Dicas de Dentistas para Quem Usa Aparelho

O aparelho além de causar muito incômodo, pode acarretar uma série de problemas na boca se não tivermos o devido cuidado com ele, cuidados básicos como manter a higienização e contar com um bom plano odontológico.

Pensando nisso trouxemos 5 dicas de cuidados que os dentistas recomendam para as pessoas que usam aparelho.

5 dicas infalíveis para quem usa aparelho

As pessoas que necessitam fazer o tratamento com o uso de aparelho devem ter um cuidado maior ainda com a saúde bucal, pois a presença dele na boca pode causar danos a ela e prejudicá-la.

Por isso, se esse for seu caso, saiba que vai precisar ter um cuidado ainda maior com sua saúde bucal. Veja aqui algumas dicas que os profissionais da odontologia separaram para quem usa aparelho.

1. Tenha cuidados especiais com a escovação

Essa é uma ação fundamental e que deve começar a fazer parte de sua rotina hoje mesmo, principalmente quando se trata de quem usa aparelho, pois estas pessoas estão mais propícias ao acúmulo de bactérias na boca.

O aparelho faz com que alguns cantos da boca sejam mais difíceis de serem alcançados na hora da escovação. Por isso, é importante que além de manter as escovações recomendadas após cada refeição, utilize produtos que vão te auxiliar em sua higienização.

Como por exemplo, o fio dental e enxaguante bucal, que ajudam a eliminar as bactérias que a escova não conseguiu. Cuidado também na hora de escolher a escova certa, prefira escovas pequenas e macias, elas além de proporcionar uma melhor escovação de toda a boca, evita que machucados sejam causados na boca.

O recomendado é que se faça a escovação sempre após comer algo, mas como isso nem sempre é possível, ela deve ocorrer no mínimo 3 vezes ao dia. Outra dica muito importante quanto a escovação, é estar atento quanto a limpeza da língua, ela também é um dos lugares ótimos para a proliferação de bactérias.

Você pode usar raspadores para ajudar na limpeza da língua, eles conseguem retirar as sujeiras e bactérias que se acumulam ali através da raspagem de sua superfície. Ou ainda existem escovas que já possuem essa função, o importante é não se esquecer da língua na hora de escovar os dentes.

2. Retire a placa com uma escova especial

No caso das pessoas que usam aparelho, existem no mercado produtos próprios para a sua escovação. Como mencionamos, você vai precisar da ajuda do fio dental e outros auxiliares, então escolha aqueles que são próprios para quem usa aparelho.

A escova deve ser mais comprida, para alcançar os lugares mais difíceis que o aparelho faz na boca. Também existem os fios dentais próprios para alcançar os espaços entre os dentes e os arames do aparelho.

3. Evite hábitos pessoais destrutivos

Qualquer pessoa deve fugir deste tipo de ação, e principalmente aquelas pessoas que usam aparelho, seja ele fixo ou móvel. Hábitos ruins como o de roer as unhas, morder qualquer coisa ou hábitos semelhantes, podem danificar o aparelho e interferir no tratamento.

Quando provocamos uma movimentação muito brusca dos dentes, podemos acabar quebrando alguma parte do aparelho o que pode fazer com que seu resultado seja impedido, sem que haja a movimentação necessária dos dentes.

4. Tome cuidado com o que você come

Tome cuidado com os alimentos que vai ingerir, alimentos muito açucarados, ou mais grudentos e gordurosos, podem ser de difícil remoção e podem danificar seu aparelho. Eles também são prejudiciais para a saúde da boca.

Separamos aqui alguns dos alimentos que você deve evitar, principalmente se usar aparelho.

Alimentos Duros

As nozes, avelãs, milho (e pipocas), são exemplos de alimentos que podem deslocar os brackets ou ainda danificar outras partes do aparelho, eles podem ficar presos e dificultar a limpeza da boca.

Alimentos Pegajosos

Alimentos como caramelos, pastilhas elásticas e rebuçados devem ser evitados, pois eles também se alojam facilmente no aparelho. E o açúcar que eles contêm pode se acumular e ajudar no desenvolvimento de cáries.

Alimentos Fibrosos

Carnes muito fibrosas, o bacalhau, a manga ou o ananás, são alimentos que também devem ser evitados.

Refrigerantes

Bebidas como os refrigerantes que são gaseificados, oferecem diversos malefícios à saúde e no caso de quem usa o aparelho esses malefícios podem ser ainda piores. O alto teor de açúcar pode acabar acumulado no aparelho e proporcionar o surgimento das cáries.

Alimentos com corantes

Esses alimentos mancham os dentes e no caso de pessoas que têm o aparelho, eles podem manchar a massa usada para colar os brackets do aparelho.

5. Visite sempre o seu dentista

E por fim é muito importante que mantenha suas consultas com o dentista sempre regulares, ele além de realizar a manutenção do aparelho e fazer os ajustes para melhorar o resultado dele, vai te ajudar a prevenir e tratar possíveis problemas com a saúde geral de sua boca.