Por que aprender habilidades de pet shop mesmo sem trabalhar em um
Pet shops são locais de grande importância para os donos e seus pets, onde animais de estimação de vários tipos podem receber cuidados profissionais que, normalmente, dentro de casa não podem receber. É algo óbvio que todas as pessoas devem, ao menos, saber dar banho em seu pet e aplicar cuidados básicos ao animal sem colocar ele em risco.
Porém, as habilidades desses profissionais de pet shop vão muito além de dar um banho em animais de estimação. Essas habilidades são muito úteis, mais do que muitos imaginam, até mesmo no dia-a-dia com o pet e em cuidados extras dentro de casa.
No Brasil, a maioria das casas possuem ao menos um cão ou um gato, porém pet shops também oferecem alguns cuidados para aves e pequenos roedores que são também opções legais de ter como um animal doméstico dentro de casa.
Afinal, quais seriam as vantagens de saber tais habilidades de pet shop dentro de casa, mesmo sem querer trabalhar em um? Isso é algo que muitos se questionam, mas com tantos pets nas residências brasileiras, a resposta pode ser um pouco óbvia.
A conexão entre dono e animal é uma das mais importantes que há na vida de várias pessoas. De forma geral, as habilidades de pet shop são outra forma de poder cuidar do animalzinho da melhor forma e ainda visar manter sua saúde e sua beleza estética, sem precisar gastar muito.
Entender quais são as habilidades de um profissional de pet shop é o primeiro passo para poder oferecer cuidados amplos para qualquer pet.
O que são habilidades de pet shop?
Trabalhar em um pet shop é muito mais do que apenas dar banho nos animais. Em primeiro lugar, é preciso que a pessoa tenha compaixão e amor por animais domésticos, sejam eles cães ou gatos ou qualquer outro tipo de animal. As habilidades empáticas da pessoa devem vir dela mesma, não é possível trabalhar no ramo sem saber lidar com os pets de forma carinhosa, atenciosa e paciente.
Animais de estimação requerem grande nível de cuidado, especialmente emocional. Os pets são altamente sensíveis aos sinais passados pelo cuidador, portanto é preciso que a pessoa seja genuína sobre seus cuidados, além de ser carinhosa e ter cuidado com seu toque e tom de voz.
No entanto, além dessa habilidade pessoal, é preciso também contar com outros tipos de técnicas que já dependem de um estudo prévio.
É preciso saber fazer o corte do pelo do animal, saber lidar com tesouras e também com máquinas de cortar pelagem, além de saber que produtos aplicar, quando aplicar, quanto aplicar e mais. As habilidades do pet shop são grandemente baseadas, porém, nas soft skills de alguém.
Soft skills são habilidades comportamentais como ser empático e ter compaixão. Sem ter paciência, atenção e energia e ao mesmo tempo não ser agressivo ou causar pânico nos animais, não é possível lidar com animais de estimação da forma correta. Porém, vale lembrar que o dono contém uma conexão maior com o animal do que o profissional do pet shop e isso pode auxiliar na hora do banho e tosa dentro de casa.
Onde e como aprender habilidades de pet shop?
Para aprender habilidades de pet shop como a questão do corte e do banho, é possível encontrar vários vídeos no Youtube explicando sobre o processo, com passo a passo e representações visuais. Além disso, outra dica para aprender habilidades de pet shop é participar de workshops de profissionais da área ou até mesmo ingressar em um curso preparatório da área. Em média, um curso técnico para esses profissionais dura até 6 meses.
Por que aprender habilidades de pet shop mesmo sem trabalhar em um?
Aprender essas habilidades pode ser algo gradual, porém muitos não entendem como isso pode auxiliar dentro de casa ou até fora de casa no futuro. No entanto, existem ótimas razões para aprender essas habilidades.
Cuidar dos seus pets
Como já mencionado antes, o cuidado dos próprios pets dentro de casa pode economizar tempo e dinheiro, além de aproximar o tutor de seu animalzinho. Também é uma forma de não lidar com nenhuma experiência negativa com pessoas desconhecidas e o pet.
Possibilidades futuras
Não há como saber o dia de amanhã, portanto ganhar conhecimentos diversos nunca é algo ruim. Em caso de uma possibilidade futura, uma pessoa pode oferecer as habilidades de pet shop dentro de uma possível vaga de emprego.
Ações voluntárias
Outra forma de aplicar o que foi aprendido é participar de ações voluntárias ou workshops sobre banho e tosa. Essas ações voluntárias são normalmente patrocinadas por ONGs ou organizadas por elas, já que existem milhares de ONGs focadas em ajudar animais domésticos e de rua no Brasil. Voluntariar em uma dessas ações pode demonstrar não apenas conhecimento, mas também empatia.