Como melhorar o score do seu cartão de crédito
Está tentando aumentar o score do seu cartão de crédito, mas, não sabe como? Na busca por um financiamento desejado, as pessoas estão buscando aumentar seu score, para assim terem uma melhor chance de obter sucesso.
Antes de prosseguir você tem que estar ciente que mesmo seguindo as dicas pode ser que seus pontos demorem um pouco para subir, então, paciência é tudo.
Existem algumas formas simples de elevar seu score do cartão de crédito. Pagar as contas em dia nunca foi tão emocionante quanto agora. Você sabia que as contas mais simples podem ser sinônimo de aumento de score? Confira essas dicas.
Fique por dentro
Se é a primeira vez que você ouve falar em score, deixa eu te explicar o que é isso. Score é como uma ficha sua, na qual você adquire a partir do momento em que emite um CPF e começa a registrar as contas no seu nome.
Saiba que as contas são monitoradas através do seu CPF, por exemplo, se sua conta de água está atrasada, isso pode ser visto pelos órgãos de proteção de crédito. O melhor exemplo que posso dar é o Serasa e o SPC, talvez considerados grandes e temidos vilões por alguns brasileiros.
O score nada mais é do que a pontuação que você adquire ao manter suas contas em dia e seu nome limpo. Quanto mais pontos você tiver, maiores as chances de empresas, como bancos, oferecerem cartões de crédito ou um tão sonhado financiamento.
Vale a pena ressaltar que o score não é o único critério avaliado, seu histórico também entra na análise quando alguma empresa tem planejamentos de oferecer algum benefício aos clientes.
Nome limpo
Nome sujo é um exemplo de como não ter score suficiente para completar seus objetivos futuros. A forma como o mercado faz a análise do seu cadastro é o que vai fazer você ter acesso a créditos melhores.
Se, por acaso, seu nome está sujo, buscar uma solução de pagamento é a sua prioridade na atual situação. No site do Serasa você poderá negociar suas dívidas com os seus devedores e encontrar a melhor forma de pagar. Isso vai te poupar muitas dores de cabeça.
Contas no seu nome ajudam
É um pouco irônico, mas, as contas que você tem em seu nome e que são acertadas em dia também contam como uma pontuação a mais. Você pode começar a fazer isso a partir dos 18 anos. É recomendado uma renda própria para isso, meio óbvio eu explicar o porquê.
Junto com seu score, histórico e as contas em seu nome, juntando pode-se ter pontos suficientes para se conseguir benefícios no futuro, fique atento.
Dados atualizados
Muitos não fazem isso e essa pode ser a causa de problemas para se conseguir um cartão de crédito ou um bom financiamento. A atualização pode ser realizada pelo site do Serasa ou por alguma agência física.
A ideia aqui é ser transparente e gerar confiança para as empresas, isso não só mantém seu score alto como gera confiança. No site do Serasa a atualização é gratuita, basta ter seus documentos em dia.
Menos cartões mais score
Pode parecer contraditório, mas, é lógico. Ter muitos cartões de crédito acaba deixando seu score igualmente baixo. Perder pontos nunca é uma boa ideia e para evitar isso, deixe de lado a ideia de pedir um segundo cartão ou aumento de limite.
O que muitos recomendam é que a própria empresa decida quando aumentar o seu limite. A situação para esse problema se deve às inúmeras fraudes que tem acontecido, sendo essa uma forma das empresas evitarem esse tipo de golpe.
Pode parecer bom ter vários cartões com limites diferentes, a soma deles pode até ser grande, mas seu score vai dificultar sua vida.
Vamos supor o máximo de cenários possível, por exemplo, alguma outra empresa lhe enviou um cartão, mas você já tem um, então recusá-lo é uma ótima ideia. Lembre-se que, se seu score tiver baixo, qualquer solicitação que fizer será negada por esse motivo.
Em vez disso, foque seus esforços em aumentar o score do seu cartão de crédito atual, vale muito mais a pena. Se, por acaso, você fez uma solicitação e não deu certo, aguarde ao menos 6 meses antes de fazer uma nova, certo?
As consultas não são boas ao seu score
Tem solicitado cartões de crédito e não tem conseguido? Ou já tem um cartão mas tem notado seu score baixo? Esses são problemas recorrentes de diversas consultas ao seu CPF em espaços de tempo bem curtos.
Tantas consultas fazem o sistema do Serasa e do SPC desconfiarem da sua situação financeira. Este simples fato faz seu score cair bastante. Evite ficar solicitando aumentos e cartões, ou fazer novos em lojas que oferecem.
O sistema guarda as informações de quem fez a busca por 90 dias, durante este tempo, as consultas frequentes vão te complicar.
O planejamento que te ajuda
Essa dica é ideal para quem quer ter um começo de ano com planejamento a mil e o ano ganho logo no início. Planejar as maneiras de aumentar seu score vai te ajudar a resolver as pendências e, aos poucos, ganhando pontos.
Seja organizado com suas contas, contabilize tudo que puder e negocie se estiver devendo. Seja o mais transparente possível e busque estar atualizado e se atualizar sobre sua situação.
Controle seus gastos
A última dica de hoje para te ajudar a aumentar o score do seu cartão de crédito é exatamente os seus gastos. É absolutamente comum, em épocas de festa, acabar gastando um pouco aqui e ali, mas ter controle sobre isso vai te livrar dos problemas de score.
Estipule um orçamento que caiba no valor que você pode arcar e evite o acidentes de ficar endividado e perder todo score que conquistou.