Empreendedorismo

10 Dicas Infalíveis Para Conseguir Clientes De Fotografia

Para Conseguir Clientes De Fotografia nos dias de hoje, não adianta apenas ter um bom equipamento, softwares avançados, e muito talento.

Você deve também saber divulgar seu trabalho, e atrair clientes!

Porque de nada adianta você ter todos os requisitos de um bom fotógrafo, e estar sempre estudando fotografia, se é frustrado por não poder utilizar seu conhecimento por falta de trabalhos.

Por isso, o foco desse artigo é ensinar você a conseguir clientes de Fotografia!

Você verá que com as dicas infalível que vou te passar abaixo, certamente irá atrair muito mais clientes.

Estas dicas podem ser utilizadas para atrair clientes para vários outros tipos de negócios, e a maioria delas me ajudaram a viver da minha paixão.

Então, aproveite, e coloque todas estas 10 dicas em prática!

 

#1. Construa um bom portfólio, e apresente apenas o que for necessário

O que é um portfólio fotográfico?

Seu portfólio na fotografia será um conjunto de trabalhos realizados, e conquistas obtidas na área da fotografia.

Não utilize apenas o Instagram e o Facebook para construir seu portfólio!

Muitas pessoas utilizam apenas as redes sociais para construir um bom portfólio de fotografia, é claro que não estou dizendo para você parar de fazer isso, já que é muito importante você utilizar ferramentas como o Facebook e Instagram para atrair clientes de fotografia.

Porém esse não deve ser seu foco principal, visto que qualquer pessoa pode ter facilmente e gratuitamente um perfil no Instagram. E você não é qualquer um, correto?

Então, você deve focar na confiança! E esse é nosso próximo tópico!

 

#2. Tenha um site com domínio próprio e transmita mais confiança e profissionalismo

A confiança é uma das melhores formas de atrair clientes, e uma forma fácil de passar confiança online é através de um domínio próprio, ou seja, seu site.com.br.

Invista num layout limpo, arrojado e organizado, e lembre-se de publicar no seu site, apenas os seus melhores trabalhos.

Nunca, em hipótese alguma, publique tudo o que você já fez, isso irá fazer com que o cliente em potencial fique com preguiça de ver seus trabalhos.

Por isso, publique e destaque, apenas poucos trabalhos. Mas esses precisam ser seus melhores trabalhos!

 

#3. Monte um pequeno blog de fotografia anexo ao site

Complementando a ideia do site, você pode ter um blog anexo a ele, onde você conta um pouco sobre a sua experiência, e adiciona alguns making off de trabalhos.

Como possuir um portfólio de fotografia sem ter um portfólio de fotografia?

Essa é uma pergunta bem comum, e a resposta é simples!

Comece com sua família e amigos, essa é a melhor maneira de ganhar experiência, e crescer seu portfólio de fotografia. É importantíssimo contratar uma agência para desenvolver seu site de forma profissional.

No entanto, não recomendo trabalhar de graça, tenha em mente de cobrar um valor que pague seu deslocamento, gastos, custos, e um lucro para investir em melhores equipamentos de fotografia. Afinal de contas, você é um empreendedor!

Uma outra maneira de conseguir um bom portfólio, e ainda por cima é uma ótima estratégia de marketing, são os concursos e sorteios, e este será nosso próximo tópico.

 

#4. Atraindo clientes de fotografia através de promoções e caridade

As redes sociais estão cheias de fotógrafos, então, como se destacar?

A melhor forma de se destacar como fotógrafo nas redes sociais, é integrando um conteúdo que as pessoas queiram consumir, algo que envolva sentimento, e que elas irão comentar e compartilhar.

E isso, você consegue através de promoções!

Você pode fazer uma promoção, e sortear um ensaio fotográfico na sua área de atuação para pessoas carentes.

Por exemplo, digamos que você se especializou em fotografia de gravidez, então, você pode sortear um ensaio para uma pessoa carente que esteja grávida.

Documente ao máximo este ensaio, e compartilhe nas redes sociais, você irá ajudar e ser ajudado ao mesmo tempo.

Visto que este tipo de conteúdo chama a atenção das pessoas.

 

#5. Programa de indicações

Sabemos que as indicações são a melhor forma de conseguir novos clientes fiéis, então, por que não utilizar isso ao nosso favor?

Uma excelente ideia para estimular indicações de clientes na fotografia, é oferecer uma vantagem a quem indica.

Neste caso, você irá oferecer a quem indica uma mini sessão de fotos gratuita, para cada cliente que ele tiver indicado.

Isso irá ajudar bastante a atrair novos clientes de fotografia.

 

#6. Parcerias fotográficas de valor

Após fazer os três primeiros passos, é provável que você já tenha um bom portfólio, e uma ótima reputação, agora é chegada a hora de garantir parcerias que vão lhe proporcionar trabalhos fixos.

Dependendo de sua área de especialidades na fotografia, você pode procurar parceria com casas de festas, empresas que organizam casamentos, Buffes, lojas de roupa infantil e artigos para bebês, entre outras.

