Unhas amareladas: entenda as causas e possíveis tratamentos
Muitas pessoas possuem mas não sabem de fato como fazer um tratamento para unhas amareladas de forma correta.
Isso ocorre pois muitas vezes o problema é deixado de lado ou não se há uma rotina de cuidados diários com as unhas.
Desse modo, algumas dicas para que se evite esse amarelamento das unhas é muito importante, além de como tratar as que já se encontram assim.
No entanto, é necessário primeiro indicar o que pode causar esse problema para somente depois ajudar a evitá-lo e auxiliar no tratamento do mesmo.
O que causa o amarelamento das unhas?
Ter as unhas danificadas muitas vezes é comum, mas isso requer que seja buscado um tratamento para unhas amareladas.
Isso acontece porque deixar as unhas amareladas e frágeis fazem com que elas percam cada vez mais sua base, por se tornarem desgastadas.
Portanto, há alguns fatores que podem causar o amarelamento em questão, como:
- Ocorrer por falta de antioxidantes
- Pela ausência de vitaminas A e C
- A presença de diabetes
- Por ter micoses
- Contato direto com produtos químicos
- Ter doenças como anemia ou cardíacas
- Doenças hepáticas, tanto digestivas quanto renais
Ou seja, é importante que assim que for constatado a presença de unhas amareladas se busque um profissional para analisar qual a causa de fato do problema.
De qualquer modo, assim que for percebido a cor amarelada o primeiro passo, antes mesmo de buscar uma resposta, é suspender o uso do esmalte.
Em suma, a unha deve ficar livre de pigmentos e de quaisquer fatores que possam interferir no tratamento posterior.
Isto é, além de levar a unha sem esmalte ou qualquer outro fator que impeça o profissional de analisar o caso, deve-se deixar ela respirar até mesmo depois.
Isso ocorre devido ao tratamento que se passa ter que ser feito de forma correta, sem utilizar produtos como esmaltes e acetonas.
Qual é o melhor tratamento para unhas amareladas?
É certo que o tratamento para unhas amareladas deve ser feito após um profissional indicar a possível causa desse fato.
Desta forma, caberá também a este profissional muitas vezes realizar a indicação do tratamento a ser feito, além de dar somente o motivo do amarelamento.
Contudo, há formas caseiras de se tratar as unhas frágeis e amarelas, como a receita de suco de limão.
Para isso, a receita necessita de:
- 1 xícara de água morna
- ¼ de xícara de suco de limão
- 2 colheres de sopa de sabão ou sabonete líquido
Após misturar os ingredientes, deve-se colocar em um recipiente e imergir as unhas nessa mistura por aproximadamente 5 minutos.
No entanto, terminado o processo de molhar as unhas deve-se lavar as mãos muito bem, por conter na mistura ingredientes como limão.
Por fim, o correto é hidratar as mãos com cremes ou óleos após o tratamento, para que as unhas não fiquem ressecadas.
Posso pintar unhas amareladas?
Para quem busca um tratamento para unhas amareladas, deve-se sempre buscar evitar o uso de esmaltes e outros produtos que possam danificar a unha.
Ainda, não somente se diz quanto a danificar, mas sim na questão de que pode vir a atrapalhar o desenvolvimento e sucesso do processo de tratamento.
Em outras palavras, após identificar a causa e ter um tratamento prescrito, deve-se buscar seguir o mesmo corretamente para que sofra resultado.
Desse modo, nenhum tratamento envolve a necessidade de se manter as unhas pintadas, mas sim de mantê-las hidratadas e fortes.
No entanto, isso não quer dizer que não se possa em hipótese alguma ou às vezes pintar as unhas, caso esteja com elas amareladas.
O que se deve ter em mente é que pode ser prejudicial ao tratamento e que por essa razão não se indica usar.
Contudo, há situações em que se torna complicado não realizar o uso de esmaltes, principalmente para quem de fato possui esse amarelamento na unha.
Portanto, se há algum evento ou ocasião especial que raramente ocorre, não tem problema utilizar o esmalte.
Porém, após acontecer o evento deve-se retirar o esmalte e voltar a rotina normal de tratamento para que o problema seja curado.
Como evitar que esse problema surja novamente?
Para se garantir que o tratamento para unhas amareladas tenha efeito certo, é necessário manter os cuidados para que o problema não volte.
Desta maneira, uma das formas de se evitar que o problema de unha amarela retorne é aplicar uma base de boa qualidade sempre que for pintar as unhas.
Ou seja, todas as vezes que for se usar o esmalte direto na unha, deve-se selar uma base e somente após isso passar o esmalte.
Isso acontece porque muitas vezes as unhas podem aprisionar uma quantidade concentrada de pigmentos presentes nos esmaltes.
Esses pigmentos muitas vezes ficam retidos nos poros das unhas, o que dificulta a remoção e pode assim gerar um enfraquecimento ou até um amarelamento da unha.
Portanto, a base serve para impedir que isso ocorra e que se garanta uma eficácia do tratamento para unhas amareladas, impedindo que retornem.