Empreendedorismo

Como saber se BPO vale a pena?

A terceirização de processos de negócios (também conhecida como BPO) é uma prática cada vez mais comum em grandes empresas, e por um bom motivo.

O BPO tem muitas vantagens, envolvendo tempo, recursos e dinheiro. No entanto, a decisão de terceirizar não deve ser tomada sem considerar todos os possíveis efeitos sobre a estrutura organizacional.

É por isso que é necessário entender dois aspectos do BPO: vantagens e desvantagens. Depois de avaliar as vantagens e desvantagens do BPO, sua empresa pode tomar uma decisão mais favorável. Veja neste artigo quais são os principais fatores que devem ser considerados.

 

Primeiro é importante que você entenda o que é BPO?

BPO é a abreviatura de terceirização de processos de negócios. Esse conceito representa uma estratégia de negócios em que uma empresa contrata outra para realizar tarefas específicas, ou seja, terceiriza tarefas específicas.

Embora o conceito de terceirização já exista há muitos anos, ele é considerado um diferencial estratégico no mercado.

Com a popularização da Internet, tornou-se possível terceirizar vários novos processos, como cobrança, TI, contabilidade e gestão de clientes.

Uma coisa a se notar é que normalmente apenas as atividades não essenciais são terceirizadas.

A empresa não está separada da atividade principal. Na verdade, o objetivo é exatamente o oposto: eles concentram sua energia em si mesmos e terceirizam atividades auxiliares.

BPO é a nova tendência de mercado que vem ganhando espaço.

 

Para que serve BPO?

O BPO pode ser utilizado para diversos processos, tais como: gestão previdenciária (neste caso, vale-transporte, vale-alimentação, cultura, vale-refeição, etc.), folha de pagamento, controle de tempo, pontos eletrônicos e finanças.

As empresas de BPO estão empenhadas em permitir que os gerentes da empresa se concentrem em atividades mais técnicas e estratégicas na organização.

Assim que uma empresa de gestão financeira especializada em solucionar esses problemas for contratada, ela ficará mais atenta aos detalhes e realizará treinamentos especiais. Para grandes e pequenas empresas, esta é considerada uma solução adequada porque tal processo deve ser modificado ao mínimo.

 

Entenda a vantagem do BPO e confira o porquê vale a pena:

BPO é uma abreviatura de terceirização de processos de negócios. Esse conceito representa uma estratégia de negócios em que uma empresa contrata outra para realizar tarefas específicas, ou seja, terceiriza tarefas específicas.

O BPO é utilizado porque traz muitas vantagens para a empresa.

 

Veja quais são os principais:

1.  Custo X benefício do BPO

Terceirizar alguns processos e atividades de negócios pode trazer enormes lucros para a empresa. Pode economizar investimento em ativos fixos e custos fixos.

Esses recursos podem ser redirecionados para sua atividade principal. Considere terceirizar seu processo de marketing. Por exemplo, você pode economizar dinheiro comprando os equipamentos necessários e contratando todos os profissionais de que precisa.

 

2.  Mão de obra qualificada e especialista no assunto

Ao terceirizar um dos processos do negócio, você tem certeza de que o serviço será prestado por mão de obra qualificada.

Portanto, se você terceirizar as tarefas do departamento tributário, certifique-se de que essas rotinas estejam nas mãos de especialistas em sua área para garantir a conformidade tributária.

 

3.  Flexibilidade

Ao investir em BPO, a necessidade de investimento em ativos fixos é reduzida, resultando em maior flexibilidade na gestão dos recursos da empresa, ajudando a se adaptar mais rapidamente às mudanças ambientais.

 

4.  Processos mais ágil

Uma das maiores vantagens do BPO é que ele pode aumentar a velocidade de terceirização de processos de negócios.

As atividades de terceirização podem ser realizadas com eficiência e ajudam a agilizar todo o processo, como atendimento ao cliente ou situações de cobrança.

 

Folha de pagamento como funciona o BPO?

Terceirizar esses serviços pode ser muito valioso para todo o processo de contabilidade e pode atender melhor às necessidades de seus clientes.

A folha de pagamento é uma parte importante do monitoramento dos funcionários e dos processos e direitos da empresa. A execução cuidadosa deste processo e revisão é extremamente importante para evitar erros, reclamações e litígios.

O uso de BPO na folha de pagamento implica nas seguintes responsabilidades:

  • Análise e gestão de todo o processo;
  • Administração correta da folha;
  • Gastos gerais com a folha, produção de relatórios e etc;
  • Cálculo de todos os proventos, salários, benefícios e vencimentos;
  • Administração e gestão da folha;
  • Impressão, entrega e arquivamento de holerites;
  • Depósito e transferências.

 

Vale a pena contratar o BPO?

A equipe de contabilidade do seu escritório não se preocupa apenas em analisar detalhadamente os processos comuns.

Por exemplo, a folha de pagamento tem um dia de fechamento específico no final do mês, o que acaba se tornando um problema porque o departamento precisa resolver vários outros problemas importantes.

A alta demanda pode atrapalhar o processo de definição de uma agenda burocrática e, em última instância, levar à perda de dados.

Esses processos descuidados podem parecer pequenos no início, mas se tornam muito importantes e perigosos, e podem levar a sérios problemas judiciais.

Terceirizando essa parte para um bom sistema de contabilidade (neste caso, contabilidade!), pode ajudá-lo a melhorar sua estrutura organizacional e reduzir a possibilidade de erros salariais.

Ao contratar uma empresa que cuide dessas funções, você não só economiza tempo na contratação e treinamento de profissionais e compra de softwares externos, mas também economiza tempo e torna o processo de pagamento dos funcionários do escritório contábil mais ágil e ágil.

Mesmo que você não recrute por meio de seu escritório, terá profissionais bem treinados para resolver todos os problemas relacionados à folha de pagamento.

Sincronizado com o BPO está a terceirização de processos de conhecimento KPO, ou seja, “terceirização de processos de conhecimento”, ou seja, significa a contratação de um terceiro treinado.

Esse é um aspecto que produz segurança, pois utiliza padrões básicos e legais para as qualificações.

Outra vantagem de contratar uma empresa para realizar esses tipos de processos é a segurança dos dados. Normalmente são analisados ​​de forma automatizada para dar maior segurança ao processo.

Portanto, a automação de dados facilita o acesso a dados específicos, melhorando assim o andamento de processos que antes demoravam muito para serem executados.

O uso do BPO pode liberar o gerente contábil de atividades burocráticas pesadas, permitindo que ele se organize melhor e considere escolhas estratégicas, economize recursos, organize processos e melhore a qualidade dos serviços prestados.