Mas lembre-se, de que “não existe almoço grátis”. Por isso é importante que você ofereça uma vantagem na parceria. Essa vantagem normalmente deve ser uma porcentagem sobre o serviço concretizado.

 

#7. Não fique esperando o cliente aparecer

Muita gente fica se lamentando porque não conseguem clientes, e isso leva até mesmo a uma baixa autoestima como fotógrafo, levando algumas pessoas a desistirem da profissão.

Mas lamento dizer, se você deixar acontecer isso, a culpa é só sua!

Não fique repetindo frases clichês do tipo:

  • O mercado está muito saturado;
  • O mercado está prostituído, e os fotógrafos estão fazendo serviços muito baratos;
  • Qualquer um bate fotos com um celular hoje em dia.

Primeiramente valorize-se!

Atualmente temos muitas ferramentas para atrair e conseguir clientes de Fotografia, entre elas as que recomendo são:

 

Facebook ads

Essa é a rede de anúncios do Facebook, com ela você pode impulsionar suas publicações e alcançar seu público alvo.

Você pode investir um pequeno valor para divulgar seu trabalho, afinal de contas, quem não é visto não é lembrado!

Com o Facebook Ads você também poderá anunciar no Instagram, assim conseguindo aumentar seus seguidores, e ganhar futuros clientes.

OLX

O OlX se tornou uma das melhores ferramentas para vender produtos novos e usados, mas você também pode utilizá-la para divulgar seus serviços e conseguir clientes de Fotografia.

O melhor é que você não precisa colocar sua cara estampada no anúncio. Faça um anúncio genérico, apenas para atrair clientes.

Depois que o cliente já estiver entrado em contato com você, ai então você deve mostrar quem é você, e apresentar seu portfólio.

Utilize esta ferramenta apenas para atrair clientes, e não para divulgar seu trabalho.

Panfletagem

Parece meio rudimentar, mas você pode deixar flyers/Panfletos de divulgação com promoções de ensaio fotográficos, em casas, prédios, e comércios da sua região.

Acredite, sempre surte efeito.

Sites de lista de comércio local

Você já deve ter acessado sites como o Apontador, Guiamais, ou o telelistas. Estes sites costumam ser bem ranqueados no Google, ou seja, estão sempre nas primeiras páginas.

Por isso, você deve usar estes sites de forma estratégia para conseguir clientes de Fotografia.

Você só precisa cadastrar uma vez, e volta e meia ganhará um novo cliente de forma orgânica.

Por fim, sobre este sétimo tópico

Não tente apenas uma dessas táticas, e volte a ficar de braço cruzado aguardando o cliente aparecer.

Corra atrás de criar sua própria estratégica para atrair novos clientes. Recomendo tentar todas essas técnicas e muito mais, pois é uma junção de estratégias que fará você encher sua agenda.

 

#8. Seja ativo nas redes sociais

De nada adianta você está presente em todas as redes sociais, e não se manter ativo, ou até mesmo não saber utilizá-la.

Na maioria das vezes vale mais apena você utilizar apenas uma rede social como o Instagram, para conseguir clientes de Fotografia, do que querer estar em todas as redes sociais, e seus perfis estarem desertos.

Saber utilizar as redes sociais pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso!

Eu mesmo já tive a experiência de postar bons conteúdos no Instagram ou Facebook, e ninguém nem ao menos receber o conteúdo.

Enquanto isso, eu comecei a notar que algumas pessoas fazem muito sucesso no Instagram, enquanto outras nunca conseguem alcançar seus objetivos.

E cheguei à conclusão de que, apesar do conteúdo ser a cereja do bolo, existem muitas técnicas e macetes que podem te levar a alcançar o sucesso nas redes sociais.

 

#9. Seja transparente

O melhor conselho na hora de lidar com o cliente, é ser direto e transparente.

Você precisa mostrar seu diferencial, e deixar claro o porquê do valor do seu serviço de fotografia.

Por isso, sempre seja o mais transparente o possível, para evitar objeções como:

  • Faz um desconto?
  • Serão apenas “Tantas fotos”;
  • Será rapidinho;
  • É coisa pouca.

Para evitar esse tipo de situação, devemos deixar claro em nossa proposta comercial:

  • A qualidade do material que iremos utilizar;
  • O número de assistentes que irão participar do trabalho;
  • Tempo de pós-produção que será necessário;
  • Parte do portfólio fotográfico que abrange o tipo de evento que irá participar;
  • Qualidade dos equipamentos;
  • Principalmente, a sua responsabilidade em registrar momentos tão especiais;

 

#10. Cartão fidelidade

Agora que você já possui seus primeiros clientes de fotografia, é chegada a hora de fidelizá-los.

E uma das melhores maneiras de fidelizar um cliente de fotografia é através de um cartão fidelidade.

Veja que durante um ano inteiro você tem várias datas comemorativas como: natal, ano novo, páscoa, etc.

Então por que não aproveitar ao máximo cada cliente?