria, que é uma doença que leva à acumulação de fenilalanina no sangue. Também não podem ingerir gestantes, lactantes e pessoas com doenças autoimunes.